sexta-feira, 12 de abril de 2019

"Toda Forma de Amar": o que esperar da próxima temporada de "Malhação"?

A atual temporada de "Malhação", chamada "Vidas Brasileiras", é a pior de sua história. Patricia Moretzohn se equivocou por completo e criou um amontoado de situações rasas que não despertaram a menor atenção do público. O fracasso de audiência e repercussão foi merecido. A missão de Emanuel Jacobina, portanto, é reverter esse desastre provocado pela colega, após a bem-sucedida "Malhação - Viva a Diferença",  de Cao Hamburger.


A nova trama se chama "Malhação - Toda Forma de Amar" (dirigida por Carlos Araújo e Adriano Melo) e o autor também terá que reverter a má impressão causada pelas duas temporadas que escreveu em sequência, entre 2016 e 2017. "Malhação - seu lugar no mudo" e "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" apresentaram sérios problemas de desenvolvimento, além da construção rasa de casais e abordagens de temas relevantes realizadas de forma superficial.

Entretanto, Jacobina foi um dos idealizadores do seriado adolescente em 1995, juntamente com outros escritores na época da estreia desse formato tão longevo. Ou seja, ele entende do produto. E a fase escrita em 2010, apelidada de "Cidade Partida", protagonizada por Bruno Gissoni (Pedro) e Daniela Carvalho (Catarina) foi ótima.
Na atual produção, o autor investe no clássico dramalhão para o pontapé inicial de sua história. Isso porque uma das protagonistas (a principal) será uma mãe adolescente em busca da filha que foi tirada de seus braços.

O destino de Rita (Alanis Guillen) muda drasticamente no dia da missa de sétimo dia de seu pai. É durante esse triste momento que a adolescente descobre que sua filha, dada como morta, está viva. Disposta a tirar toda história a limpo, ela deixa Queimados com a ajuda do melhor amigo, Tadeu (João Fernandes), e se muda para Duque de Caxias, baixada fluminense, onde é acolhida pela amiga de sua falecida mãe, Carla (Mariana Santos), dona de uma lanchonete. Controladora, a mulher pega no pé dos filhos, Raissa (Dora de Assis) e Thiago (Danilo Maia). Isso porque perdeu seu marido em um assalto e morre de medo da violência.

O pai do filho de Rita será um dos mistérios do enredo e a mocinha mal sabe que o bebê foi adotado por Joaquim (Joaquim Lopes) e Lígia (Paloma Duarte, de volta à Globo, após 13 anos na Record), um casal da zona sul do Rio de Janeiro, pais de Felipe (Pedro Novaes), um estudante de direito que ama surfar nas horas livres. Assim que descobre o paradeiro da criança, a personagem faz de tudo para se aproximar e acompanhar a rotina daquela família. Ela segue os passeios matinais do casal por Ipanema e quem percebe algo estranho é Felipe, que se encanta pela beleza da jovem. Claro que os dois se envolverão e formarão o casal principal da história. É um enredo tipicamente novelístico e promissor.

A protagonista, inclusive, enfrentará dificuldades para conseguir a guarda do bebê. O maior obstáculo será Lara (Rosanne Mulholand), irmã de Lígia e grande vilã da trama. A elegante mulher é uma advogada ambiciosa e competitiva, que abre mão da ética para conseguir tudo o que quer. Com o intuito de defender os interesses da família, mas com uma visão de mundo diferente da irmã, Lara vai dificultar a relação de Rita com os pais adotivos de sua filha. O aliado da mocinha será Felipe e essa amizade virará uma paixão.

Porém, a temporada tem uma reviravolta envolvendo Rita, Thiago e Raíssa  que lembrará muito a premissa de "Malhação - Viva a Diferença". Dentro de uma van, os três, juntamente com Jaqueline (Gabz), Guga (Pedro Alves) e Anjinha (Caroline Dallarosa), presenciam a retirada truculenta de um jovem do veículo por homens armados. Um sequestro? Um acerto de contas? Diante do impasse em contar o que viram à polícia, os adolescentes criam um grupo no WhatsApp chamado "Deu Ruim" e a partir daí criam um vínculo eterno de uma amizade verdadeira. Algo parecido com as "Five" se encontrando no metrô e virando amigas por conta do nascimento do filho de uma delas?? Sim, quase tudo. A imitação está evidente. Ao menos o autor quis copiar uma temporada excelente. Ainda assim, provoca um natural estranhamento. Era necessário?

"Malhação - Toda Forma de Amar" ---- cujo clipe como ser conferido aqui ---- ainda tem no elenco nomes como Henri Castelli (intérprete de Madureira, lutador de Muay Thai e dono de uma ONG que ajuda jovens carentes), Gabriella Mustafá, Tato Gabus Mendes, Karine Teles, Hugo Moura, Olívia Araújo, Julio Machado, entre outros. Tomara que a nova história valha a pena e envolva o público. Resta aguardar a estreia, no dia 16 de abril.



Vídeo da simpática Rosanne Mulholland convidando os meus seguidores e leitores para a estreia.


