terça-feira, 11 de junho de 2019

"A Dona do Pedaço" apresenta segunda fase promissora

A atual novela das nove da Globo está há menos de um mês no ar, mas já pode ser considerada um sucesso. "A Dona do Pedaço" elevou significativamente a audiência do horário nobre da Globo ---- já chegou a marcar 37 pontos de média, índice que o fracasso anterior jamais conseguiu ---- e Walcyr Carrasco vem apresentando um folhetim com todos os clichês que costumam ser infalíveis para uma boa história.


A segunda fase, recém-iniciada, marcou uma boa virada na trama e também mudou o clima do enredo. A sangrenta guerra entre a família Ramirez e os Matheus saiu de cena e cedeu o lugar para uma novela solar e mais leve. O autor, por sinal, foi inteligente quando apresentou a primeira fase em apenas uma semana, evitando o desgaste visto no início de "O Outro Lado do Paraíso", cuja primeira parte durou um mês. E ainda expôs todo o contexto envolvendo a protagonista de forma clara e ágil ---- aproveitou ainda o talento de Fernanda Montenegro em uma sequência de assassinato triplo já antológica.

O enriquecimento de Maria da Paz (Juliana Paes) ---- que abriu uma rede de confeitarias e passou a fazer um imenso sucesso com seus bolos ---- foi o elemento que marcou a passagem de 20 anos e a entrada de novos personagens. O elenco ficou bem mais numeroso.
Mas os novos perfis deixaram o conjunto ainda mais convidativo e ampliou o leque de possibilidades em torno das próximas viradas da novela. O autor tem claramente muitas cartas na manga que poderá usar ao longo dos próximos meses, incluindo até uma possível troca de bebês no dia do nascimento de Josiane (Agatha Moreira).

Aliás, a relação da filha esnobe que sente vergonha da mãe cafona já desperta atenção e tem tudo para ganhar ainda mais destaque ao longo dos meses. Nem mesmo o instável sotaque de Maria da Paz --- que deve ser acertado por Juliana com o tempo --- atrapalha. Um clichê infalível. Josiane, que odeia seu nome e só aceita ser chamada de Jo, sonha em ser uma Digital Influencer e conseguiu contratar os serviços da prepotente Kim (ótima Monica Iozzi) para atingir seu objetivo. Maria da Paz não enxerga o verdadeiro caráter da filha e faz tudo o que ela quer. Tanto que nem desconfiará do golpe do baú armado pela menina e Régis (Reynaldo Gianecchini). A dupla, por sinal, vem agradando e a química dos atores (observada em "Verdades Secretas", do mesmo autor) salta aos olhos.

Outra trama que parece promissora é a de Vivi Guedes (Paolla Oliveira) e Fabiana (Nathalia Dill). Até porque são vários conflitos envolvidos. As duas são as sobrinhas que Maria da Paz tanto procura e protagonizarão um típico embate de irmã boa X irmã má. A única peculiaridade é que não são gêmeas. A menina criada com as freiras terá um inveja cada vez maior do sucesso da influenciadora Vivi, mas será um lobo em pele de cordeiro. Uma vilã bem falsa e dissimulada. Contexto que promete ótimos momentos. Até porque o núcleo ainda tem Natália do Vale (Beatriz), José de Abreu (Otávio) e Rosamaria Murtinho (Linda). Otávio, inclusive, tem um caso com a empregada (Cinthia Senek) que morrerá depois de um aborto em uma clínica clandestina ---- o pai dela ainda contratará um assassino de aluguel no Espírito Santo para matar Vivi e se vingar, mas o rapaz é o Chiclete (Sérgio Guizé), da família Ramirez, e se apaixonará pela sua vítima.

Até mesmo um núcleo que não despertou maior atenção tem boas possibilidades futuras. A rotina do casal Agno (Malvino Salvador) e Lyris (Deborah Evelyn) tem se voltado para as tentativas da esposa seduzir o marido, sem sucesso. O empresário, no entanto, rejeita a mulher porque é homossexual, mas sua orientação só será revelada mais para frente. Ele e Rocky (Caio Castro) terão um caso, mas, a princípio, o objetivo do lutador será apenas dar um golpe no milionário. A situação, pelo menos, promete uma grande virada quando a verdade aparecer. Vale citar também a grande Nathalia Timberg (Gladys) engrandecendo a trama com seu talento.

E, claro, a família dos sem-teto, grande trunfo da primeira fase da novela, segue com destaque e valorizando os atores veteranos. Marco Nanini (Eusébio), Rosi Campos (Doroteia), Betty Faria (Cornélia) e Tonico Pereira (Chico) estão impagáveis e o núcleo ganhou muito com a entrada de Glamour Garcia interpretando a trans Britney --- a cena da chegada da personagem na rodoviária foi de rolar de rir. Já Bruno Bevan (Zé Hélio) e Carol Garcia (Sabrina) são as gratas revelações do núcleo, que ainda conta com as ilustres presenças de Ary Fontoura (Antero) e Suely Franco (Marlene) como vizinhos dos folgados.

