segunda-feira, 31 de julho de 2023

Tudo sobre a coletiva online de "Fuzuê", a próxima novela das sete

 A Globo promoveu na segunda-feira passada, dia 24, a coletiva online da próxima novela das sete, "Fuzuê", escrita por Gustavo Reiz e dirigida por Fabrício Mamberti. Participaram o autor, o diretor e os atores Nicolas Prattes, Giovana Cordeiro, Marina Ruy Barbosa, Lilia Cabral, Fernanda Rodrigues, Olívia Araújo, Felipe Simas, Juliano Cazarré, Hilton Cobra, Ruan Aguiar, Edson Celulari, Cinnara Leal, Ary Fontoura, Deo Garcez, Noemia Oliveira, Bia Montez, Leopoldo Pacheco e Micael Borges. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo. 


Gustavo Reiz não escondeu a empolgação: "Sou um apaixonado por novela e principalmente novela das 19h. Faz parte da minha formação como telespectador. Como em 'Fuzuê' tudo pode acontecer, o gênero da novela é uma comédia romântica. Faço algumas homenagens na trama. Temos algumas situações que lembram cenas clássicas. É uma novela para quem gosta de novela. E a abertura da novela é algo que gosto muito. A minha intenção era fazer uma abertura vibrante e alegre. Posso adiantar que está linda. Eu vibro muito pelo sucesso de 'Vai na Fé' e quanto mais novelas que façam sucesso é melhor. E estrear na Globo é estrear na emissora que cresci assistindo. É muito gratificante. A minha cobrança é mais interna. Todo mundo faz um trabalho para que ele faça sucesso. A nossa expectativa é que agrade o telespectador e faça sucesso também.", comentou o autor. 

Fabrício Mamberti acrescentou: "A gente tem um elenco e histórias muito diversas. O desafio foi encontrar o ponto de equilíbrio na emoção e na verdade desses personagens. Quisemos deixar tudo muito crível. Por mais viradas que tenham na trama, é algo crível. Estamos com quase 24 capítulos gravados e conseguimos entender qual a proposta de cada personagem.

É uma novela que trabalha muito a emoção e a comédia, mas trabalha muito o humano. Foi uma preocupação desde a minha primeira conversa com o Gustavo. A gente ainda está aprendendo os altos e baixos de cada personagem. A trilha vai da comercial a instrumental. A abertura será cantada pelo Michel Teló e que fala muito da linguagem da novela. Tem muita brasilidade e cores fortes.", observou.

Giovana Cordeiro falou sobre sua primeira protagonista na carreira: "Tudo o que vivi antes me preparou para esse momento. Fazer uma protagonista de novela é uma grande responsabilidade. A Luna busca respostas sobre o passado dela e o que aconteceu com a mãe. Essa característica investigativa dela me interessou muito. É uma menina corajosa, destemida, tem muito otimismo e é algo muito inspirador para mim. É batalhadora e estou muito feliz em interpretá-la. Minha primeira protagonista. Muita coisa acontece no dia a dia de Luna. É muito gostoso contar essa história. O grande Fuzuê na vida da Luna será o encontro dela com o Miguel (Nicolas Prattes)e a busca por respostas. Diante de tanta confusão na vida dela, acaba encontrando calma no Miguel e vão virar parceiros de aventura. E meu encontro com Olívia me emociona muito. Em 'Mar do Sertão' ela foi a Nossa Senhora para a Xaviera e agora ela está sendo a mãe da Luna. Vê-la fazendo a Maria Navalha é muito simbólico para mim. É o grande amor da vida da Luna. Nossa cumplicidade agrega muito nesse trabalho. Tenho muita admiração por ela.", encerrou sobre a parceria com a veterana.

Olívia Araújo complementou: "Realmente, a relação com a Giovana começou um pouco antes porque tive a alegria de participar de 'Mar do Sertão' representando Nossa Senhora Aparecida e foi muito bom fazer. Nos entendemos logo em cena. Agora vou fazer a mãe 'real' de Luna. Está sendo uma conexão muito sincera. Giovana é uma atriz dedicada, parceira. A gente se olha, se abraça e existe. A conexão das personagens também é muito forte. Mãe e filha que se amam muito. É o mote da vida delas." 

