quinta-feira, 31 de março de 2011

Big Brother Brasil 11 termina com bons saldos positivos e uma justa vitória

Na última terça-feira terminou o reality mais comentado do país. O BBB 11 termina com a sensação de dever cumprido. Maria teve uma vitória justa e emocionante, ao mesmo tempo que vimos o decepcionante terceiro lugar de Daniel. Como o próprio Pedro Bial disse, essas duas figuras levaram a décima primeira edição nas costas e nos divertiram por três meses. O pernambucano foi injustamente punido pelo público pela sua irritação com Maria na reta final da atração. O que é uma pena. Não existe situação mais comum do que um amigo se irritar ou brigar com o outro e depois desabafar sobre seus motivos com um terceiro. Isso é perfeitamente normal. Não há qualquer relação de falsidade nessa situação. Mas parte dos telespectadores não entenderam assim. Daniel merecia pelo menos o segundo lugar com toda certeza.

Mas isso são águas passadas e agora é a hora de analisarmos o programa como um todo. Essa edição realmente começou fraca, mas foi entretendo o público aos poucos,mesmo que muitos negassem o fato. Não achei o elenco mal escolhido,como muitos cansaram de falar. Tivemos figuras que dificilmente serão esquecidas na história do programa. Alguém não vai lembrar das deliciosas tricotadas de Daniel e Lucival, formando a ótima dupla ácida DaLu? E das inteligentíssimas articulações de Talula? Da firmeza de Natália?Da autenticidade de Diana? Da educação de Wesley? Das "mariadas" de Maria? Impossível!

Óbvio que tivemos figuradas degradantes como o Diogo, Maumau e Rodrigão, formando um dos trios mais imbecis que o BBB já teve. Ou então, a idiotice aguda de Adriana ao se submeter às humilhações da Natureza Morta, além de se comportar como uma menina de 12 anos com suas colocações completamente inúteis. Tivemos também a felicidade irritante de Janaína. Era só uma samambaia que ria e clamava por Deus. E a inutilidade de Paulinha ao se comportar como telespectadora dentro do programa? Sua participação só serviu mesmo para o grande público poder ver com melhores precisões as grosserias e impropérios de Diogro.Igor(?) e Cristiano foram duas nulidades. Não serviram para nada e serão os primeiros a serem esquecidos rapidamente (inclusive já estavam sendo com o programa em exibição).Talvez por isso tenham se dado tão bem. Rodrigo teve como única função ficar com Talula. Ariadna poderia render muito,mas saiu antes do tempo. Porém, pela quantidade de bobagens ditas por ela após sua saída,talvez tenha sido melhor a sua eliminação precoce mesmo. Michelly também não foi grandes coisas. Disse que iria se vitimizar e cumpriu o que prometeu. Afinal, beijar o Diogo no primeiro dia já é uma vitimização e tanto, coitada.

A audiência foi a pior de todas as edições. Mas se compararmos os números de todos os demais programas e novelas da emissora, vemos que o decréscimo aconteceu em todos os ramos. Os tempos são outros. Já o faturamento aumentou e muito em relação à edição passada. Na internet o programa repercutiu absurdamente, como sempre. Cada vez cresce mais e mais a quantidade de blogs falando sobre a atração. Sinal de que a fórmula tá longe de estar desgastada.

No geral,esse BBB foi marcado pela justiça (finalmente).Vimos 4 pessoas que realmente mereciam, estarem praticamente na final. Daniel, Diana, Maria e Wesley! O pernambucano era o centro das atenções e engraçadíssimo.Foi a figura central de tudo com certeza. Maria e seus entreveros amorosos idem.A final só não foi perfeita porque vimos Wesley no lugar de Diana e Daniel num injusto terceiro lugar. Mas com tantos BBBs em que só calhordas (com raras exceções) venciam e pesos mortos iam pra final, até que a décima primeira edição foi muito boa. Que venha o BBB12!

Nenhum comentário: