sexta-feira, 21 de junho de 2019

"Shippados" mescla humor e melancolia com habilidade

A Globo segue investindo em seu serviço de streaming e estreou exclusivamente na Globo Play, no dia 7 de junho, "Shippados", nova série de Alexandre Machado e Fernanda Young. Mas, com o intuito de atrair mais público e interessados para a história protagonizada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblich, exibiu o primeiro episódio (de um total de 12) na última terça-feira (18/09), logo após o jogo da Copa América entre Brasil e Venezuela.


A trama marca a volta dos autores da inesquecível "Os Normais" (2001/2003) e das ótimas "Os Aspones" (2004), "Minha Nada Mole Vida" (2006), "Separação?!" (2010), "Macho Man" (2011), "Como Aproveitar o Fim do Mundo" (2012), "Surtadas na Yoga" (2014/2014), "Odeio Segundas" (2015) e "Edifício Paraíso" (2017) ---- as três últimas no canal a cabo GNT. Claro que a inspirada dupla teve também séries fracassadas, vide a cansativa "O Sistema" (2007), a péssima "O Dentista Mascarado" (2013) e a equivocada "Vade Retro" (2017).

Como os erros foram bem menos numerosos que os acertos, é evidente que os escritores têm um currículo televisivo admirável e "Shippados" já pode entrar para a lista de seriados bem-sucedidos. A história protagonizada por Rita e Enzo ---- o 'shipper' 'Rizo' não é obra do acaso ---- mistura momentos essencialmente cômicos com outros depressivos de forma hábil e inteligente.
Aliás, é possível afirmar que essa é a trama mais dramática da dupla, onde o humor é quase uma consequência dos problemas emocionais dos 'mocinhos'.

O divertido é justamente acompanhar o nascimento do amor de duas pessoas que costumam ser ignoradas em uma sociedade que busca a perfeição ou o chamado "padrão de beleza e comportamento". Os dois fogem de todas essas caraterísticas. Ela é uma jovem depressiva que grava vídeos no You Tube falando de sua pouco atrativa rotina. Vive em um pequeno apartamento completamente bagunçado com a mãe, a controladora Dolores (Yara de Novaes). Ele é um nerd infeliz, adepto de teorias da conspiração, que mora com um casal que vive pelado (Brita - Clarice Falcão e Valdir - Luis Lobianco).

Os protagonistas se conhecem por conta de uma infelicidade em comum: a decepção com o aplicativo de encontros. Ambos enfrentaram inúmeras humilhações e nunca conseguiram um segundo encontro ---- os pretendentes costumam fugir no primeiro mesmo e é o que acontece logo na estreia. Como ficaram sem seus respectivos pares, Rita e Enzo começaram a interagir e se identificaram com suas frustrações. Obviamente, a aproximação se transforma em um sentimento maior e uma relação acontece, o que resulta em um conjunto de situações constrangedoras, engraçadas e até sensíveis. Há ainda uma preocupação com o arco dramático de Rita, que inicia uma busca pelo seu pai e o fato impede que a série caia na repetição.

Tatá Werneck está perfeita e conseguiu incorporar o tom naturalmente depressivo da personagem, respeitando os instantes dramáticos de Rita e a diferenciando de seus papéis mais escrachados das novelas. A graça da menina, inclusive, não está na piada e sim na forma como se expressa.  Já Eduardo Sterblich interpreta o mesmo perfil de sempre ---- inclusive na hora de dar entrevistas ---, mas sua parceria com Tatá funciona plenamente. Até porque os dois são mestres na arte do improviso e fica claro que usam essa habilidade com frequência. Tanto que muitas vezes não se sabe quando o absurdo dito por eles está no texto ou não. É visível, ainda, como ambos riem de verdade um do outro em algumas cenas. Isso é ótimo. Juntá-los em uma produção foi um acerto.

Dirigida com competência por Patrícia Pedrosa ---- que imprime um tom contemplativo apropriado para a trama ----, "Shippados" é uma comédia romântica que foge do convencional e proporciona bons momentos para o telespectador. Alexandre Machado e Fernanda Young voltaram inspirados e podem até ter criado uma espécie de Rui e Vani ("Os Normais") da nova geração. Vale muito a pena.

12 comentários:

Marília disse...

A estratégia da Globo funciona porque eu mesma não tinha me interessado em ver mas vi o primeiro episódio na terça e gostei.

Anônimo disse...

Também curti e já vi a temporada toda!!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Confesso que ainda não assisti Shippados. Sobre o post anterior: eu gostei desse novo horário e dia do MasterChef. Ficou melhor. E olha que eu fui contra essa mudança quando anunciaram.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Eu adorei essa série e mais umm tapa na cara de quem diz que a Tatá só faz um personagem.

Denner disse...

Tatá está bem e gostei de ter falado no texto que o Edu tá fazendo aquele personagem de sempre que ele faz até na hora de dar entrevistas. Concordo.

Adriana Helena disse...

Sérgio, pena que eu perdi a estreia e fiquei interessadíssima em assistir depois de ler o seu texto!!
Essa dupla realmente deve funcionar, ambos são muito talentosos!!
Adorei amigo, obrigada pela resenha!
Tenha uma semana maravilhosa!!
Beijos!! :)))

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marilia.

Sérgio Santos disse...

É ótima, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Denner.

Sérgio Santos disse...

São ótimos, Adriana.