Fernanda Rodrigues explicou sobre sua personagem: "É até difícil falar da Lícia. Poderia ficar horas falando dela. Tem muitas camadas. Ela tem um vício em redes sociais, algo muito comum hoje em dia. Eu tenho muita dificuldade nesse mundo e me deparei com uma personagem que vive em função disso. Essa necessidade de aparecer, essa carência, enfim, um assunto importante. Mas é feito com muito humor. Ela lida tudo com muito humor, graça e é, às vezes, bem sem noção. Os outros personagens se incomodam com ela porque está sempre conectada. Estou feliz em fazer esse papel diferente de tudo o que já fiz na vida. É minha vigésima novela. É muito legal na novela vinte fazer algo diferente de toda a minha trajetória. É um mergulho profundo como atriz. Estou muito feliz." 

Marina Ruy Barbosa falou sobre sua volta às novelas: "'Fuzuê' veio como um presente na minha carreira. Estava com muita saudade de fazer novela. Cresci fazendo novela e é algo que sou completamente apaixonada. Fazendo a Preciosa eu vejo como sou apaixonada e me lembrei o quanto amo fazer uma personagem que me orgulhe. É um cansaço gostoso. Quando o Gustavo e o Fabrício me convidaram e eu li foi amor à primeira vista. O texto tem muitas referências e traz muito material. Já tinha trabalhado com o Fabrício em 'Deus Salve o Rei', o que me deu muita segurança de embarcar nessa viagem. A personagem é muito icônica. Uma vilã capaz de tudo, mas tem um tom cômico. Ela é fora do tom e tem um exagero. O horário das sete tem isso. É uma faixa que já fui muito feliz ao lado do Felipe Simas (como mocinhos no sucesso 'Totalmente Demais') e agora estamos em uma vertente bem diferente. Somos dois pilantras. Preciosa está passando por um momento de falência, mas não perde a pose. E quando descobre que tem uma irmã que nunca conheceu gera uma grande confusão na cabeça dela, o que vai ser motivador para muitas coisas que vão acontecer depois. É um dos poucos momentos de vulnerabilidade da Preciosa. Estou muito empolgada."

Nicolas Prattes confessou que se ofereceu para ser o mocinho: "A vulnerabilidade que o Miguel apresenta que faz o fuzuê ser ainda maior. Isso que me atraiu no personagem. Não fui convidado para essa novela, eu fui atrás, eu me convidei para o papel. É um mocinho que tem vulnerabilidades expostas. Não sabe lidar com várias situações que normalmente um mocinho sabe. Quando ele encontra a Luna acontece um fuzuê na vida dele. A Luna busca a mãe e o Miguel nunca mais vai ter a mãe ao lado dele. Isso provoca um amadurecimento.", analisou. 

Felipe Simas explicou a relação de seu personagem com a grande vilã da trama: "O grande fuzuê do Heitor é a Preciosa. Ela pede muitas coisas impossíveis, mas ele tem tanta dependência que consegue fazer. Apesar das vilanias, ele tem um bom coração. Está sendo uma alegria fazer parte da novela. Há um desejo de estar em cena, o que é um motivador para um ator. Quanto mais difícil fica a Preciosa mais o Heitor se apaixona por ela."

Juliano Cazarré comentou sobre sua presença na novela das sete na pele de Pascoal: "Torço para que o público se divirta, tanto com o Pascoal quanto com a novela. Gustavo entende muito da estrutura da novela. Tem sido muito gostoso trabalhar com ele e com o Fabrício também. Aliás, não ia falar isso, mas eu peguei muito da simpatia do Pascoal com o diretor. Só que a simpatia do Fabrício Mamberti é verdadeira. Minha parceria com o Simas e a Marina tem sido muito verdadeira e estou me descobrindo. Tem momentos que são dramas de verdade, mas outros são bem farsescos e cômicos. Estou feliz porque é a primeira vez que faço uma novela das sete. Até hoje só tinha feito novela das nove. Torcendo para ser um grande sucesso." 

Edson Celulari foi sucinto sobre seu personagem: "O Nero é um personagem incrível que transborda amor, coração, energia e brasilidade. É muito impulsivo e muito forte. É um prazer estar fazendo. É um pai amoroso enlouquecido pelos filhos.", resumiu.  

