quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

"Malhação - Viva a Diferença" novamente ousa e surpreende com relacionamento de Lica e Samantha

E não é que "Malhação - Viva a Diferença" começou 2018 com o pé direito? A elogiada temporada de Cao Hamburger, dirigida por Paulo Silvestrini, foi uma das produções mais aclamadas em 2017 e com certeza continuará sendo até março deste ano. Isso porque, após uma sucessão de abordagens bem-sucedidas, ótimos casais e personagens bem construídos, a trama agora vem explorando com sensibilidade a formação de um novo par: Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio).


O novo casal do enredo era totalmente inesperado e acabou funcionando, possibilitando vários conflitos interessantes. Afinal, nenhuma das duas é gay. Elas são simplesmente livres. As personagens sempre foram as mais libertárias da atual "Malhação", incluindo o jeito rebelde e até a característica ''pegadora'', ficando com vários meninos sem medo de julgamentos. No entanto, nunca foram próximas. Cada uma tinha seu grupo e algumas vezes até ocorriam provocações. A aproximação começou a ser mostrada recentemente e de forma singela.

Lica voltou de viagem e viu o ex, Felipe (Gabriel Calamari), seguindo a vida e interessado por uma menina de Recife. A relação deles sempre foi deliciosa, mas o rompimento teve mágoas, fruto da traição dela, magoando, inclusive, uma das melhores amigas (Keyla - Gabriela Medvedovski). Já Samantha, após uma fase 'pegando geral', se estabilizou ao lado de Anderson (Juan Paiva).
Porém, a nova relação ruiu com o retorno de Tina (Ana Hikari), verdadeiro amor do rapaz. Não demorou para o término acontecer. Vale citar, inclusive, uma ótima cena em que a aparente segura menina desabafou com Juca (Mikael Marmorato), dizendo que também tem suas fragilidades e se apega e se apaixona da mesma forma que os demais.

As duas, então, acabaram se aproximando em virtude de um período de 'fossa' comum. As 'pegadoras' estavam solitárias e inseguras. A amizade foi se firmando e o primeiro selinho aconteceu na festa Anos 70. Mas o irônico é que elas haviam se beijado há algum tempo, durante uma festa Anos 80, quando Lica resolveu partir pra cima de todo mundo. A cena não foi mostrada, apenas sugerida. Só que o clima era outro. Na confraternização passada, o clima era de pura curtição. Já agora houve um sentimento. Tanto que ambas ficaram constrangidas após o gesto de carinho, ao contrário da outra vez, que nem ligaram e o beijão foi bem mais quente.

As personagens, então, começaram a flertar, saindo para conversar ou simplesmente tomar um sorvete. Os diálogos das duas já começaram a evidenciar a intenção de iniciar um relacionamento: "Só tem um jeito de enfrentar o preconceito. Brigando. Eu não tenho medo", disse Lica. "Eu tenho, mas enfrento", respondeu Samantha. Alguns capítulos se passaram e após algumas reflexões, o aguardado beijo saiu em virtude de um ato de coragem de Samantha: "Cheguei a conclusão que sou muito mais corajosa do que pensava. Não sei até onde isso vai dar, mas tô nem aí", disse a menina, para logo depois roubar um beijo da nova namorada. A cena transmitiu veracidade e sensibilidade.

A atual temporada é a primeira que exibe com coragem um casal gay e com grande destaque, ainda por cima. "Malhação Sonhos", em 2014, chegou a exibir um beijo entre mulheres e entre homens em um belo clipe final, mas eram imagens bem pequenas e muito rapidamente. Já foi um gesto admirável, vale ressaltar. Mas, a atual trama entrou para a história do seriado adolescente com um casal que nunca mais será esquecido por razões óbvias. Toda a construção desse novo relacionamento, cheio de medos e incertezas, vem sendo trabalhada com extremo cuidado e delicadeza por Cao Hamburger e seus roteiristas. Manoela Aliperti e Giovanna Grigio, por sinal, estão em plena sintonia e cresceram juntas em cena.

"Malhação - Viva a Diferença" mais uma vez honrou seu subtítulo e ousou ao focar no casal "Limantha". Além de ser mais um atrativo para a deliciosa temporada, rendendo novos desdobramentos, o novo par encanta pela sensibilidade da aproximação dessas duas meninas que não sentem vergonha de viver. Vale elogiar ainda a Globo permitir a exibição do beijo às 17h45, após longos anos até chegar ao icônico momento do beijo de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em "Amor à Vida" (2013). Esse 'tabu' já foi enterrado de vez e tomara que seja só o começo de muitos relacionamentos assim.

32 comentários:

Anônimo disse...

QUE TEMPORADA!

