A atual novela das nove da Globo é a única produção que vem fazendo sucesso na grade. Walcyr Carrasco, agora com Thelma Guedes, novamente demonstra que sabe a fórmula para prender o público diante da televisão e o capítulo desta sexta-feira, dia 22, foi mais uma comprovação. A conclusão do drama de Petra (Debora Ozório) ocasionou uma sucessão de cenas impactantes e emocionantes.
O risco de "Terra e Paixão" perder o ritmo com a morte da Agatha (Eliane Giardini) era alto, afinal, a vilã arrebatou o púbico e provocou um verdadeiro caos na trama. O mistério do 'quem matou?' segue no enredo em segundo plano e foi aí que o bom planejamento dos autores ficou mais claro. Enquanto o maior enigma não é solucionado, o que só ocorrerá no último capítulo, outros conflitos ganharam continuação, como o abuso sofrido por Petra, que sempre voltava nas memórias da personagem através da terapia com Marta (Kika Kalache).
A entrada de Dirceu, interpretado por Eriberto Leão, movimentou a história e inseriu uma tensão constante em virtude do comportamento abusivo e até aterrorizante daquele sujeito que sentia prazer em encurralar mulheres.
O irmão de Irene (Gloria Pires) passou a protagonizar cenas angustiantes com a sobrinha e aos poucos foi sendo exposto o passado sombrio daquele homem, vide o encontro com Graça (Agatha Moreira), que ativou uma memória até então esquecida da namorada de Jonatas (Paulo Lessa). E tudo foi piorando a ponto de uma criança, Rosa (Maria Carolina Basílio), virar uma vítima em potencial do pedófilo. Todos os conflitos foram construídos com precisão para a catarse deste capítulo ter o impacto esperado. E teve.A armadilha criada para o asqueroso sujeito resultou em uma sequência de tirar o fôlego protagonizada por Debora Ozório e Eriberto Leão, que se entregaram a ponto do telespectador nem lembrar que os dois interpretaram personagens que tinham um vínculo de afeto lindo em "Além da Ilusão", novela das seis de Alessandra Poggi exibida ano passado, onde brilharam como Leônidas e Olívia. A frieza na confissão do abusador e o horror da vítima, que novamente estava sendo atacada, provocaram um inevitável incômodo em quem assistia e a chegada de Caio (Cauã Reymond) junto com os policiais encerrou aquela forte saga da personagem mais complexa da novela. O choro de Petra misturava alívio com pânico e mais uma vez Debora demonstrou a profissional talentosa que é.
A perseguição que Marino (Leandro Lima) fez ao criminoso promoveu uma dose de ação necessária ao capítulo e a fúria do delegado foi representada muito bem pelo ator, que vem ganhando cada vez mais destaque na história. Mas Walcyr é um autor que sempre valoriza veteranos e proporcionou para Tony Ramos e Gloria Pires mais uma leva de cenas grandiosas. A atriz emocionou assim que Irene encontrou a filha e se ajoelhou pedindo perdão por nunca ter percebido nada. A cena em que a mãe consolou a filha durante um banho de banheira também merece vários elogios. Um momento de cumplicidade que até então nunca tinha acontecido. E o embate entre Irene e o irmão? A vilã foi até a delegacia e deixou Dirceu aterrorizado quando anunciou que sua morte tinha sido encomendada e seria lenta e dolorosa. Um tapa ainda foi bem dado. Que cena.
Já Tony Ramos se destacou assim que Antônio descobriu através de Caio que sua filha tinha sido abusada por Dirceu. O murro que o vilão deu no cunhado em plena delegacia lavou a alma do público. Mas o ator conseguiu brilhar ainda mais quando pela primeira vez seu personagem se portou como um pai diante de Petra. A conversa que o marido de Irene teve com a filha expôs a dificuldade que aquele homem tem para demonstrar sentimentos. O pedido de perdão genuíno veio pouco antes de um 'eu te amo' tão complicado de sair que quase ficou engasgado em sua garganta. Uma interpretação magistral de Tony.
"Terra e Paixão" ainda nem está em sua reta final, mas vem apresentando várias sequências ótimas e todas que envolvem a saga de Petra merecem reconhecimento, principalmente as exibidas no capítulo desta sexta-feira, que chegou a 28 pontos de pico em plena antevéspera do Natal.
10 comentários:
É um presente maravilhoso para nós, noveleiros, poder ter a honra de acompanhar capítulos de produções folhetinescas inclusive nos embalos das festas de fim de ano.
Guilherme
Olá, tudo bem? A atriz Debora Ozório aproveita a oportunidade na novela Terra e Paixão. Bom trabalho. Abs e Feliz Natal! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
FOI UM BAITA CAPÍTULO!!!
Não acompanho a novela, mas sei do talento da atriz porque ela estrelou Filhas de Eva como filha da Giovanna Antonelli.
Boas festas.
Big Beijos
www.luluonthesky.com
O Wlcyr Carrasco realmente já provou que conhece bem o próprio ofício. Sorte do público poder experimentar as emoções proporcionadas pelas obras desse autor.
Beijo e Feliz Natal!
É isso, Guilherme.
Verdade, Fabio.
Foi, anonimo.
É verdade, Lulu!
Perfeito, Marly!
Postar um comentário