Lilia Cabral se emocionou ao falar sobre o mundo pós-pandemia: "Esse retorno está sendo extremamente importante porque estamos vivendo outras relações. Nosso olhar pro horizonte mudou muito depois da pandemia. Ingressar dentro de uma estrutura que na pandemia tinha tantos cuidados parece que a gente renasceu. Então me sinto renascendo. Independente de ter anos de carreira, isso não significa nada. Porque a gente aprende mesmo em todos os tempos. Os tempos são fundamentais. Esse tempo que fiquei sem fazer televisão e voltei, voltei em um lugar que mais adoro. Com amigos e pessoas em quem confio. Voltei com um autor apaixonado por novela e eu também sou completamente apaixonada por novela. Voltar na parceria com a Marina, que vejo desde pequenininha, me faz ter um carinho pelo trabalho dela, onde vejo muita evolução. Desta vez o meu personagem não tem vilania. É sofisticada nos sentimentos. Ela mantém as aparências e não é rancorosa. Está para a vida, mas de uma forma não tão feliz. E não deixa transparecer. O que estou fazendo nessa novela faz parte da vida de muita gente. Marina me ajuda a contar essa história e eu ajudo a Marina. Estou agradecida e mais para frente na história vou reencontrar uma paixão, que é o Nero, vivido pelo Celulari.", adiantou. 

Cinnara Leal expôs sua animação com o novo desafio: "Cecília é uma grande mulher e tem uma força muito grande de sobrevivência. Ela vem de uma grande tragédia e chega com uma carga de fazer vingança. Perde os pais, o chão, o território. Mas mesmo vivendo uma grande tragédia escolheu viver. Se prepara para a vingança acontecer, é uma jornalista investigativa que traz um mistério para a novela. 'Fuzuê' tem uma grande diversidade. E é gancho atrás de gancho. Vamos descobrindo junto com o público os nossos próximos passos. Minha personagem também é uma lutadora de boxe, artes marciais. Como uma espécie de controle dos seus sentimentos. É uma justiceira e eu como mulher preta trago a potência da identificação do povo brasileiro através de uma imagem, uma existência. Estou em um núcleo negro lindo de viver. Estou muito feliz. Ao contrário das outras vezes, foi a primeira vez em que fui convidada para fazer um trabalho." 

Ary Fontoura rasgou elogios ao autor: "Essa deve ser a novela número cinquenta na Globo. Acho que vai ser um sucesso porque tem todos os componentes para agradar o público. Se você busca diversão, 'Fuzuê' é a resposta para o horário das 19h. Gustavo Reiz é um autor observador de tudo o que acontece ao redor dele. Fabrício Mamberti presta homenagem a uma grande pessoa que já trabalhei muito que é o saudoso Jorge Fernando. Meu personagem está inserido em um universo de muita dança e diversão. Ele insiste em dizer que tem descendência francesa, embora não acreditem. O nome dele é Lampião, mas queria se chamar Lumiere. É o cenário do cabaré que é muito importante. A gente quer que o público se divirta. É tudo muito caprichado, o figurino é ótimo e fiquei muito surpreso com tudo o que vi.", se empolgou o veterano.

Deo Garcez elogiou o colega: "Vou ter o prazer de ter cenas com o Ary. Estou amando fazer a novela. Tem sido um desafio grande porque nunca tinha feito comédia na tevê. Já fiz advogados, médicos, escravizados, mas é a primeira vez que faço um cara popular, escrachado de coração imenso. O que me chamou atenção é a brasilidade que o Gustavo traz no texto e o colorismo que o Brasil tem que ser visto. Quando vou gravar meu coração vem na boca e tem sido um desafio prazeroso." 

Hilton Cobra fez questão de complementar: "É muito gratificante ver a quantidade de atores pretos nessa novela. Isso é fruto de anos da nossa militância negra e muita cobrança. É preciso reconhecer e agradecer a Rede Globo por absorver isso. Quisemos fazer o empretecimento do Profeta Gentileza. Esse é o meu personagem, o Cata Ouro. Me lembrei muito do ritmo de 'Guerra dos Sexos' com essa novela. Vamos 'fuzuezando'!"

Ruan Aguiar foi mais um que se emocionou: "Fuzuê propõe o encontro da diversidade. Eu faço o Merreca, um personagem que nem sei o nome e está em busca de ser alguém. O grande desafio do ator é fazer o público se identificar. Quero que as pessoas troquem a sua programação para ver a novela. Nos conectar com as pessoas reais. Quero agradecer aos meus colegas e estou muito realizado. Comecei lá como figuração e é muito bonito chegar no set e saber o nome de todo mundo que está atrás das câmeras." 

