segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Regeneração de Waguinho foi lindamente construída em "Bom Sucesso"

Rosane Svartman e Paulo Halm são autores que apostam em novos atores. Estão sempre lançando talentos, desde a bem-sucedida "Malhação Intensa", em 2012 --- quando Rosane escreveu ao lado de Glória Barreto e teve Paulo como um dos colaboradores ---, e "Malhação Sonhos", em 2014. Agora, com "Bom Sucesso", atual novela das sete, escalaram vários novos nomes que vêm brilhando na história. E um desses intérpretes é o talentoso Lucas Leto, que ganhou um dos melhores personagens da produção: Waguinho.


O ator não poderia ter estreado com um papel melhor. O personagem tem um desenvolvimento impecável na novela de sucesso e todo o processo de regeneração do menino, que teve um início bastante problemático, vem sendo conduzido de forma brilhante. O público tem acompanhado a evolução de um garoto que caiu no mundo do crime graças ao vício em drogas. Uma trajetória que tinha tudo para terminar de forma trágica. Mas a famigerada segunda chance foi a opção dos escritores, que conseguiram deixar todo o processo crível.

Waguinho era um aluno revoltado e não gostava de estudar. Seu lado mais humano era visto através da amizade com Luan (Igor Fernandez). Porém, o início do namoro de seu melhor amigo com Alice (Bruna Inocência) o abalou emocionalmente e seu vício em drogas foi agravado. Quando se endividou com traficantes, acabou obrigado a virar cúmplice dos criminosos.
O menino passou a vender droga na escola e tudo piorou quando o crime foi descoberto pela diretora, que o expulsou. A porta do crime ficou escancarada para o rapaz. Tanto que o próprio teve a ideia de assaltar a casa de Alberto (Antônio Fagundes), que culminou no sequestro da família de Paloma (Grazi Massafera).

O início de sua redenção se deu no instante que Alice quase foi violentada por um dos bandidos. Waguinho bateu no comparsa e livrou a garota, além de ter libertado Peter (João Bravo) e Lulu (Carla Cristina Cardoso). Apesar do gesto heroico, era cúmplice e acabou preso com os demais. Mas foi solto pouco tempo depois. Sem ajuda de ninguém e alvo de vários julgamentos, o rapaz acabou largado nas ruas. Ainda assim, resistia ao vício e evitava ficar com dinheiro de esmola nas mãos. Até que recebeu ajuda do padre Paulo (Guti Fraga) e de Francisca (Gabriela Moreyra). A professora, aliás, foi uma segunda mãe. Aos poucos o garoto foi mudando.

Os autores refletiram bem a sociedade através dos xingamentos e desconfianças dos vizinhos em relação ao processo de regeneração de Waguinho. Incluindo até "religiosos" que frequentam a igreja diariamente. Mas tudo foi desenvolvido sem pressa e com um bom destaque ao excelente trabalho do ator, que cresceu ainda mais quando seu personagem iniciou uma reaproximação com Alice. A filha mais velha de Paloma ficou muito traumatizada com o quase abuso e foi difícil aceitar a presença do garoto. Um bom atalho foi a paixão pela literatura, fazendo jus ao tema central de "Bom Sucesso". Os dois começaram a estudar juntos na escola, até a menina criar coragem para pedir a ajuda do colega na elaboração de um roteiro de livro para o concurso da editora Prado Monteiro. A amizade nascia.

Ironicamente, porém, esse laço aos poucos virou amor. E o enredo foi tão bem planejado que o sentimento sempre existiu da parte dele. O ciúmes que Waguinho sentia no início da novela não era do melhor amigo, era de Alice. E ele reprimia. A relação teve tanto cuidado que nem houve beijo antes da filha de Paloma colocar um ponto final no seu namoro com Luan, que já estava desgastado há um bom tempo. E não houve briga, enfrentamentos, choro, nada. Apenas um ciclo fechou e outro iniciou. Tanto que o começo do namoro teve delicadeza de sobra e destacou a química que sempre esteve presente entre Lucas Leto e Bruna Inocêncio.

O trabalho de Lucas merece todos os elogios e a forma como conduziu o personagem foi vital para o bom desenvolvimento de Waguinho. Afinal, o ex-viciado sempre pertenceu a um núcleo terciário, então, o papel seria facilmente diminuído (ou até apagado) caso o ator não convencesse na atuação. Talvez o público nem percebesse. Mas o intérprete agarrou a oportunidade e deu show. Difícil enxergar o perfil nas mãos de outra pessoa. Parece escrito especialmente para ele.

"Bom Sucesso" infelizmente está chegando ao seu fim e a trajetória de Waguinho foi um dos vários acertos de Rosane Svartman e Paulo Halm. Lucas Leto estreou na televisão com o pé direito. É apenas o começo. Muitas outras novelas e séries ainda virão. Já mostrou que vai longe.

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse menino é um talento!!!

Anônimo disse...

É semana especial só de texto de Bom Sucesso??? POR FAVOR, FAÇA ISSO!!!!

Heitor disse...

Esse Lucas é um baita ator. Que ganhe novas oportunidades.

Anônimo disse...

Concordo integralmente com o anônimo que incentivou você a dedicar esta semana à escrita de textos apenas de "Bom Sucesso", que chega à semana decisiva mantendo a glória da estreia, como já disse. Aliás, Sérgio, este texto que você publicou horas atrás comprova o que comentei num texto recente sobre o atual folhetim das 19h30min, o processo de evolução de alguns personagens construído pelos autores. E Lucas Leto convenceu na pele de Waguinho, como outros atores e atrizes revelação da novela que tiveram a oportunidade de trabalhar com veteranos da teledramaturgia. De fato vão longe na carreira.

Guilherme

Anônimo disse...

O Lucas te adora, Sergio!!!

Sérgio Santos disse...

É mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acabou que foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Acabei fazendo isso msm, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu tb adoro ele.