"A Dona do Pedaço" está apenas em seu início, mas a história de Walcyr Carrasco demonstra fôlego para os próximos meses e são muitas as possibilidades convidativas do roteiro tão bem dirigido por Amora Mautner. O autor nem tem economizado trama, pois Maria da Paz e Amadeu (Marcos Palmeira) já se reencontraram (capítulo que rendeu o maior recorde da novela até então: 37 pontos), assim como Fabiana e Vivi, embora a blogueira não saiba a verdadeira identidade da irmã. Ou seja, uma história sem enrolações. Não por acaso, segundo dados recentes, é a quarta produção mais comentada no mundo no Twitter. Que continue assim.

30 comentários:

Italo disse...

Já é um fenômeno. Os haters do Twitter (sempre os mesmos, incluindo aquele que te plagia) piram!!!!!!! kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Até que enfim um novelão no horário nobre.

Nina disse...

Também estou curtindo novela gostosa de se ver com bons ganchos e embates.

Anônimo disse...

Mesmo que eu não assista a "A Dona Do Pedaço", reconheço o quanto a novela está "pedaçuda" (isto é um elogio) em vários aspectos: história, fotografia, elenco, direção, trilha sonora, e claro, índices de audiência. Devido ao sucesso, a Rede Globo pode mantê-la em exibição até janeiro próximo. Walcyr Carrasco realmente tem o dom de prender a atenção do telespectador.

Guilherme

chica disse...

Após muitos anos, voltei a assistir a novela. Adorei o comecinho... Agora já estou repensando... Vamos ver! As cenas com a Juliana são sempre ótimas, mas há umas chatas e repetitivas como a da mulher que fica clamando o amor do ,marido,rs...Ninguém atura! abração,chica

Pedrita disse...

eu vejo muito pouco. largo na maioria das vezes. pelo ibope acho que só eu que não estou gostando. acho chata!! e acho que já se arrasta mal tendo começado. disseram q ia ser leve, achei que era pq na segunda fase seria leve, mas a matação por encomenda continua. quando os jornais policiais ando nos chocando tanto, fica difícil ver uma novela a bala. maria da paz é a que me faz mais zapear. eita mulher chata. e ficou casta esses anos todos? trama machista. a trama q me segurou mais foi a nathalia dill no convento. ainda não vi ela na cidade. acho que só ganha da maria da paz a familia insuportavel dos sem teto. só a britney salva ali. atualmente estou amando mesmo só topíssima. gosto de órfãos da terra, mas acendeu o farol amarelo. não me empolga mais. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Segundo Sol e O Sétimo Guardião choram.

Cassandra disse...

Realmente tá uma novela boa de se acompanhar. Maria da Paz é uma ótima protagonista, Josiane boa vilã e o embate das irmãs promete. E eu nem desgosto do núcleo do Agno, to adorando.

Anônimo disse...

A novela está dando audiência? Sim.
O elenco e a direção são ótimos? Sim.
Mas falta muito para dizer que é uma ótima novela, já que o texto ala Walcyr Carrasco está péssimo como sempre.
Não adianta nada o autor escrever uma novela para o povão, sem um texto no mínimo decente, sem esse didatismo forçado e diálogos sem nenhuma sutileza. Avenida Brasil e A Força do Querer, assim como Totalmente Demais e Cheia de Charme e tantos outros fenômenos, trouxeram tramas interessantes e textos afiados e inteligentes, e agradaram em cheio o povão.
Falta ao Walcyr um refinamento em seu texto e um tempo maior para criar suas tramas, que ele recicla de suas outras novelas. Agno um gay enrustido é igual a Samuel em OOLDP; Triangulo amoroso entre mãe e filha é igaul a Angel e Carolina em VS.
Sem contar os perfis maniqueístas da trama, onde todos os ricos são futeis e ruins, Maria da Paz super infantil, diferente da primeira fase, Josiane e Fabiana que são ruins sem um grande motivo, as frases repetidas todos os capítulos como (Não me chama de Jô, Eu so mulher, Eu trabalho numa loja de conveniencia, eu estou cansado/exausto, Tenho um cartão de crédito limitado, Meu nome é brega, e tantas outras)

A novela na minha opinião está cansativa, mas é apenas minha opinião.

Anônimo disse...

Virou clichê falar do texto do Walcyr quando há textos muito piores. O de O Sétimo Guardião era uma baixaria só e ninguém falava nada. Agora mesmo na reprise de Por Amor é possivel ver falas absurdas que o Maneco coloca na boca daqueles personagens cheias de machismo ,racismo e misoginia e ninguém FALA NADA porque o autor é elitista e não popular como o Walcyr. A verdade é que parte da crítica odeia o Walcyr porque ele ama escrever pro povão e caga pra opinião dos senhores do Uol que se julgam muito inteligentes. Ou então o leitor acima.

