terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BBB12: descaso que custou caro

O Big Brother Brasil 12 ainda nem completou duas semanas de exibição e já está dando o que falar. Após a festa no último sábado, o assunto de todas as redes sociais era um só: o suposto estupro sofrido pela participante Monique.
Depois de muita bebedeira, Daniel e Monique foram filmados em cenas quentes na cama. Entretanto, fica claro para o telespectador que a moça está desacordada e ele se aproveita da situação. Apesar de ambos estarem sob o edredon, não resta dúvida de que só o rapaz está se mexendo. E um outro fato chama atenção: Daniel fica várias vezes olhando para os lados com medo de que alguém estivesse vendo o que ele estava fazendo --- o que evidencia ainda mais suas intenções.

Podemos condená-lo? Claro que não. Para isso mesmo que existe a justiça. Os dois estavam bêbados? Sim, mas ela estava imóvel na cama, já ele... E o que chega a assustar é o machismo que ainda impera na cabeça de muita gente, e , por incrível que pareça, na cabeça de diversas mulheres. Alguns justificaram o que aconteceu alegando que se ela estava alcoolizada é porque 'mereceu' (...), e outros argumentos que não colocarei aqui.


O grande absurdo de toda essa polêmica foi a posição do Boninho e da produção do programa. O diretor chegou a falar que Daniel era vítima de racismo. E quem teve a mesma opinião foi o chargista Maurício Ricardo, que há anos faz charges em todas as edições do BBB. E não, isso não tem nada a ver com preconceito. Esse tipo de argumentação é pobre demais. E justificarem o fato como 'não sendo nada de grave' e se utilizarem do depoimento da Monique como defesa também não foi nada sensato. 'Ela disse que foi tudo consentido', alega o todo-poderoso. Mas a mulher não se lembra de quase nada, como isso pode ser tomado como base? Por que não mostraram o vídeo para os dois?

O descaso foi absurdo demais, principalmente levando-se em consideração que a edição tratou o tema como uma simples 'ficada' e com direito a uma frase um tanto quanto desnecessária, para dizer o mínimo, de Pedro Bial ao final do vídeo (que não foi mostrado na íntegra): "Ah, o amor é lindo!".

A eliminação do candidato só foi decidida porque a polícia entrou no caso. E ainda assim, o telespectador que não é ligado em redes sociais e nem um assíduo frequentador da internet, ficou a ver navios. A única explicação dada pela produção e lida por Pedro Bial foi: " “Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que sim, o comportamento de Daniel na noite da festa foi motivo de eliminação." Também foi dito que o participante teve um 'comportamento gravemente inadequado'. E fim de papo. Nada mais foi falado e o programa seguiu normalmente.

O pior é que quem paga o Pay Per View se sentiu lesado. Simplesmente cortaram o áudio momentos antes que Monique foi chamada pela produção e também nos momentos em que os demais participantes ajudavam a fazer a mala do Daniel. A televisão ficou 'muda' por um longo tempo. Mas e o comprador como fica? Ele está pagando por um serviço que não estava sendo prestado. Será que cabe reclamação no PROCON?

Agora cabe ao Daniel se explicar aqui fora. Os desdobramentos a respeito dessa situação provavelmente não serão facilmente resolvidos. Muita água ainda deve rolar. Cabe a nós esperarmos o que a polícia irá dizer sobre tudo isso e também como que o Ministério Público irá se posicionar.

Polêmicas à parte, pode-se se dizer que o Big Brother Brasil 12 já chegou mostrando que não passará despercebido. Se em menos de duas semanas já tivemos tanto falatório, imagine daqui a um mês.

2 comentários:

Luzimara disse...

Só tenho uma pergunta a fazer..Ahhhh como eu gostaria dessa resposta !!!!!
Como ficarão as próximas festas? Será que os brothers ainda vão ser simplesmente personagens para dar audiência? Pois parece que eles não sabem de nada do que está acontecendo. Se isso for verdade, as próximas vítimas serão Laisa e Yuri. A garota até pra cozinhar fica de biquini e adoooooooooooora mostrar o bumbum quando está de blusinha, principlamente qdo acorda e vai dançar em frente à TV.
Sei lá, viu.....Imaginem se os brothers ficarem sabendo o que está acontecendo aqui fora....
Adeus bebidinhas, adeus festinhas , adeus audiencia. E disso o Boninho deve ter receio

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Luzimara. Isso também foi lamentável. Eles tinham que saber o que aconteceu. Qual o problema? Poderiam até discutir sobre o que realmente aconteceu no dia. Sobre a bebida, concordo que eles exageram muito, mas isento o programa da responsabilidade. A bebida é oferecida e eles bebem porque querem. São bem crescidos e estão vacinados. Vamos ver como isso vai se desdobrar.