sábado, 4 de dezembro de 2010

A polêmica do segredo de Gerson

Quando finalmente Gerson resolveu contar seu famigerado segredo em Passione, o público se revoltou.
"Mas foi só isso? Que bobagem! Silvio de Abreu é ridículo! Tanta demora para isso..."  Essas foram algumas das diversas opiniões que as pessoas tiveram sobre a revelação.

Resumindo, Gerson falou para seu psiquiatra que tinha tara em "sexo sujo", sentia tesão em tudo quanto era cheiro fétido, ambientes nojentos. Gostava de ver mulheres sendo violentadas e quase estuprou sua esposa (a mala da Diana na época) quando a mesma descobriu seu segredo.

É ou nao é uma revelação forte demais para os telespectadores acharem uma bobagem e ficarem decepcionados? Sim é. Mas o grande problema foi a maneira como isso foi contado.
Gerson começou as suas revelações de uma forma muito abrangente dizendo que ia em todo tipo de site pornográfico e afins.

A partir desse momento o público já se revoltou, pois afinal todo adolescente faz isso. E isso só piorou quando ele continuou sua revelação. Disse que quando era adolescente pagava para prostitutas fazerem sexo, mas ele nao participava. Ora, e daí? O texto foi infeliz ao mencionar "uma mulher imensa", como se toda pessoa gorda fosse anômala por ter uma vida sexual. Também foi péssimo o comentário sobre "gostar de ver homossexuais se pegarem em banheiros sujos" (como se todo gay tivesse relação nesses locais).

Após todas essas besteiras ditas é que realmente veio a parte forte da declaração, mas aí já era tarde demais. O estrago já havia sido feito, pois Silvio de Abreu enfeitou tanto o texto que quando chegou o momento onde o personagem apresentava seus reais distúrbios, o telespectador já estava entediado e decepcionado.

O probema do Gerson é grave e não uma besteira como muitos disseram. Mas por pressão do patrocinador do personagem (a novela é cheia de merchandinsing como vocês bem sabem) ou por medo da censura que hoje em dia se chama "classificação indicativa ou Ministério Público", ele floreou demais o que deveria ser direto e objetivo.

Tirando essa falha, a história de Gerson foi bem coerente com os fatos apresentados ao longo da trama.E a novela vem retomando seu rumo, pois Clara (ótima Mariana Ximenes) voltou com suas vilanias, Daisy Lúcidi retornou à novela com sua pérfida Valentina e Cleyde Yáconis idem. Quem sabe agora teremos aquela velha 'Passione' de volta...

Nenhum comentário: