quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Capitu representa a mocinha sofredora de "Laços de Família"

 As novelas de Manoel Carlos têm algumas peculiaridades e uma delas é a ausência da figura da mocinha. O autor ficou marcado pela criação de suas protagonistas, todas chamadas de Helena. E os enredos sempre são movidos por elas, com raras exceções. Mas nunca foram as clássicas heroínas românticas. São perfis mais maduros e repleto de controvérsias. A atual reprise do "Vale a Pena Ver de Novo" apresenta a melhor Helena, interpretada magistralmente por Vera Fisher. O irônico é que na história há, sim, uma mocinha: a Capitu (Giovanna Antonelli). 


A personagem é de um núcleo secundário da história, mas é possível constatar que representa a figura da mocinha sofredora, ainda que Maneco sempre tenha fugido do clichê em seus dramas centrais. O próprio nome da personagem já é bem característico. Capitu recebeu o nome do pai, Pascoal (saudoso Leonardo Villar), em virtude do clássico "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Se no romance o leitor fica eternamente na dúvida sobre a traição ou não de Capitu (afinal, ela traiu ou não Bentinho?), na novela há também a controvérsia sobre a imagem da menina que esconde de todos ser uma garota de programa. 

Muitos que convivem com Capitu ficam na dúvida: ela é prostituta? O questionamento interno de cada personagem não deixa de ser uma boa referência ao livro de Machado. No entanto, a construção do papel é toda voltada para a mocinha tradicional. A prostituição, embora seja um pouco 'glamourizada' no enredo em virtude da ambientação na zona sul do Rio de Janeiro --- o tradicional bairro do Leblon ---, o sofrimento de Capitu com seu trabalho é visto sempre, principalmente através da figura aterrorizante de Orlando (Henrique Pagnoncelli), um cliente que se transforma em perseguidor. Ela ainda enfrenta as chantagens do ex, Maurinho (Luiz Nicolau), e o ódio de Clara (Regiane Alves), esposa do seu amor de infância, o íntegro Fred (Luigi Barricelli). 

A saga da prostituta, que trabalha para sustentar o filho e seus pais idosos, envolve o telespectador com facilidade. Ainda há uma bonita aproximação entre Capitu e Paulo (Flávio Silvino), iniciando uma relação de amor platônico da parte dele. Também ocorre uma boa inserção da personagem no núcleo principal através da amizade com Helena, muito em virtude da paixão por Fred. Os dois cresceram juntos e a protagonista a conhece desde criança. As cenas com Vera Fisher não são muitas, mas sempre atrativas. 

É inegável a importância de Capitu na carreira de Giovanna Antonelli. Foi um verdadeiro divisor de águas. Graças a ela que a atriz ganhou sua primeira protagonista e em pleno horário nobre no ano seguinte: a Jade, de "O Clone." (2001). Mas a verdade é que a garota de programa foi o papel mais denso da intérprete até hoje, com todo respeito aos fãs da vilã Bárbara ("Da Cor do Pecado") e da delegada Helô ("Salve Jorge"). O fato de não ser sido um perfil central em nada afetou o destaque. Foram muitas sequências tensas e brilhantemente defendidas por Giovanna. Uma das melhores foi o momento em que Capitu contou aos pais que era prostituta. Aliás, que ótima sua parceria com os grandes Leonardo Villar e Walderez de Barros. Sua química com Luigi Barricelli é outro êxito da novela. 

"Laços de Família" tem feito sucesso no "Vale a Pena Ver de Novo" e um dos bons motivos para rever esse clássico de Manoel Carlos é o belo desenvolvimento de Capitu, a mocinha que comovia o público com sua avalanche de dramas. 

22 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu texto. E pra mim é o melhor papel da Giovanna.

Anônimo disse...

A construção da personagem só comprova que Capitu (Giovanna Antonelli) é o perfil que merece a nomenclatura de "mocinha" de "Laços De Família" (2000), e junto a Helena (Vera Fischer), é a protagonista moral da novela. Giovanna Antonelli em seu melhor momento na TV, mesmo com outros papéis tão interessantes quanto esse.

Guilherme

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,qual personagem da Carolina Dieckmann é mais chata?Camila(Laços de Família)ou Diana(Passione)?qual a diferença de uma personagem para outra?abraços,cara

Anônimo disse...

Que texto bem escrito sobre a Capitu. É isso mesmo.

Iara Alencar disse...

Depois de Jade, foi o melhor personagem da Giovana.

www.iara-alencar.blogspot.com

Vinicius disse...

A jade foi o melhor papel da giovanna antonelli

Anônimo disse...

Capitu é a mocinha mesmo porque a Camila todo mundo odeia. kkkk

MARILENE disse...

Sergio, como sempre, você faz uma abordagem magnífica. Ela teve um importante papel na novela e fez com que acompanhássemos seus passos com prazer, pois teve uma brilhante interpretação. Abraço.

Anonimo disse...

Essa novela quando foi exibida em Portugal lembro que o final do fred com a capitu gerou controversia o publico daqui nao sei mas o publico de la nao achou correcto o fred deixar a familia pra ficar com uma prostituta.

Anonimo disse...

E o publico portugues odiava tambem a camila.

Sérgio Santos disse...

Pra mim tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Camila com certeza, Matheus. Diana era chata pq o personagem fracassou.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Prefiro a Capitu, Iara.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E Camila nunca foi mocinha, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Marilene.

Sérgio Santos disse...

O povo portugu~es tem esse preconceito, anonimo?

Sérgio Santos disse...

Entendi, anonimo.

Anônimo disse...

UM TESÃO MARAVILHOSO DE MORENA PUTONA DO CARALHO, IGUAL AI ESSA MULHER GIOVANNA DE ANTONÉLLI, QUE MERECE NESSA VIDA BANDIDA, SOMENTE MESMO VIVER ENTRANDO BEM FUNDO EM ROLAS GROSSAS E MUITO GRANDES!.

http://drsaudemasculina.com/ disse...

http://drsaudemasculina.com/