Anonimo disse...

Sinceramente eu nao acho essa novela nada de especial, nao é diferente daquilo que o walcyr costuma escrever, sem falar em alguns maus exemplos ne, é filha querendo passar a perna na propria mae, personagens encomendado morte de outros como se fosse algo natural. E porque tem sempre esse negocio de irma boa e irma ruim? Sera que nunca se pode mostrar numa novela duas irmas sendo unidas? Se amando? E que motivos tem a josiane para ser ma? Enfim, Elisabeth jhin e licia manzo sao autoras com Muito mais qualidade.

Anônimo disse...

nem vc acredita nisso

Rafael disse...

Sérgio, o Chiclete tem algum parentesco com as gêmeas? Ele mal apareceu na primeira fase e acho que deixei passar quando disseram o que ele era dos Ramirez

Rafael disse...

irmãs*

Anônimo disse...

Eu discordo, sabe porquê?
Eu amo as tramas do Walcyr, mas ele não sabe construir diálogos interessantes e situações criveis.
Ele é mega criativo, mas utiliza de todos os clichês possíveis para manter a agilidade na trama e modifica a características de seus personagens conforme seus gostos.
Não sou crítico de TV, mas nem se compara o texto inteligente do Maneco ou da Licia com o do Walcyr. Até o Daniel Ortiz escreve melhor.
O Walcyr é ótimo em atrair audiência, mas seu texto extremamente didático funciona as 18h da tarde.
Quem diz que A dona do Pedaço é novelão deve estar maluco, pq essa é uma das piores tramas do Walcyr.

Anônimo disse...

Eu sei que você é um grande fã do Carrasco e eu também gosto muito das suas obras, mas não posso deixar de ressaltar como ADDP é ruim.
Antes de tudo, quero dizer que o Walcyr já fez inúmeras tramas interessantes e gostosas de assistir como O Cravo e a rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Caras e Bocas, Eta Mundo Bom e Verdades Secretas.
No entanto, todas as suas novelas da 21h tiveram problemas e não se pode negar. OOLDP foi sua pior novela de longe e ADDP está bem nesse nível.
A Dona do Pedaço é um clichezao que está dando certo, mas a trama é totalmente estranha.
Jô é ruim, mas porquê exatamente? Seria interessante um conflito real, porque não gostar do nome não é motivo.
Fabiana a mesma coisa. Não há motivo aparente, quando a própria irmã se mostra uma pessoa boa e a ajuda.
Repetições excessivas de situações e diálogos, parece que o autor vai copiando e colando dos capítulos anteriores, modificando um coisa aqui e ali. Quem aguenta em pleno século XXI personagens com bordões? Em novela das 18h é legal, é mais curta. Agora em novela das 21h já é demais.
Quanto ao texto, é tudo muito superficial e mastigado para o público. Eu sei que tramas não se fazem apenas de texto, mas o dele é o texto mais precário entre os autores da Globo. Não digo em relação ao enredo e sim a construção dos diálogos, que ficam bons apenas no núcleo de comédia.
A Dona do pedaço vai dar muita audiência, mas números no Ibope não sinais de qualidade, vide Lado a Lado, Sete Vidas, Espelho da Vida, entre tantas outras.

Sérgio Santos disse...

Devem estar espumando, Italo... kkk

Sérgio Santos disse...

Ja era hora, anonimo..

Sérgio Santos disse...

Isso, Nina.

Sérgio Santos disse...

Tem mesmo, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Ah, continua vendo, Chica.. kkk

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Choram, anonimo...kkk

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Cassandra.

Sérgio Santos disse...

Discordo da sua opinião e anonimo e endosso a do comentarista abaixo do seu. O texto de O Sétimo Guardião era infinitamente pior e não se falava nada. Aliás, o texto de A dona do Pedaço tá bem longe de ser ruim. E repetições todos os autores fazem, os outros com mais agravantes já que só voltam de uns 4 em 4 anos..O Walcyr é todo ano. Ainda assim se renova.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, anonimo

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas mal exemplo ter vilão na novela??? A Jhin então deu mt mau exemplo com um pai que assassinaava a propria filha...

Sérgio Santos disse...

Ele era agregado da familia, Rafael.

Sérgio Santos disse...

Eu discordo, anonimo. Aliás, o texto do Maneco em Por AMor está cheio de diálogos machistas e racistas. Mas ele é um autor elegante então as pessoas fingem não ver. Walcyr é do povão e fica mais fácil criticar.

Sérgio Santos disse...

Eu sou mesmo, anonimo. E nao vejo problema em reconhecer erros dele, mas até agora a novela está excelente. Bem, se Fabiana não pode ser má pq foi criada em um convento, não existia padre pedófilo...E Josiane não é má, é interesseira e fútil. Nunca conhece nenhuma patricinha assim?: Que tem tudo e ainda assim é uma escrota??? Que privilegiado vc é... Mas respeito sua opinião.