21 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia detalhes do roteiro, mas achei esse plot aí da van uma cópia de Viva a Diferença mesmo. Sei não.

Anônimo disse...

Venho dizendo em blogs desde o começo deste ano ou meses antes dele que não alimento expectativas para "Malhação - Toda Forma De Amar", pois tenho receio de acompanhar duas péssimas temporadas em sequência logo após a magistral "Malhação - Viva A Diferença" (2017), que recentemente foi agraciada com o Emmy Kids Internacional 2018. Mas creio que pelo menos alguns nomes do elenco escalado se destaquem em projetos futuros, ao contrário dos que participaram da indigesta fase atual, "Malhação - Vidas Brasileiras" (cujo texto de considerações finais já espero para a noite de depois de amanhã), e torço para que nenhum deles (de "Malhação - Vidas Brasileiras", inclusive o elenco adulto) obtenha sucesso em seus próximos trabalhos na TV. Mas isso dependerá da renovação de contrato deles por parte das emissoras.

Vitória disse...

Gostei do enredo da mãe adolescente mas odiei o enredo da cópia de Viva a Diferença.

Pedrita disse...

o q mais me incomodou na atual malhacao foram os preconceitos. queria debater preconceito criando mais. um show de equívocos. e fazer suspense com tema serio como assédio de professor em aluno é o fim do fim. vou checar o começo. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Professora Helena de volta as telas. Finalmente. Essa atriz merece ser reconhecida. Carrossel fez um enorme sucesso, mas a professorinha não chegou a ser um divisor de águas. Como é que pode, né? Com o sucesso todo que Carrossel fez.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Acredito que vc pegou pesado demais. Eu gostei de algumas histórias apresentadas na atual edição de Malhação. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Também achei Vidas Brasileiras ruim, mas porque torcer pro elenco se dar mal???? eles não tiveram a menor culpa do roteiro pífio, e muitos ali tem talento sim. Deixe de rancor.

Anônimo disse...

Na verdade, o elenco (pelo menos o fixo) teve culpa em não ter sido criterioso na escolha dos papéis a interpretar em produções da emissora. Mas os maiores culpados foram a autora, os colaboradores, os diretores ao contribuírem massivamente para a falta de lógica e coerência da temporada infame encerrada há três dias, e sobretudo o diretor de dramaturgia diária da emissora por ter aprovado um projeto predestinado ao fracasso desde antes da estreia. Posso parecer rancoroso com as palavras dadas por mim a respeito dela, mas são as mais sinceras que consegui utilizar para descrever o pensamento da maioria dos telespectadores brasileiros, até mesmo dos fãs assíduos de "Malhação" a respeito da fase frustrante anterior. E se os egressos de "Malhação - Viva A Diferença" (2017) não foram tão bem aproveitados pela emissora, os de "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018) não merecem tratamento VIP por parte dela. Sem mais.

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar no comentário anterior que o supervisor de texto da apática temporada anterior de "Malhação" também foi um dos maiores culpados pelo fiasco dela. Mas ainda assim, infelizmente um ou outro egresso de "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018) estará presente em "Adrenalina", a próxima novela dele a ser exibida na faixa das 19h30min, com previsão de estreia para janeiro de 2020, substituindo "Bom Sucesso", da incrível dupla Rosane Svartman e Paulo Halm.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, Vitoria.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Pedrita. bjs

Sérgio Santos disse...

A Rosanne é ótima, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Discordo, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

Eu torci, anonimo???

Sérgio Santos disse...

Um conjunto de erros, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, então, anonimo...

Anônimo disse...

Esse comentário do anônimo questionando o desejo pelo fracasso dos egressos de "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018) foi direcionado a mim, e não a você, Sérgio. E como você pediu, vou dizer o meu nome. Muito prazer. Eu sou Guilherme, o anônimo que alfinetava "Malhação - Vidas Brasileiras" sempre que podia e na segunda-feira passada fez aquele desabafo a respeito dela (risos), que é fã declarado de "Sete Vidas" (2015), "Totalmente Demais" (2015), "A Força Do Querer" (2017) e "Malhação - Viva A Diferença" (2017), que diz em que ano foram exibidas tais produções televisivas (mais risos), que disse que "Malhação - Viva A Diferença" se encerrou no dia do meu aniversário de 24 anos, e que não vem ao blog apenas para desabafar sobre o que a televisão oferece de ruim, mas também para aclamar o que ela oferta de primoroso. Enfim, é uma honra falar um pouco mais de mim para você, Sérgio. Sucesso para você sempre!

Anônimo disse...

Também adoro as suas "molduras" de fim de novela e o "para culminar" que você escreve nas análises sobre folhetins de qualidade questionável, Sérgio. Além de, ao citar o nome de um ou mais personagens, eu mencionar também os nomes de seus respectivos intérpretes.

Guilherme

Anônimo disse...

E, inclusive, Sérgio, fui o primeiro a elogiar Maju Coutinho no texto que você escreveu a respeito da estreia dela como âncora no "Jornal Nacional" e o sétimo a comentar no texto repleto de elogios a Alinne Moraes diante da excelente atriz que é.

Guilherme