sexta-feira, 19 de abril de 2019

Tudo sobre a coletiva da terceira e última temporada de "Sob Pressão"

A Globo promoveu nesta quarta-feira, 17/04, a coletiva da terceira temporada de "Sob Pressão", série que faz um imenso sucesso e vem ganhando cada vez mais reconhecimento internacional. O evento foi nos Estúdios Globo e a imprensa foi recebida por parte do elenco, equipe e direção. O diretor artístico Andrucha Waddington e o autor Lucas Paraizo abriram o encontro, chamando a exibição de um vídeo com entrevistas do elenco e cenas exclusivas da nova leva de episódios, gravada no segundo semestre do ano passado. Fui um dos convidados e conto aqui tudo sobre coletiva.


O primeiro capítulo da terceira temporada foi exibido e a qualidade da trama segue a mesma. Prendeu a atenção do primeiro ao último minuto. Impressionante como a questão da saúde pública precária do país rende infinitos conflitos. Por isso mesmo todos os jornalistas e blogueiros presentes lamentaram o fim da série. Há fôlego para muitos anos e o próprio Andrucha admitiu isso. Mas, infelizmente, é mesmo o último ano da história baseada no filme homônimo, por sua vez criado a partir do livro de Márcio Maranhão ("Sob Pressão - A Rotina de guerra de um médico brasileiro"), também presente no evento.

Como sempre, a série aborda temas relevantes e atuais do Brasil, conseguindo ligar todas as questões aos problemas da saúde pública. A estreia já explora a greve dos caminhoneiros de forma inteligente e ainda expõe rapidamente a influência tóxica dos traficantes na vida das crianças das favelas. "As questões do país são tratadas na série desde a primeira temporada. Falando de saúde pública, falamos do país como um todo, do micro ao macro", pontuou Andrucha.
"Essa é uma temporada muito dinâmica e atual. Ao longo desses três anos, desenvolvemos ferramentas para fazer uma temporada contundente sobre a saúde no Brasil, tentando dar novas perspectivas, sem maniqueísmos", acrescentou Lucas.


Após a exibição do primeiro episódio, um bate-papo com a plateia promoveu o debate sobre os temas sociais apresentados na série, além dos casos médicos atuais, que aproximam ainda mais a trama da realidade brasileira. "Essa série me fez ressignificar a minha profissão", disse Marjorie Estiano. "É um trabalho muito importante para mim. O que nutria a gente era a motivação do que estávamos falando e o propósito do projeto. É daí que vem a energia de todo mundo. Tocamos em temas que são reincidentes na nossa sociedade, problemas que se repetem e não são solucionados, por isso é sempre tão atual", completou a talentosa atriz, que dá vida à medica Carolina.


O versátil Júlio Andrade chegou a experimentar uma nova 'faceta' que tem boas chances de engrandecer ainda mais sua carreira: a de diretor. Quando não estava na pele do destemido doutor Evandro, o ator esteve por trás das câmeras. "Julinho nasceu pra isso. Como ator, é totalmente intuitivo. Como diretor, é estudioso, anota tudo no caderninho", brincou Andrucha. "Dirigir sempre foi um desejo meu. Tenho essa coisa de ser metido no set, de opinar. Foi uma experiência maravilhosa, mas de muita pressão também. O Andrucha é extremamente generoso, atento a tudo que está acontecendo, e me apoiou demais", declarou o intérprete do médico herói.


A maravilhosa Drica Moraes não escondia a felicidade de fazer parte de um projeto tão vitorioso e a chegada da infectologista Vera vai abrilhantar ainda mais esse arco de personagens tão bem construídos da série. Isso porque a médica é extremamente comprometida e profissional de excelência, apesar de ser descrente no sistema. Ela é uma espécie de porta-voz do paciente e transmite a indignação com relação aos vários problemas do hospital. Sua atitude mais ranzinza se deve a um passado sofrido que será desmembrado ao longo da temporada e tem tudo para emocionar. A atriz, inclusive, destacou sua ótima parceria com Marjorie Estiano. Até porque finalmente agora as duas podem contracenar, após a inesquecível substituição da vilã Cora, em "Império" (2014) ---- Drica precisou sair da novela por problemas de saúde e Marjorie ficou em seu lugar. "Drica é minha "Top Five Mundial", disse Marjorie, sendo igualmente acarinhada pela amiga. "Tomara que eu continue atravessando o caminho dela e ela o meu. Joguei pro universo", complementou a intérprete de Carolina, arrancando risos de todos os presentes.


O querido Pablo Sanábio também falou um pouco do simpático Charles, que deixa de ser residente e vira um ótimo médico. "Agora ele quer ser tratado de igual para igual, mas sabe que deve tudo a Evandro", disse o ator. "O grande marco na virada do personagem foi quando ele precisou operar uma senhora sem a ajuda do Evandro na segunda temporada. Aquele grito que ele deu foi um elemento catártico. Adorei fazer aquela cena", complementou. Além dos citados, também estavam presentes Josie Antello (Rosa), Julia Shimura (Keiko), Marcelo Batista (Gustavo, o novo anestesista) e Jana Guinond (Simone, a nova enfermeira).


O evento contou ainda com a presença de Jorge Furtado, que assinou a redação-final da série na primeira temporada e supervisionou o texto da segunda. "Essa série é um trabalho muito coletivo e de utilidade pública, pois mostra para a população onde a crise e os problemas terminam. O resultado das três temporadas é incrível e me dá muito orgulho de ter feito parte", contou. Márcio Maranhão, médico consultor da série e autor do livro, autografou os exemplares que os convidados ganharam e destacou a importância do projeto. "Acho que 'Sob Pressão' cumpre a função de entreter, mas também contribui muito para esse panorama de perceber como a saúde pública é um pilar fundamental e estruturante na nossa sociedade", opinou o médico.


A terceira temporada de "Sob Pressão" estreia no dia 2 de maio e é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. Além de Andrucha Waddington na direção artística, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade compõem a direção da série e o autor Lucas Paraizo conta com a colaboração de Márcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flávio Araújo e Pedro Riguetti. Que venha!


Vídeo da querida Marjorie Estiano convidando todos meus seguidores para a estreia da terceira temporada.



18 comentários:

Anônimo disse...

Que vídeo doce da Marjorie! Meu amor!!!!!!

Wesley disse...

Adorei saber detalhes dessa coletiva da minha série favorita!!! Inveja boa de você!!!!!!

Melissa disse...

Ansiosa demais pra terceira temporada mas nao sabia que seria a última e já to triste.

chica disse...

Bem legais os momentos nessa coletiva!

Aproveito pra te desejar uma Páscoa linda e abençoada! abração,chica

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu adoro a série Sob Pressão. Sempre acompanho. Aproveito a mensagem para desejar Feliz Páscoa! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Pq vai acabar????????

Paula disse...

Vc é o único que conta TUDO das coletivas. AMOOOOOO

Anônimo disse...

Vc agora tá em todas, Sérgio. Merece!!!!!

Elisabete disse...

Consegue acompanhar todas estas séries e novelas?
Boa semana, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Meu tb, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Valeu, Wesley!

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Melissa.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Chica. Linda Páscoa!

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, Fábio. Boa Páscoa!!!

Sérgio Santos disse...

É um mistério, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Paula!!!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muitas sim, Elisabete. bjssss