terça-feira, 2 de julho de 2019

Marina Moschen e Sérgio Malheiros foram esquecidos em "Verão 90"

A atual novela das sete da Globo está em plena reta final e não funcionou. Foram muitos os erros de "Verão 90" e Izabel de Oliveira e Paula Amaral pecaram principalmente na total ausência de história. Não havia um fio condutor para estruturar o enredo e tudo se perdeu em esquetes avulsas. Os problemas foram tantos que afetaram até mesmo os poucos acertos da produção, como o casal Larissa e Diego.


Marina Moschen e Sérgio Malheiros se destacaram logo no início do folhetim e o desenvolvimento do par, até então, estava muito interessante. Ao contrário da pressa em torno do casal Manu (Isabell Drummond) e João (Rafael Vitti), que se apaixonaram e ficaram juntos rapidamente, houve uma boa condução do nascimento do amor entre a patricinha e o menino mais humilde. O clichê que raramente falha na teledramaturgia.

O primeiro encontro se deu por conta de um gesto racista da menina --- ela achou, por segundos, que ele havia furtado sua bolsa --- e a situação, obviamente, rendeu um embate. Aos poucos, no entanto, os dois foram se conhecendo melhor e partiu dela a atitude de se desculpar para iniciar uma aproximação.
Até porque ambos começaram a estudar na mesma faculdade. As autoras foram cuidadosas no desenvolvimento e não demorou para essa relação virar a melhor da novela. Afinal, era a única que apresentava um conflito de verdade.

E a química entre os atores sempre transbordou. Antes mesmo do primeiro beijo. As trocas de olhares, os sorrisos, enfim, era um casal que dava gosto de torcer. Marina Moschen novamente roubava a cena em uma novela ---- fez o mesmo em "Rock Story" e "Deus Salve o Rei" ---- e Sérgio Malheiros protagonizava ótimos momentos ao lado da colega. A sintonia era visível e o talento da dupla valorizado. Tudo parecia perfeito até o capítulo que rendeu recorde de audiência para a trama: o da troca de casais.

Izabel de Oliveira e Paula Amaral, inclusive, merecem elogios pela criatividade da virada da história dos pares --- ainda que tenha sido absurda. O arrogante Quinzinho (Caio Paduan) desistiu de se casar com Larissa e foi atrás de Dandara (Dandara Mariana), para quem se declarou e propôs a situação um tanto inusitada. Já Larissa foi correndo atrás de Diego e os dois finalmente encararam aquele amor sem medo do preconceito da sociedade. O playboy atravessou a igreja com outra noiva, para o desespero de Mercedes (Totia Meirelles) e choque dos convidados, ao som de "Preta" (Beto Barbosa). Uma sequência ótima.

Todavia, a história de Larissa e Diego acabou ali. As autoras simplesmente esqueceram do casal depois dessa virada. Os personagens perderam a função e viraram figurantes. Passaram a aparecer uma ou  duas vezes por semana, se muito, e sempre em cenas irrelevantes, como a bobagem em torno da prisão de Candé (Kayky Britto), irmão da patricinha. O único casal da novela que tinha conflitos atrativos ficou igual aos demais: sem história. Com isso, obviamente, os atores ficaram sem destaque e se viram subaproveitados, após um início promissor. Agora, por exemplo, os dois estão envolvidos na forçada situação da volta da mãe de Larissa, que é uma golpista.

É verdade que os atores não foram exceções. Vários outros sofreram do mesmo mal ao longo da novela. Jeniffer Nascimento foi deixada de lado junto com o bobo mistério sobre Kika (ela é a cantora mascarada que aparece a cada dois meses e olhe lá), enquanto Cláudia Ohana (Janice), Fabiana Karla (Madá), Marcus Veras, Val Perré (Otoniel) e Flávio Tolezani (Raimundo) viram seus perfis minguarem à medida que as semanas se passavam. O único que se cansou da condução da autoras foi Humberto Martins, que pediu para sair da produção, embora todos os envolvidos neguem. E nem dá para julgar o ator, pois Herculano era tão sem função que nem deu para sentir falta.

"Verão 90" se encaminha para o fim e é lamentável que tantos erros tenham sido apresentados, entre eles a perda de relevância do par mais atrativo do folhetim. Marina Moschen e Sérgio Malheiros não mereciam tamanho descaso e no caso da atriz é preciso enfatizar que já é a segunda vez que a 'boicotam' ---- vale lembrar do sucesso de Selena em "Deus Salve o Rei", que ofuscou Amália (Marina Ruy Barbosa) e Catarina (Bruna Marquezine), mas depois teve sua importância estranhamente diminuída e somente retomada na reta final. Difícil compreender.

12 comentários:

Anônimo disse...

Esperto foi o Humberto Martins que pediu pra cair fora.

Anônimo disse...

"Verão 90" que se prepare para a análise final no seu blog no próximo dia 26, Sérgio, pois vem fazendo por merecer as críticas ferrenhas devido ao descaso com o qual Izabel de Oliveira e Paula Amaral desenvolvem as tramas. Assisti há poucos minutos ao primeiro teaser de "Bom Sucesso" e adorei a naturalidade presente em sua exibição, algo que o de "Verão 90" nunca teve, e era até constrangedor ver nele atores e atrizes executando passos de dança que, sabe se lá foram populares na década de 1990. Sei que cada década teve suas esquisitices e a de 1990 não é exceção, mas ela não pode ter sido tão apalermada como a novela apresenta. E nem adianta os fãs desse "folhetim" o defenderem dizendo que "Verão 90" é uma grande brincadeira, porque não há a menor graça em ver o amontoado de esquetes em que ele se transformou. Nunca fui fã de "O Tempo Não Para" (2018) e sei que a partir de certo ponto ela se enquadrou na categoria "novela de esquetes", mas um ou outro elemento se destacava no conjunto da obra, como por exemplo a condução do relacionamento dos mocinhos Marocas (Juliana Paiva) e Samuca (Nicolas Prattes). Em "Verão 90" nem mesmo Manu (Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti) encantaram, e é lamentável ver que Diego (Sérgio Malheiros) e Larissa (Marina Moschen), o único casal que realmente se sobressaía, foi deixado de lado.

Guilherme

Letícia disse...

Você sempre dizendo verdades doa a quem doer. AMO!!!!!!!!

Pedrita disse...

na verdade eu q esqueci essa novela nada. só esquetes tipo pegadinhas. inútil demais pro meu gosto. moschen arrasou em rock story. desde q malheiros foi pra globo não fez um personagem q preste. pelo menos esse ele é advogado, pq na globo ele só faz pobre de comunidade. na record está arrasando atualmente na reprise de caminhos do coração como aquiles. beijos, pedrita

Adriana Helena disse...

Sérgio, muito bom o seu texto sobre o desenrolar deste casal na novela!
Pena que pararam de dar ênfase aos dois, pois realmente era lindo de ver!!
Amigo, tem festinha de 8 aninhos de blog lá no meu cantinho e neste ano tem surpresa: você agora é o meu TOP Comentarista!! Agradeço seu carinho sempre amigo!!
Linda e especial semana!! :)))))

Elisabete disse...

A novela não teve sucesso, mas tem um casalinho bem bonito.
Um abraço.

Sérgio Santos disse...

Ne, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Adorei, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Leticia.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Que honra, Dri!!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Mereciam mais destaque, Elisabete.