quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Antônio Fagundes e Grazi Massafera esbanjaram cumplicidade em "Bom Sucesso"

"Bom Sucesso" está apenas a dois capítulos do seu fim. A novela de imenso sucesso de Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios, já recebeu uma avalanche de elogios neste blog. Mas ainda dá tempo para mais um. A linda parceria entre Antônio Fagundes e Grazi Massafera, que conquistou o público logo no início da cativante trama das sete da Globo.


Ao contrário de quase todos os folhetins, a trama teve como mote central a amizade improvável entre um homem milionário da zona sul do Rio  de Janeiro e uma humilde costureira da zona norte, do bairro de Bonsucesso, conhecida área do subúrbio. Não era um par romântico. Mas continuava sendo uma história de amor. Ainda que o personagem tenha alimentado uma paixão platônica por um tempo, nunca houve um foco nisso e ela nunca ficou sabendo justamente para a relação não sofrer rachaduras.

Alberto Prado Monteiro, dono de uma famosa editora de livros, nunca foi um pai amoroso ou um exemplo de homem afável. E seu péssimo humor se acentuou quando descobriu um câncer terminal. Já sem vontade alguma de viver, contava apenas seus dias. Mas o encontro com Paloma da Silva mudou tudo.
Isso porque houve uma troca de exames e a costureira achou que morreria em seis meses, enquanto o empresário retomou a esperança com uma cura milagrosa. O mal entendido, no entanto, acabou desfeito logo na primeira semana de novela e um resolveu procurar o outro. Conseguiram se encontrar e um vínculo foi criado.

Afinal, Paloma sempre foi uma apaixonada por livros --- o nome de seus três filhos é fruto de inspirações em clássicos da literatura --- e se deparou com um "parque de diversões" quando conheceu a imensa biblioteca do também amante da leitura. A amizade se estreitou assim que Alberto a chamou para ser sua acompanhante. Um emprego dos sonhos. O trabalho da personagem era apenas ensiná-lo a viver. Enquanto a mocinha apresentou o mundo do samba e a simplicidade das pequenas diversões, o dono da editora Prado Monteiro mostrou a grande variedade de histórias já escritas por tantos autores famosos.

Os sonhos idealizados por Paloma, sempre no momento que ouvia a narração de algum trecho de livro, eram repletos de sensibilidade e fantasia. Tinha tudo para dar errado, mas a direção de Luiz Henrique e sua equipe evitou qualquer risco de algo mais tosco ou thrash. O resultado ficou lindo de se ver e as cenas nem duravam muito tempo. No máximo uns dois minutos. E como foi boa a parceria dos atores.

Antônio Fagundes sempre foi um apaixonado por livros e esse papel tinha que ser dele. Não por acaso ficou tão à vontade em cena e plenamente realizado. Era visível a alegria do veterano com o seu trabalho na novela. Alberto já é um dos melhores personagens de sua longa carreira. E Grazi honrou o protagonismo com louvor. Seu amadurecimento cênico é incontestável. Paloma foi uma mocinha apaixonante e interpretada com vivacidade. Após o sucesso como Larissa em "Verdades Secretas" (2015), a atriz merecia um outro desafio. E ganhou com essa personagem humilde, trabalhadora e mãe de três filhos. Alguém imaginaria Grazi vivendo um tipo assim? Difícil. Mas deu show.

E as cenas gravadas no Carnaval de 2019 foram as primeiras dos atores. Eles não tinham ideia da trajetória dos personagens ao longo da novela. Ainda assim, conseguiram passar toda a emoção e a cumplicidade de Alberto e Paloma em pleno Sambódromo. Já é uma das sequências mais arrepiantes de 2020 com larga vantagem. Que planejamento preciso de Rosane Svartman e Paulo Halm.

A novela das sete que conquistou o público fará muita falta e aquela incômoda sensação de vazio já se faz presente. Foram seis meses bem "vividos". E o lindo entrosamento de Antônio Fagundes e Grazi Massafera será uma das muitas saudades que "Bom Sucesso" deixará.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, endosso todo o seu texto e confesso que, além de estar a mil com os capítulos da semana final de "Bom Sucesso", estou adorando ver a página deste blog com as publicações mais recentes majoritariamente repleta de textos elogiando o fenômeno escrito por Rosane Svartman e Paulo Halm, glorioso desde a estreia. E também aguardando mais dois textos sobre os trunfos da novela, sendo que um deles você produz de forma magnífica acompanhado de uma "moldura" relativa a ela.

Guilherme

Anônimo disse...

E olhe, fui o primeiro a comentar esse texto! 😊

Guilherme

Anônimo disse...

To chorando até agora...

Anônimo disse...

Que novela PERFEITA!!!! NAO QUERO QUE ACABE!!!!

Melissa disse...

Essa novela nao pode acabar. Eu to chorando em todos os capitulos e esse seu texto traduz isso!

Unknown disse...

Que show do Fagundes e da Grazi.

Anonimo disse...

Ue é so bom sucesso aqui nesse blog agora? Tudo bem da para perceber que voce adora essa novela e que esses autores sao seus favorito ok eu percebo mas e amor de mae? Que ja esta no ar faz algum tempo e voce ate agora so escreveu um texto sobre ela e depois nunca mais,nao tem algo a dizer sobre essa novela nao?

Leitora disse...

Eu sempre venho com textões, mas dessa vez não vai rolar. Nem acredito que vai acabar. Não costumo me prender a novelas, mas é do meu mundo que estão falando. (Me sentia importante quando eles estavam lendo algum livro que eu já havia lido. Vontade de entrar lá e participar da conversa. Kkkkk)
E essas cenas finais estão profundamente emocionantes do meu gosto não acabava nunca.
Espero que a novela tenha despertado o gosto pela leitura nos brasileiros.

Anônimo disse...

Sérgio, desculpe-me pela gafe no meu primeiro comentário sobre esse texto. É que eu pensei que ontem haveria texto inédito sobre "Bom Sucesso". Mas tudo bem, no fim da noite de hoje verei a "moldura" emblemática que o nosso xodó teledramatúrgico merece.

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb nao queria, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Pois é, Melissa...

Sérgio Santos disse...

Show, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo, foi semana só disso pq era a novela de maior audiencia e estava acabando cheia de cenas lindas, enquanto a outra nao aconteceu grandes coisas, há de convir...

Sérgio Santos disse...

Leitora, te entendo muito.... kkkk

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Guilherme.