Malu disse...

Estou adorando o par e achando até a Lica menos chatinha, rs. Giovanna Grigio é muito talentosa e mereceu o destaque que está tendo. Manu tbm é maravilhosa, como sempre. Agora que a temporada está chegando ao fim (infelizmente), os casais começam a se formar, no entanto, vou desviar um pouquinho o tema do post e fazer pequenas críticas. Depois do beijo Gunê "quebrar a internet" eles quase não apareceram mais juntos, o próprio Guto reclamou. Espero que o casal tenha mais destaque, até porque supostamente a Benê fazia aniversário junto com o Tonico, já que na prévia dela ela comemorava sozinha com as bonecas, seria legal fazerem algo pra ela tbm mas já vi que não vai ter. Tina e Anderson tem um conflito interessantíssimo, mas já tá na hora de ir pra algum lugar. Mitsuko não pode fazer a Bárbara e deixar o preconceito de lado no último capítulo. Outra, Keyla já pode parar de ficar falando que o Deco é um ótimo pai, né? O cara passa a maior parte do tempo sumido, quando tá perto só faz merda... Sei que criar filho sem pai é a realidade de muitas mães adolescentes, mas ela tem o Tato, que é um anjo, e quase nunca reconhece o que ele faz por ela e pelo Tonico.
Já Jota e Ellen tbm já tá na hora de evoluir, eu achei a briga que eles tiveram esses dias bem boba. Clara e Fio eu tava amando tbm, mas já esfriou. Uma pena. MB e K1 formam um par delicioso, não só comicamente mas tbm no drama, já que ele a apoiou no episódio do abuso. Espero que role a primeira vez dos dois antes do fim. Sobre o Felipe, não sei qual é a dessa mina de Recife, será que ela vai aparecer na novela? Será que é pelo menos verdade essa história? Curioso tbm como um dos personagens mais carismáticos está sozinho, Juca. O menino tem crescido na trama ultimamente, e tido ótimas cenas com Benê, mas ninguém pode contra o shipp supremo. Mas acho que ele merece alguém.

Malu disse...

PS: Cada texto seu sobre MVAD agora eu já sofro por antecipação pensando no texto do final!! Ai Globo, oq custava esperar até a copa? Poxa vida.

Pedro Bertoldi disse...

Que temporada phoda. É tiro atrás de tiro. Que a Globo não demore a trazer de volta o Cao. Ele trouxe um respiro necessário pro formato.

Chaconerrilla disse...

Eu gosto muito de Limantha, mas confesso que queria muito Felica e "Samuca" (Samantha e Juca). Mas se elas terminarem juntas também vou amar. Como você falou, a aproxiamação das duas foi bem bonita e sem pressa. As cenas são de extrema sensibilidade. S2

izabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
izabel disse...

Deveriam observar os horários por questão de BOM SENSO. Tanto a emissora quanto os telespectadores. É difícil explicar para crianças muito pequenas. Creio que eles devem, como crianças, terem sua infância respeitada. A criança naturalmente é curiosa e vai perguntar na hora certa, mas sem pular etapas!

MARINA disse...

zemenza Fale sobre o outro lado do paraiso Nem Asisto Malhação rs

Unknown disse...

É só dizer q é um beijo só isso. Crianças não têm preconceito somos nós q ensinamos. To te falando de boa tá, kkkkk Nesse tempo de Internet parece que tem sempre alguém pronto pra criticar, chingar, mas não foi minha intenção.

Anônimo disse...

Só pra complementar o comentário acima do Lucas Silva, as crianças conseguem ser muito mais mente aberta do que muitos adultos. Aliás, as pessoas nascem livres de preconceitos, somente com o tempo, e dependendo da criação, é que se tornam preconceituosos. Portanto, quando uma criança perguntar sobre o assunto, basta ir direto ao ponto.

P.s.: Tbm estou te falando isso de boa, ok? Rsrsrs

Anônimo disse...

Só complementando meu próprio comentário acima, rsrsrs, quando uma criança perguntar sobre o assunto, vá direto ao ponto e explique que se trata de um gesto de carinho entre duas pessoas que se amam.

Kelvin disse...

Sucesso de crítica e para com o público muito esperado, por quem acompanha sua carreira. Cao Hamburger está por trás da melhor Malhação, desde o início dessa série de novelas, criador de "Castelo Rá Tim Bum","Disney Club","Um Menino muito Maluquinho", "Que Monstro te Mordeu" e de sua segunda obra prima "Pedro & Bianca" com Giovanni Gallo (Douglas) e Heslaine Vieira (Ellen) de Malhação. Assistam, esses dois são atores prodígios que já mostraram muito nesta série da TV Cultura. Além disso, Cao Hamburger é um dos diretores de "Cidade dos Homens"em reexibição, no momento. O cara sabe escrever sobre adolescentes, sabe quais são os melhores atores para um projeto, as melhores músicas, o melhor roteiro, enfim, é um gênio da produção cinematográfica brasileira. E tendo a melhorar!

