segunda-feira, 12 de julho de 2021

Elenco negro não foi valorizado em "Salve-se Quem Puder"

 A novela das sete se encaminha para o final e a trama de Daniel Ortiz merece elogios. O autor conseguiu criar uma trama com traços bastante infantis que conquistou o público e acertou na escalação de grande parte do elenco. Todavia, "Salve-se Quem Puder" também teve problemas visíveis e um deles foi a pouca valorização do elenco negro. 

Inicialmente, causou a melhor das impressões a escolha de vários intérpretes negros que não estavam na condição de empregados ou pobres ---- estereótipo corriqueiro nas novelas. Todos tinham uma boa condição e pareciam ter boas tramas. Mas só parecia. Ao longo dos meses foi ficando visível a função de quase todos eles: serem 'escada' ou antagonistas dos brancos. Caso tivessem um bom destaque, até valeria a intenção. Só que não foi o caso. 

Renatinha (Juliana Alves) e Úrsula (Aline Dias) são os maiores exemplos. As duas agiram como vilãs em quase toda a história e só apresentaram uma 'redenção' na reta final. A primeira é ex-namorada e secretária de Rafael (Bruno Ferrari), por quem nutria uma paixão obsessiva.

Passou o tempo todo se rebaixando por ele. Já a segunda era namorada de Teo (Felipe Simas) e sempre foi viciada em antidepressivos. Nunca superou o término do relacionamento. As duas eram 'rivais' de Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva), respectivamente. E não tiveram um bom destaque. 

Bel (Dandara Mariana) é uma dançarina que se interessou por Zezinho (João Baldasserini). Não demorou para virar a 'adversária' de Alexia (Deborah Secco) na disputa pelo caipira. Se a situação ao menos rendesse boas cenas para a atriz, daria para relevar. Mas a personagem interpretada pela talentosa Dandara teve ainda menos destaque que Renatinha e Úrsula. O autor resolveu criar de última hora um interesse de Bel em Alejandro (Rodrigo Simas), novo perfil que entrou após a interrupção da novela, apenas para não deixá-la mais avulsa do que já estava. 

Outro papel que não teve qualquer relevância foi Dionice, melhor amiga de Bia (Valentina Bulc). Interpretada por Bárbara Sut, a personagem teve poucas cenas. No caso, ainda é possível justificar em virtude do encurtamento do folhetim. Como as gravações foram paralisadas com a pandemia do novo coronavírus e só retornaram meses depois, com um encurtamento de 55 capítulos, o núcleo da ginástica artística acabou bem prejudicado. Mas os outros casos citados nada tiveram a ver com o enxugamento da história. Vale citar também a ótima Ana Carbatti, que vive a Consulesa Adriana, que oferece proteção para o trio protagonista. Dá para contar nos dedos as sequências que contaram com a presença da atriz. E o que comentar sobre Cosme dos Santos, o Edgar? Pior ainda o que houve com Vicky, vivida por Mila Carmo. A funcionária do Empório era amiga de Luna, tinha poucas cenas, e do nada virou uma mau-caráter. 

É de se lamentar ainda a pouca relevância da ótima Gabriela Moreyra, que entrou na chamada 'segunda parte' para viver Aurora, prima de Renzo (Rafael Cardoso). A personagem só foi criada para substituir Cristina Pereira (Lúcia), intérprete da avó do rapaz, porque a veterana é do grupo de risco. Mas o autor não criou nenhum novo conflito para o perfil. A menina serve apenas para ouvir os desabafos de Renzo e aparece raras vezes. A única exceção do elenco negro da trama é Babu Santana. O ator também entrou na 'segunda fase' e tem um bom destaque como Nanico, policial que passou a proteger as protagonistas e acabou se envolvendo com Ermelinda (Grace Gianoukas). Pena que seja um caso isolado. 

"Salve-se Quem Puder" pecou no desenvolvimento dos personagens negros. Não adianta escalar um elenco mais diverso se nenhuma história relevante se mostra presente nos núcleos onde os atores foram colocados. Esse fato sempre gerou um incômodo e vale a reflexão. Até para Daniel Ortiz. 

19 comentários:

Ana Karolina disse...

Que texto excelente, muito obrigada Sérgio!

Anônimo disse...

Voce é muito bom, Sérgio.

Gabriella disse...

TEXTO NECESSÁRIO!

Deyveson Vasconcelos disse...

Vc é incrível Sérgio. Falou tudo e não deixou pedra sobre pedra, obrigado.

Pedrita disse...

sim, ainda montam os elencos com os atores, sempre brancos, e depois escolhem os negros pra atender a cota. até às vezes chamam mais do q o exigido, mas sempre depois q toda a trama e atores brancos são escolhidos. podia perfeitamente uma das 3 protagonistas ser negra, ou até mais de uma. e consequentemente ter uma família negra. mas como disse, escolhem os atores da novela, sempre brancos, e aí vem dar papéis q "sobram" pros negros. não entendo como não mudam. a record já mudou faz tempo. gabriela moreyra, q foi protagonista em mais de uma novela da record, só aparece na globo para fazer quase figuração. lidi lisboa só teve o destaque merecido qd foi pra record. agora mesmo está em império e claro, como empregada. sim, negros são sempre escolhidos pra ser policiais. parece q não pensam em outras profissões. beijos, pedrita

Leitora disse...

Olá, Sérgio! Fui eu que pedi esse texto sim! Brincadeira, mas que bom que vc o trouxe. Eu reparei em três coisas aí as rivais das mocinhas brancas serem mulheres negras. O caso da Bel é a parte a questão é Úrsula e Renatinha. Ambas em alguns momentos tinham traços beirando a vilania. Não que eu ache que negros não possam interpretar perfis dúbios ou até de vilões. Mas é muito emblemático as duas mocinhas brancas com duas antagonistas negras. Tu não citou, mas eu lembro: a questão da Renatinha com Catatau. Achei mal trabalhado essa mudança. Ok que o tempo é escasso pra um desenvolvimento bem feito, mas mesmo assim.
Eu falei que o casal da Bel era diferente das outras pq ela foi a única das três que teve "Fair Play" digamos assim.
Outro caso que me incomodou foi o da Vick. De repente a garota se mostra uma mal caráter. Não só com Luna, mas tbm com Bruno fazendo comentários negativos em tom de deboche. Enfim poderiam realmente terem sido mais valorizados. E no caso das mulheres não só usadas como empatas shippes. Principalmente a Úrsula cuja ansiedade e sua dependência em medicamentos deveriam ter sido melhores abordados.

Teresa Isabel Silva disse...

Não fazia ideia! Obrigada por partilhares!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Unknown disse...

Perfeito Sérgio.

Bandys disse...

Ola Sergio
Acho que vou acompanhar a próxima
novela, só pra acompanhar você.
Grata pelas palavras no meu cantinho
Feliz dia

Anônimo disse...

Legal mas Bom Sucesso foi a mesma merda o texto foi bem diferente kkk

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Ana.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Deyveson.

Sérgio Santos disse...

Beijo, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Boas observações, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Mais uma ver certeira nos comentários, Leitora. É isso.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que honra, Bandys.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo, o elenco de Bom Sucesso foi mt mais valorizado. Nem se compara. Até pq um dos protagonistas era negro.