sexta-feira, 5 de julho de 2019

Marjorie Estiano e Júlio Andrade emocionam em "Sob Pressão"

Difícil iniciar um texto a respeito de "Sob Pressão", melhor produção atual da Globo, sem repetir os já amplamente conhecidos elogios aos vários fatores que fazem da série um sucesso: direção maravilhosa de Andrucha Waddington, entrega do elenco, grandes personagens, roteiro irretocável de Lucas Paraizo e equipe, fotografia, enfim. Mas o post, agora, é para enaltecer uma dupla que sempre deu show na trama e emocionou no episódio exibido nesta quinta-feira (04/06): Marjorie Estiano e Júlio Andrade.


O episódio duplo exibido na quarta-feira passada, sendo o décimo em plano-sequência, tirou o fôlego e apresentou uma adrenalina impressionante. O choque do caos da saúde pública com a catástrofe da segurança pública foi exposto com maestria. De aplaudir de pé. Não por acaso registrou o recorde de audiência da terceira temporada: 24 pontos. E a trama se encerrou com o angustiante gancho de Carolina desesperada com o silêncio do aparelho de ultrassom na hora que verificou o estado de seu filho, depois que levou uma forte pancada na barriga durante o tiroteio no hospital.

Infelizmente, o décimo primeiro episódio mostrou que a médica mais querida da ficção perdeu o bebê que esperava de Evandro. Mas a trágica consequência da tensão no São Tomé Apóstolo resultou em uma sucessão de cenas tensas e emocionantes.
Os atores sempre honraram o protagonismo da série e nunca surpreendem, pois o talento de ambos é conhecido há muitos anos. É um privilégio vê-los juntos em cena formando um casal tão apaixonante e real. Impossível não ter chorado com eles em praticamente todos os momentos exibidos nesta semana.

Carolina seguia com muita dor e sem contar para os demais o que havia acontecido na noite passada. Chegou até a ajudar a equipe em uma cirurgia. Mas Evandro, percebendo o estado da esposa, sugeriu que descansasse. Ela, então, verificou um sangramento e desmaiou em uma das salas. O marido a viu depois que finalizou a cirurgia e se desesperou implorando por ajuda. Rapidamente os amigos chegaram e a levaram para uma sala de operação. Evandro, surtado, tentou entrar junto, mas acabou impedido por Décio (Bruno Garcia), que fez questão de lembrar de Madalena, a falecida esposa do cirurgião. Essa referência foi genial porque, no filme homônimo ---- baseado no livro "Sob Pressão" - A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro", de Márcio Maranhão ---- que originou a série, Evandro tentou operar a mulher, mas não conseguiu salvá-la. Ele carrega esse trauma até hoje.

O horror de Evandro com a possibilidade da tragédia se repetir em sua vida foi transmitida com um grau de realismo dilacerante. Júlio mesclou emoção com desespero brilhantemente. O ator ainda protagonizou uma tocante cena quando Evandro foi pela primeira vez até a capela do hospital e 'dialogou' com Deus ---- ironicamente, depois que conseguiu reanimar uma criança já dada como morta. O personagem é um ateu convicto, ao contrário de Carolina, católica. O texto foi preciso: "Eu não acredito em você. Eu não acredito em milagres. Eu já curei pulmão, já fiz coração voltar a bater com essas mãos aqui. Essas mesmas mãos que agora não podem fazer nada. Eu te imploro, te imploro, salva a vida da minha mulher. Por favor".

O intérprete ainda brilhou quando Evandro soube por Charles (Pablo Sanábio) que Carolina já estava salva e esperava um menino. Chorando em uma mescla de alegria e tristeza, o médico fez questão de lembrar que o bebê se chamaria Samuel em homenagem ao diretor falecido do extinto Macedão (vivido por Stepan Necerssian). Sua última cena, aos prantos no quarto da criança, foi de cortar o coração. Já Marjorie deu um banho de sensibilidade assim que Carolina acordou e se deparou com o marido ao seu lado. Isso, claro, depois de ter protagonizado cenas de profunda dor em todo instante do pavor da médica com a perda do filho. Ela ainda se destacou ao lado de Drica Moraes em um momento de conversa franca entre Carolina e Vera. A esposa de Evandro confessou que não contou nada porque no fundo esperava um milagre. De chorar. Que atriz!