Izabele disse...

Você tem de explicar à elas sobre os beijos de casais heterossexuais?ou isso é apenas o seu preconceito camuflado? olha,se a senhorita tem de seguir preceitos religiosos,eles cabem a você e não aos outros.Afinal,a novela contém a faixa etária,cabe a você também lê-la,seja mais respeitosa.Obrigada e passe bem!!

Débora disse...

Temporada FODA! O Cao sabe abordar temas delicados sem chocar a "Família Tradicional". E já tava mais do que na hora de Malhação ter uma cena dessas, que venham muitas outras! Foi muito bonito de se ver.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Malu, muito pertinentes suas observações. E eu acho que a garota de Recife talvez apareça. O Felipe agora será amigo do irmão da Keyla, que é gay, e isso fará os dois serem humilhados. Um bom debate sobre a amizade de gay com hétero. De resto, eu concordo com suas observações. E tb lamento mt a temporada não acabar em junho como todas as outras.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pedro.

Sérgio Santos disse...

Eu broxei com Felica depois que ela o chifrou com o Deco, chaconerrilla. Mas eu curtia antes. E Limantha está lindo.

Sérgio Santos disse...

Basta vc dizer que são duas mulheres que se amam, Izabel. Mais fácil que explicar pq existem vilões, por exemplo. Se todo mundo virasse gay por causa de novela não existiria homossexualidade pq antes só tinha casal hétero em novelas e ninguém foi influenciado.

Sérgio Santos disse...

Marina, eu também tenho falado. Calma. rs

Sérgio Santos disse...

É isso, Lucas...

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo muito, Kelvin!

Sérgio Santos disse...

Os adultos é que são preconceituosos, Izabele. As crianças não sentem.

Sérgio Santos disse...

Exato, Débora!!

Pedro Bertoldi disse...

Pegando o gancho do comentário da Izabel, acho bem complicada essa ideia ultrapassada e homofóbica de que as crianças nascem naturalmente héterxs. Em primeiro lugar, Malhação não é novela infantil e mesmo que fosse, por acaso não existem crianças e adolescentes gays? Porque esse público precisa acompanhar a vida inteira casais héteros, mesmo que isso não os represente? Malhação tá a mais de 20 anos no ar e nunca teve um casal homoafetivo aprofundado e o Cao está inserindo muito bem e ainda representando uma fatia bem significativa do público alvo da novela. Além do mais, como vários comentários já disseram, quem vê maldade são os adultos. Te garanto que as crianças vão levar bem mais de boa (se já não tiverem sido contaminadas pelo preconceito dos adultos que a cercam).

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Pedro.

Thiciane Diniz disse...

Limantha chegou e conquistou o público inteiro <33 A popularidade de Limantha é tão grande que já chegou até no mercado internacional, através das cenas com legendas em inglês que estão sendo disponibilizadas por fãs mesmo (no youtube, e no vimeo). Inclusive, malhação voltará a ser exportada para o mercado internacional após 13 anos, justamente pelo sucesso da temporada e a repercussão de Limantha. A quimíca das duas é algo tão lindo de ver, e o trabalho lindo, sensível e tocante da Giovanna Grigio e da Manu Aliperti tem que ser aplaudido de pé!!! É sem sombra de dúvidas, um dos melhores e mais lindos casais da TV dos últimos anos! Importante sempre ressaltar também, que Lica e Samantha estão fazendo história, sendo o primeiro casal do mesmo sexo a ter um relacionamento na Malhação em mais de 20 anos de novela teen. Essa representatividade é extremamente importante, e o autor está de parabéns, afinal estamos em uma temporada em que se celebra a diferença. Está no título. Está sendo muito lindo acompanhar a história delas e o trabalho das atrizes, e ver toda essa história colhendo frutos e fazendo muito sucesso. Elas merecem e essa temporada linda merece muito também! Vou sentir muitas saudades quando acabar!

Sérgio Santos disse...

Thiciane, desculpe, só vi teu comentário agora. Bjão!

Thiciane Diniz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiciane Diniz disse...

Imagine! É que eu tinha esquecido de comentar aqui antes..haha! Beijão pra você também!

Anônimo disse...

Essa temporada é sensacional, deixa claro a realidade jovens atualmente. Vivemos o agora, e diferentemente do que pensam vivemos livres. É notório a simpatização com os casais, uma vez que com maestria desdobram a realidade.