quinta-feira, 6 de junho de 2019

Band não deve se intimidar com a baixa audiência de "O Aprendiz"

O reality de negócios estreou no Brasil em 2004, na Record, baseado no formato original norte-americano ("The Apprentice"). Comandado por Roberto Justus, a atração fez um grande sucesso e ficou no ar até 2009. Foram seis edições ---- "O Aprendiz" 1, 2 e 3; "O Aprendiz 4 - O Sócio"; "O Aprendiz 5 - O Sócio"; "O Aprendiz 6 - Universitário". Já em 2010 começou a ser apresentado por João Dória e teve apenas duas edições: "Aprendiz Universitário" e "Aprendiz Empreendedor", sem o mesmo êxito. Com a volta de Justus, em 2013, mais duas temporadas foram ao ar: "Aprendiz - O Retorno" e "Aprendiz Celebridades".


Infelizmente, a produção acabou cancelada porque Roberto foi se aventurar em outros realities. Virou apresentador do "Power Couple" e "A Fazenda", ambos também na Record. Porém, seu desempenho foi um fiasco. Robótico e muitas vezes perdido no comando, Justus acabou massacrado pela crítica e nunca teve o respeito dos participantes. Parecia um peixe fora d`água. Depois que se desligou em definitivo da emissora do bispo Edir Macedo, resolveu levar o formato que o consagrou para a Band e estreou mais uma edição de "O Aprendiz", em março. 

A temporada está ótima e conta com a presença de influenciadores digitais. Todas as qualidades do formato seguem presentes e fica evidente que Roberto Justus nunca deveria ter saído da apresentação desse programa. É a sua área e onde tem segurança de sobra.
Foram cinco anos de hiato e a atração fazia falta na televisão. No Brasil há uma verdadeira proliferação de realities e os de culinária passaram a dominar o espaço. Por isso mesmo é importante ver uma disputa diferenciada como essa de volta. 

E a escolha de ''influenciadores" se mostrou bem acertada. Todos sempre se mostraram interessados e competitivos. Pc Siqueira, Gabi Lopes, Taty Ferreira e Sandra Matarazzo foram os que mais se sobressaíram ao longo das semanas e não por acaso dois deles estão até hoje na disputa. Além dos quatro, Erasmo Viana, Gabriel Gasparini, Nana Rude, Xan Ravelli, Alberto Solon, Karla Amadori, Montalvão, Leo Bacci, Alice Salazar, Julia Mendonça, Carlos Santana, Lucas Estevam, Rúbia Barricelli e Jessica Belcost participaram/participam do programa. A rivalidade entre os grupos apelidados de "Share" e "Hashtag" também tem sido um bom ingrediente para acompanhar o reality. 

José Roberto Marques e Viviane Ventura Brafmann são os conselheiros de Justus e a hora do embate com os perdedores segue como o principal atrativo do reality. Até porque as ideias para as provas em grupo propostas pela produção muitas vezes dão muito certo ou resultam em uma catástrofe. A firmeza do apresentador na hora da análise dos resultados intimida os participantes e a tensão que fica na sala impede o telespectador de se distrair. A frase final "Você está demitido" é a maior marca do programa.

No entanto, a audiência do reality na Band vai de mal a pior. Dificilmente passa de um ponto. Justus, inclusive, chegou a duvidar do Ibope em uma recente entrevista e cometeu um erro grave. Pareceu desculpa de mau perdedor e deveria saber disso, afinal, qualquer justificativa do tipo na área de negócios é considerada imperdoável e atitude de gente amadora. Apesar disso, o programa quase sempre consegue ficar nos Trend Topics do Twitter (assuntos mais comentados) e o fato expõe o público fiel que o formato tem --- algo semelhante com o "MasterChef".

A Band assinou um contrato que prevê três edições de "O Aprendiz". Porém, nada impede que a emissora resolva cancelar a produção por causa dos maus resultados e pague a multa rescisória. Resta apenas a torcida para que não cometam esse erro e mantenham o reality na grade nos próximos anos. Embora os números de audiência tenham decepcionado, a atração tem qualidade e merece seguir no ar. 

7 comentários:

Joana Limaverde disse...

Também acho um bom programa. Gostei da volta e pelo menos me entretém.

Anônimo disse...

To torcendo pela Taty e também gosto do programa.

Anônimo disse...

Eu já acho que desgastou mesmo.

Anônimo disse...

O Aprendiz não tem baixaria, dá como premio emprego pro ganhador, e não produz celebridades instantaneas, enfim, o contrario daquele inútil e bossal "reality" fake chamado big bosta brasil.

Sérgio Santos disse...

Isso, Joana.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu gosto de O Aprendiz, anonimo.