"Sob Pressão" é uma série extraordinária e os protestos pelo encerramento da produção na terceira temporada seguem a todo vapor. O público, com toda razão, não admite ficar sem esse produto. E acompanhar o show de atuação de Marjorie Estiano e Júlio Andrade é apenas uma das muitas comprovações de que esse seriado não pode terminar.

16 comentários:

Paloma Freitas disse...

Qualquer elogio a série é reduntante, porém extremamente merecido! Que trabalho impecável! Fico pensando a satisfação dessa equipe ao ver esse resultado! É avassalador e muito envolvente para quem assiste, as atuações primorosas nos levam para um lugar a quem do telespectador! A gente, definitivamente, tem vontade de sentar com esses personagens e abraçar, trocar uma palavra amiga! É muita doideira mas é exatamente assim que me sinto! Sob pressão é arte na definição mais literal da palavra!

Anônimo disse...

Mais um texto primoroso seu que faz jus a série!!!!

Cássia disse...

Marjorie é a melhor atriz de sua geração e Julio não fica atrás. Chorei com eles e chorei de novo lendo o texto!!!!

Unknown disse...

Redundante

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Comentarei no meu blog sobre a ótima fase da Marjorie Estiano na série. A TV Globo é capaz de exibir a boba A Dona do Pedaço e em seguida a brilhante Sob Pressão. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

EU TE AMO, SÉRGIO!!!!!!

Samara disse...

Só li verdades nesse tão bem escrito texto!

Anônimo disse...

Daylights End disse...

"Em casa de ferreiro, o espeto é de pau!"
Essa serie é Intrigante, bem produzida e atuada. Por isso, é a melhor produção já realizada.

Qual o melhor: séries ou novelas?
Série, com absoluta certeza.
As séries abordam temas amplos, não só atuais, além de que as séries não estão presas à regras de televisão, nem de censura. Por exemplo, já viu alguma novela mostrar zumbis? Ou alguma que mostre somente casos médicos, ou casos policiais? Ou outra que só trate de casos sobrenaturais? Não.

Novela é tudo igual, muda uma coisa ou outra de uma pra outra. Sempre vai ter um vilão, um casal que vai ser separado durante a novela, uma pessoa cúmplice do vilão que vai acabar se safando, a família principal da novela, um ou dois personagens do subúrbio, e um ou dois personagens ricaços.

Já séries são diferentes, você que escolhe o que vai ver, pois existem milhões de séries por aí, de diversos temas, diversos assuntos. E a série é bem mais longa que a novela, você pode passar décadas assistindo a mesma série sem enjoar, sem perder o ritmo.

Por essas razões que a emissora está investindo em series enquanto as novelas de 19h e 21h estão decaindo tanto.

As novelas de 18h são ótimas porque tem ótimos autores, diretores e escritores. Graças a Deus.

Vamos assinar um abaixo assinado para sob pressão ter 15 temporadas igual greys anatomy?

https://www.change.org/p/webmaster-redeglobo-com-br-serie-sob-pressão-não-pode-acabar?recruiter=118744410&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

Também descobri a #SalvaSobPressão e pretendo usá-la no final da temporada... concorda?! https://twitter.com/hashtag/SalvaSobPressão?src=hash

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Paloma???

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Anonimo.

Sérgio Santos disse...

De pleno acordo, Cassia.

Sérgio Santos disse...

Sim, unkonwn.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo. rs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Samara.

Sérgio Santos disse...

Ha controversias, Day.