terça-feira, 28 de janeiro de 2020

"Salve-se Quem Puder" estreia com humor farsesco e trama despretensiosa

O termo "Um furacão passou pela minha vida" costuma ser muito usado pelas pessoas na hora do perrengue. É aquele momento em que sua rotina vira de cabeça para baixo e fica até difícil pensar no futuro. O autor Daniel Ortiz resolveu colocar a famosa expressão de forma literal em "Salve-se Quem Puder", nova novela das sete da Globo, dirigida por Fred Mayrink, que estreou nesta segunda-feira (27/01) com a difícil missão de manter os altíssimos índices da primorosa "Bom Sucesso".


A trama central tem uma virada marcada por um assassinato, mas a essência será de uma comédia farsesca e até infantil. A estreia provou. É a primeira vez que Daniel escreve uma produção de sua autoria ---- "Alto Astral" era baseada na sinopse da saudosa autora Andrea Maltarolli e "Haja Coração" um remake de "Sassaricando", de 1987. Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada são as protagonistas da nova novela e o trio promete protagonizar muitas cenas engraçadas ao longo dos meses, embora virem fugitivas de uma assassina chefe de quadrilha. Há um quê de "Três Patetas", onde uma é a mais burra, a outra a mal-humorada e a última a inteligente.

Os sonhos de Luna (Juliana), Alexia (Deborah) e Kyra (Vitória) são interrompidos quando elas presenciam a execução de um juiz (vivido por Ailton Graça) e são obrigadas a viver sob custódia do Programa de Proteção à Testemunha. Para sobreviver, elas mudam o nome, a aparência, o estilo de vida e vão morar na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois que são dadas como mortas. Luna assume o nome de Fiona, Alexia vira Josimara e Kyra é Cleyde, novas pessoas com um padrão de vida bem diferente.
Elas são acolhidas por uma família protetora --- João Baldasserini e Grace Gianoukas estão no núcleo, mas os caipiras não sabem nada sobre o passado delas --- e precisam seguir regras rígidas para permanecerem no programa. A primeira é a interrupção imediata de qualquer tipo de contato com conhecidos, por isso, celulares e redes sociais são proibidos, assim como frequentar lugares do passado.

O primeiro capítulo apresentou a narrativa comum nas séries americanas, mas que também já virou um clichê das novelas: exibir uma determinada sequência emblemática para depois voltar no tempo. Foi mostrado o exato momento do sequestro das mocinhas em meio ao furacão, que ironicamente acaba salvando as três em virtude do capotamento do carro por conta da queda de um poste. Logo depois o tempo retrocedeu para a apresentação das protagonistas. Luna já teve a relação estremecida com o ex, Juan (José Condessa), exposta por conta de uma traição do rapaz no passado. O conflito envolvendo o mistério com o sumiço de sua mãe (Helena - Flávia Alessandra) também. Já a trajetória de Alexia tem um quê de Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e não por acaso houve um 'crossover' com elas no final de "Bom Sucesso". A personagem sonha em ser uma atriz famosa, mas está sempre envolvida em situações vexatórias na carreira.

O maior destaque desse começo foi Kyra. Vitória Strada tem a chance de mergulhar na comicidade e diferenciar a protagonista das duas últimas mocinhas dramáticas que viveu em "Tempo de Amar" e "Espelho da Vida". Porém, é um tipo bem caricato e todo cuidado é pouco para não cair em um exagero desnecessário. A personagem é claramente burrinha e um poço de trapalhadas. O autor abusou dos tropeços e bobagens feitas por ela, então ficou impossível a atriz fugir do 'over'. Até porque mesmo uma pessoa atrapalhada não pode ser assim 24h por dia e foi o que aconteceu na estreia ----- a sequência da queda do avião foi constrangedora e não era o momento para humor por conta do quase assassinato do juiz, um contexto que deveria ser sério. Mas Vitória tem tudo para virar um dos maiores trunfos do enredo ao longo dos meses. O potencial já pode ser visto.

O encontro do trio se deu no segundo capítulo e a união promete ser o grande atrativo da novela. A sintonia entre Vitória, Juliana e Deborah está deliciosa. A serenidade de Luna, a idiotice de Kyra e o péssimo humor de Alexia formam um conjunto perfeito. A sequência do trio no hotel se mostrou divertida, assim como a brigalhada generalizada dentro do carro do namorado de Luna em meio ao temporal que anunciava o furacão.

"Salve-se Quem Puder" tem uma proposta completamente diferente da novela anterior. É normal que haja estranhamento do público que acompanhou a delicada trama de Alberto, Paloma, Marcos e cia. Daniel Ortiz não fez questão de camuflar sua intenção: apresentar uma história de comédia escrachada e situações infantis, características já vistas em muitos folhetins das 19h. Resta torcer apenas para que o autor faça isso de forma competente e tendo um roteiro bem estruturado para sustentar os meses de exibição. Há espaço para enredos densos e escapistas. Basta uma boa história para contar.

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei uma queda brusca de qualidade.

Heitor disse...

Achei muito ruim.

Anônimo disse...

Como você escreve bem, Sérgio. Me delicio lendo.

Anônimo disse...

Não vi a estreia (e nem pretendo ver capítulo algum de "Salve-Se Quem Puder" na íntegra), mas Vitória Strada está ótima em seu primeiro papel cômico. Deborah Secco e Juliana Paiva também não ficam atrás nas interpretações de suas respectivas personagens. Aliás, o elenco é muito bem escalado (com algumas poucas exceções). Mas ainda acredito que a novela não será marcante e que Daniel Ortiz está na Rede Globo apenas porque o atual diretor de Dramaturgia Diária, Silvio de Abreu, quer. E não estou confiante com as possíveis substitutas de "Salve-Se Quem Puder", até então com os títulos provisórios de "A Morte Pode Esperar" (de Mauro Wilson) e "Amor Em Ação" (de Cláudia Souto).

Guilherme

Anônimo disse...

Realmente são estilos totalmente diferentes. Mas eu achei tudo exagerado demais. E falam tanto do Walcyr mas nem ele faria algo tão caricato assim. Espero que melhore.

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, tudo bem?
Pelas chamadas na tv parece ser uma novela bem movimentada!!
Mas com um tema bem diferente da anterior, Bom Sucesso.
E ler os seus escritos é sempre maravilhoso amigo, você dança e brinca com as palavras, adorei!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :))))

Anônimo disse...

É horrivel

Leitora disse...

E não é que eu estou gostando dessa farofa? Kkkkkk
Bom Sucesso foi maravilhosa, mas até agora SSQP está bem agradável.
A anterior era um biscoito fino. Um primor. Cult. (Minha cara) Essa é mais farscesca.
São diferentes em estilos e até por isso eu acho que comparações entre ambas não tem cabimento. (Tô falando isso pq vi alguns comentários por aí)
Vamos ver o desenrolar. Haja Coração foi uma novela semelhante em estilo, porém com muitos furos e situações sub aproveitadas. Espero que está não repita o erro.

Unknown disse...

Está muito exagerada, algumas coisas não fazem o menor sentido.

Anônimo disse...

Uma atualização do meu último comentário nesta publicação: a novela de Cláudia Souto que substituirá "A Morte Pode Esperar" (de Mauro Wilson) em janeiro de 2021 foi renomeada como "Cara E Coragem".

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Isso é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Saudade de vc, Adriana!!!!

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Leitor. hahahaha

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vdd, Guilherme.