segunda-feira, 26 de julho de 2021

"Ilha Record" não passa de uma cópia de vários realities, mas promete entreter o público

 A Record sabe que os realities ganharam uma força em tempos de pandemia, onde a dificuldade das produções inéditas se tornou imensa. Nada mais simples do que confinar pessoas em um espaço, sem risco da covid-19, e aproveitar as brigas e embates que todos terão ao longo da disputa de um prêmio em dinheiro. Para o hiato entre o final do fracassado "Power Couple Brasil" e o início de "A Fazenda 13" não ser grande, a emissora 'criou' um formato próprio chamado "Ilha Record", que estreou nesta segunda-feira. 

Na verdade, o formato não tem novidade alguma. É apenas uma cópia de várias fórmulas de outros realities conhecidos do grande público. Treze "famosos" são confinados em uma espécie de casa de praia, com vista para o mar, e dois grupos são formados para a disputa de provas de força, agilidade e raciocínio. Os participantes são eliminados nas votações e não há escolha popular. Lembra "No Limite"? Bastante. A diferença é o conforto do casarão e a eliminação não ocorrer 'para valer'. Isso porque os jogadores que saem são confinados em uma caverna e de lá assistem tudo o que acontece no programa, podendo interferir em decisões e provas. Lembra o 'paredão falso' do "BBB"? Sim. 

Há vários momentos com depoimentos dos jogadores sobre algum desentendimento ou acontecimento relevante no programa, algo que se assemelha ao "Masterchef", da Band, e "De Férias com o ex", da MTV. Aliás, há outra similaridade com o reality da MTV: a presença de um misterioso guardião que só aparece com alguma missão que deixa o clima tenso na casa.

Nada mais é do que o tal "Tablet do Terror" materializado na figura de uma pessoa com capuz. Já as dinâmicas nas votações, sempre abertas e com muitas discussões, são baseadas no que funciona há anos em "A Fazenda", da própria Record. Ou seja, tudo é copiado, embora seja uma produção anunciada como 'novidade'. 

Há, então, um demérito em toda essa reciclagem? Não. Após tantos realities já exibidos e criados, é quase impossível criar algo totalmente novo. E o objetivo da Record ficou claro: preencher a grade com uma produção de menor custo até a estreia da décima terceira temporada de "A Fazenda". Uma estratégia inteligente. Aliás, o trabalho do diretor Rodrigo Carelli merece elogios em torno do marketing. Houve uma boa repercussão nas redes sociais bem antes da estreia e tudo por conta das brigas que já renderam na edição e foram divulgadas aos poucos, em breves cenas. O programa está todo gravado e a situação que mais gerou notícias e comentários foi uma suposta traição de Pyong, que culminou no término do seu casamento com Samy Lee, após a exibição de dois segundos de um momento em que o hipnólogo estava na cama com a argentina Antonela, ex-BBB4. 

E embora se pareça bastante com o "No Limite", o reality será exibido de segunda a sábado, o que ajuda bastante no envolvimento do telespectador, que pode acompanhar a rotina dos confinados. Nada disso foi possível no programa da Globo, exibido apenas um dia na semana, e foi um dos maiores erros do formato. A seleção dos participantes também parece certeira, pois há figuras conhecidas por barracos em outros realities, como Nadja Pessoa e Laura Keller. Lucas Selfie, Negão da BL, Valesca Popozuda, Dinei, Nanah, Mirela Lacração, Any, Claudinho e Thomaz Costa completam o time. O prêmio é de 500 mil reais e todos ganham partes de um mapa para achar um tesouro. O vitorioso não será feito por votação popular, mas o público poderá dar 250 mil reais a um participante preferido. 

O "Ilha Record" não apresenta novidade alguma, mas é um bom entretenimento para quem gosta do gênero. E, pelas quantidades de 'tretas' exibidas em prévias, tem tudo para prender a atenção de quem assiste pelas próximas semanas. A conferir. 

10 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI CHATO DEMAIS.

Gabriella disse...

Tb vi muitas semelhanças com No Limite e De férias com ex.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gostei da Sabrina Sato. Fiquei com forte sensação de déjà-vu. Dinei é um erro grosseiro na escalação. Pensei: cadê Nahim e Conrado?! Nadja Pessoa já com a estratégia de perseguida e isolada. Lucas Selfie acredita ser o grande estrategista..Fez nada de relevante na Fazenda. Tenso... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Fiquei curioso em acompanhar.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Mil vezes melhor que o chatíssimo e fake big bosta ah isso é...

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mtas, Gabi.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Fabio....

Sérgio Santos disse...

Pra voce tb, Jornalista.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.