segunda-feira, 11 de abril de 2011

Insensato Coração agoniza

A ótima "Passione" já terminou há tempos e até agora "Insensato Coração" não disse a que veio. O que vimos até agora desde que a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares se iniciou? Um amontoado de personagens soltos, ritmo lentíssimo, enredo desinteressante e cenas completamente apelativas.

O principal erro dessa novela é o entra-e-sai de personagens. Quando o público está se acostumando e conhecendo o papel X, este tem uma viagem importantíssima e evapora. Quando começa a decorar os nomes, na semana seguinte entram mais cinco fulanos e tudo volta a estaca zero. O mais problemático disso tudo é vermos grandes atores servindo de escada para atores fracos, para não dizer coisas piores. Alguém me explica o que é a maravilhosa Nathália Timberg servir de elenco de apoio para a Paola Oliveira? Ou a Louise Cardoso aparecendo só pra servir de ouvinte para o filho (Rodrigo Andrade)? José Augusto Branco e Norma Blum mal aparecem.Ana Lucia Torre, apesar de roubar todas as cenas como a ótima Tia Neném, também aparece pouquíssimo e não é nem um pouco valorizada. Ela,aliás,deixará a novela em breve. Ou seja, o que já anda ruim, só tende a piorar mais.

E o que dizer das imensas bobagens que são as cenas da Debora Secco? Não consigo achar graça alguma em assistir a uma piriguete se dando bem passando a perna nos outros. E convenhamos que esse papel é uma cópia da Darlene de "Celebridade" e Debora está cada vez mais cansativa. Mas segundo os jornais,foi o público que exigiu mais cenas dessas. O que está havendo com os telespectadores? Ao invés de pedir mais cenas com os atores veteranos da trama, que esbanjam talento e grandes atuações, preferem esse festival de idiotices? Vai saber... PS: Não vou comentar a cena de Natalie depilada porque minha cota de sandices está quase esgotada nessa novela.

Nem me estenderei muito no núcleo envolvendo o Lázaro Ramos e suas conquistas inimagináveis, juntamente com os festivais de lamentações e chororôs da Camila Pitanga que vive em função do que o André faz ou deixa de fazer. Isso, sem contar com sua fiel irmã conselheira (Paloma Bernardi, como a Mia de "Viver a Vida"-o retorno). E me digam o que é o "drama" dessa irmã? Ela e seu namoradinho querem transar,mas falta a camisinha.Nossa! Incrível e muito atraente! André continua sua saga de lançar olhares sedutores, deixando todas as mulheres que ele vê excitadíssimas(!).

Jonatas Faro tem uma função: ficar sem camisa e protagonizar um romance adocicado à nível de "Malhação" juntamente com Giovanna Lancelloti,só que no horário nobre. No mesmo núcleo temos o ótimo Herson Capri e a perfeita Ana Beatriz Nogueira (que também deixará a novela...). A situação envolvendo seus personagens tinha tudo para ser interessante, mas também não funcionou. O ritmo arrastado contribui muito pra isso.

Glória Pires será a grande vilã da novela, mas até agora seu núcleo está tão insuportável quanto os demais.Ressaltam-se, claro, as excelentes cenas protagonizadas por ela e Cristiana Oliveira na prisão. Mas essas mesmas cenas são muito pequenas e ambas aparecem bem menos que outros atores pífios e com dramas idem. Cristiana, aliás, engordou absurdamente para ficar dois meses na trama. Outra boa atriz que não durará muito. E alguém pode me dizer o objetivo dos personagens da Lavinia Vlasak e do Dudu Azevedo? Ambos já se foram, mas enquanto estavam lá prometiam muito e nada fizeram. Cássio Gabus Mendes e Isabela Garcia são ótimos atores, mas esse drama de viciado em jogos está muito batido e já acabamos de ver na novela passada o Cauã Reymond (Danilo) em conversações de grupo para discutir seu outro tipo de dependência. Maria Clara Gueiros tem praticamente a mesma cena todos os dias: correr atrás dos homens figurantes e do Ricardo Tozzi.

Para finalizar temos um casal de protagonistas maçantes e enfadonhos. Eriberto Leão está péssimo no papel e Paola, embora tenha nos apresentado um bom trabalho em novelas passadas,está muito fraca. Alguém suporta ver uma mulher rica e boa profissional ficar correndo atrás o tempo todo de um sujeito que está com dor na consciência porque "matou" a ex-noiva? Aquilo é chato demais!Sei que tem mais personagens,mas não vou ficar falando dos gritos constantes da Debora Evelyn e nem do vilão Léo que, me desculpem, mas não tem carisma algum e Gabriel Braga Nunes não está  atuando esse espetáculo todo que muitos dizem.

Gilberto Braga escreveu grande novelas de sucesso. "Força de um Desejo", "Celebridade" e "Vale Tudo" são só algumas delas. Sua parceria com o Ricardo Linhares também rendeu uma boa trama: "Paraíso Tropical", que foi ótima! Mas "Insensato Coração" parece escrita por alguém sem experiência alguma e criatividade zero. Quase tudo ali cansa os telespectadores. A situação é caótica e se tudo não melhorar logo,a situação será irreversível.

2 comentários:

Davi Jr: disse...

Nossa!Se a novela for tudo isso que você diz,estou perdendo um excelente espetáculo.Parabéns

Sérgio Santos disse...

Será?