Bia Montez falou sobre seu retorno aos folhetins: "Foi uma felicidade ter sido chamada para esse trabalho depois da pandemia e de tantas dificuldades para nós artistas. Já trabalhei outra novela com o Reiz, onde fui muito feliz, e agora está sendo um encantamento. Conceição Leal. Como o nome diz ela é leal, fiel. Tem uma dívida de gratidão com o Nero. Ajudou a criar os filhos dele. Com a perda da esposa do Nero, se tornou muito maternal. E ela também tem esse lado maternal com o Nero. Faz de tudo para manter a família unida. Acho que todos os personagens em algum momento vão descobrir onde está o seu tesouro e o tesouro dela é a família." 

Micael Borges comentou que precisou fazer uma escolha quando aceitou o convite: "O Jefinho Sem Vergonha é um personagem vibrante, musical, um pouco dramático e apaixonado. É um desafio porque ele tem a coisa da comédia e nunca tinha feito nada de comicidade. Ele é um pouco impulsivo e isso que faz as pessoas se apaixonarem. O fato de ter pulado a cerca faz com que a Luna termine com ele. Aí a chegada do Miguel o deixa mais perdido ainda. Ele tenta voltar com ela a todo momento, mas não é algo tóxico. É divertido. Cria uma rivalidade com o Miguel, mas pode até virar uma amizade mais para frente. Jefinho tem o coração muito grande. Está sendo maravilhoso viver esse personagem. Antes de fazer a novela estava em um outro projeto, meu primeiro protagonista no cinema, mas quando veio esse projeto... Foi uma escolha difícil, mas que bom que escolhi o Jefinho. Está sendo enriquecedor. A galera vai se divertir muito."

Leopoldo Pacheco falou brevemente sobre sua futura participação: "Vou chegar depois na novela e é muito gostoso ver a construção desses personagens e o astral incrível. Eu espero que tenham muitas reviravoltas. Meu personagem está passando por duas famílias e acredito que virão boas coisas pela frente com o César." 

Noemia Oliveira finalizou a coletiva comentando sobre sua estreia na tevê: "Minha primeira novela e estou muito animada. Querida é um próprio Fuzuê. É muito engraçada. Gustavo criou o parque de diversões e o Fabrício está me deixando brincar nele. Espero que as pessoas se divirtam como estamos nos divertindo nos bastidores."

A coletiva expôs o entusiasmo do elenco com a nova história que substituirá o fenômeno "Vai na Fé". "Fuzuê" estreia no dia 14 de agosto. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Esta coletiva comprova que "Fuzuê" vem aí, com potencial para integrar a lista de bons folhetins da faixa das 19h30min, que em sua maioria primam pela leveza e despretensão, e como requisito de quaisquer formatos dramatúrgicos, envolvem e emocionam os telespectadores.

Guilherme

Fá menor disse...

O que não falta são novelas para entreter o povo! :)

Marly disse...

Esta está 'prometendo', rsrs. Fui lendo o texto e vendo - em minha memória - flashes de outras novelas, com apelos semelhantes: Cambalacho, Deus nos acuda, etc.

Beijo

Anônimo disse...

Vem Mika, mostrar pro Chay Suede que atuar não é só ficar com olho arregalado 🗣

Adriana Helena disse...

Que legal amigo, que texto completo sobre a estreia da nova novela! Vai na Fé já está acabando?
Passou tudo tão rápido!! Nossa!
Fico feliz que o Ary Fontoura esteja no elenco, ele é tão divertido na internet!
Ademais, muito sucesso para o todo o elenco que é composto de muitas estrelas!!
Beijos e uma semana linda!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Tarefa ingrata em suceder o sucesso Vai na Fé. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Parece que vai ser bem divertida e interessante. Uma verdadeira comédia. Tenho acompanhado as chamadas na TV.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Chaconerrilla disse...

Estou muito empolgada para a estreia dessa novela! O que mais quero ver é a Marina e o Felipe atuarem novamente como dois trambiqueiros! Espero que Preceitor seja tão icônico quanto Joliza foi! Também estou muito empolgada para ver o Ary Fontoura e o Edson Cellulari! Que venha uma grande novela!

Sérgio Santos disse...

Tomara, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Fá!

Sérgio Santos disse...

Boas comparações, Marly!

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Passou voando, Dri...

Sérgio Santos disse...

Ingrata mesmo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Tb torço, Chaconerrilla.