sábado, 13 de janeiro de 2018

Rosamaria Murtinho fez uma breve, mas marcante participação em "Deus Salve o Rei"

A nova novela das sete da Globo mal estreou, mas já é visível a qualidade dos figurinos e cenários, além da fotografia deslumbrante. "Deus Salve o Rei", escrita por Daniel Adjafre e dirigida por Fabrício Mamberti, ainda tem o trunfo de um bom elenco escalado, sendo necessário fazer uma menção especial nesse começo de história: a luxuosa participação de Rosamaria Murtinho interpretando a rainha Crisélia.


A grande atriz estava afastada das novelas desde "Amor à Vida", em 2013, quando viveu a interesseira Tamara. Esse retorno, cinco anos depois, foi mais do que bem-vindo, principalmente porque valorizou seu imenso talento. A rainha de Montemor foi uma das figuras centrais do início do enredo e peça fundamental da trama em torno dos herdeiros do trono, os príncipes Afonso (Rômulo Estrela) e Rodolfo (Johnny Massaro), netos da toda poderosa.

A personagem foi a primeira a aparecer na estreia da novela e seu discurso para os súditos, falando sobre a chegada da água em Montemor, expôs a altivez daquela forte mulher. Porém, logo a trama exibiu os delírios de Crisélia, que sofria de Mal de Alzheimer em uma época que a doença sequer era imaginada.
Todos, obviamente, classificavam a perda de memória e devaneios como senilidade e a preocupação a respeito do futuro do reino se intensificava cada vez mais, principalmente após a ''morte'' de Afonso.

Esse estado da rainha acabou proporcionando grandes cenas para a atriz, que aproveitava todas as cenas para brilhar. Afinal, a personagem mesclava momentos de plena consciência com outros de total desorientação. Rosamaria demonstrava a força necessária do perfil quando Crisélia obrigava Rodolfo a ter responsabilidades e emocionava nos instantes que a avó de Afonso chorava a perda do neto e o futuro incerto de seu reino. Também convenceu quando a toda poderosa resolveu iniciar uma guerra contra Artena, sem razão alguma.

A atriz tem uma respeitada carreira no teatro, no cinema e na televisão, com mais de 50 produções no currículo só na TV, entre novelas e séries. "Pecado Capital" (1975), "Pai Herói" (1979), "Baila Comigo" (1981), "Cambalacho" (1986), "Corpo Dourado" (1998), "Chocolate com Pimenta" (2003) e "O Astro" (2011) foram apenas alguns folhetins que contaram com seu talento e vale destacar um de seus melhores momentos na telinha como Romana Ferreto, em "A Próxima Vítima" (1995).

Rosamaria Murtinho é uma das maiores atrizes do país e esbanja vigor aos 82 anos. Sua participação em "Deus Salve o Rei" merecia ser mais longa, porém, a morte da personagem era vital para o andamento do roteiro. Ainda assim, apesar de breve, a sua passagem pela novela das sete foi marcante e fez jus ao talento da intérprete. A rainha Crisélia já deixa saudades.

16 comentários:

Vinícius disse...

Poxa, fiquei triste com a morte dela. Crisélia era uma das melhores personagens.

Bruna disse...

Ela fazia muita falta nas novelas e lamento essa saída precoce!Ela formaria um lindo casal com o Marco Nanini.

Anônimo disse...

Rosamaria é uma atriz rara e merecia ser mais valorizada na televisão.

Jorge Fortunato disse...

O melhor papel de Rosamaria foi a Walkiria de Pai Herói.

Lulu on the sky disse...

Oi Sérgio,
Gosto muito da Rosamaria Murtinho. Ela é uma ótima atriz. Fez um papel memorável em Cambalacho que fazia a amiga da Suzana Vieira, eu morria de rir com ela.
Como rainha brilhou! Estou gostando da novela, embora o primeiro capítulo foi bem lento.

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Felisberto T. Nagata disse...

verdade Sérgio Rosamaria Murtinho fazia falta na telinha; grande e talentosa atriz no vigor de seus 82 anos; obrigado,bela semana,abraços!

Débora disse...

Rosamaria Murtinho engrandece o menor dos papéis. Fico feliz quando vejo veteranos valorizados. Agora é torcer pra ela voltar logo a TV. Por falar nisso, o grande Mauro Mendonça tb anda sumido né?

Sérgio Santos disse...

Era mesmo, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Bruna.

Sérgio Santos disse...

Realmente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi um grande papel, Jorge.

Sérgio Santos disse...

Ela é maravilhosa, Lulu.

Sérgio Santos disse...

É isso, Felis. Ótima semana pra vc.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Débora. A última participação dele foi em Êta Mundo Bom!.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
A atriz deu um show de interpretação!
Menino a gente fica com o coração apertado de ver a personagem cada vez mais fragilizada.
Parece que ela vai permanecer por um tempinho na trama aparecendo em flashbacks
Uma excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Deu mesmo, Luli. Uma pena essa saída precoce. bjss