terça-feira, 5 de julho de 2022

"No Limite" corrigiu os equívocos da temporada passada e merecia mais reconhecimento

 A edição de 2022 de "No Limite" merecia ter feito sucesso. A edição passou longe de um fracasso, mas a repercussão foi baixa e a audiência mediana. Bem longe do que a Globo planejava. Mas a temporada, que chega ao fim nesta quinta-feira (07/07), não fez jus ao resultado aquém do esperado. A produção soube ouvir todas as merecidas críticas feita ano passado e apresentou um ótimo produto ao público. 


A edição de 2021 marcou a volta do reality após 13 anos de hiato. A terceira edição foi exibida em 2009, depois de outro longo período fora do ar ---- o formato estreou no ano 2000 como um fenômeno e foi encerrado em 2002 com claros sinais de desgaste. Porém, o retorno não deu certo. As provas repetitivas, a falta de foco na convivência dos participantes, a apresentação desanimada de André Marques e o excesso de regalias afastaram o público. Nem mesmo a seleção de um elenco apenas com ex-BBBs gerou repercussão. 

Houve uma avalanche de críticas ao longo da temporada. Nem parecia que o reality voltaria em 2022 diante de tantas opiniões negativas. Não por acaso, o anúncio da nova edição despertou desconfianças. Mas ao longo dos episódios foi ficando claro o quanto a produção se preocupou em melhorar. Todas as situações questionadas ano passado foram corrigidas, o que parecia difícil.

O fato do reality ser exibido apenas uma vez na semana impedia que o telespectador criasse um maior vínculo com os competidores, além de implicar em uma abordagem bastante superficial sobre a convivência deles. Este ano foram exibidas duas edições por semana, o que facilitou o foco nas brigas e alianças entre os participantes. 

A mesmice das provas também foi corrigida. Eram todas com a mesma dinâmica: um desafio de agilidade que culminava na montagem de um quebra-cabeça. E o resumo era maçante diante de tanta previsibilidade. Agora foram provas elaboradas com mais criatividade, onde a resistência muitas vezes era vital. Aliás, ocorreram mais disputas de resistência com horas de duração. Ficou mais atrativo. Até despertou mais a rivalidade das equipes, chamadas de Lua e Sol. Houve ainda uma preocupação em misturar os times mais vezes, o que ajudou a provocar mais intrigas e mal-estar. 

Acertaram com o maior número de participantes. Como eram duas eliminações por semana, foram 24 selecionados para o reality. Outra novidade que funcionou. E a melhor surpresa de todas foi a apresentação. Amante do mundo dos esportes, atleta profissional e tetracampeão de paracanoagem, Fernando Fernandes deu um show no comando do reality. Visível a sua paixão pelo formato e a forma como se envolveu com o jogo. Ao contrário de André, que parecia pouco se importar, orientava os competidores nas provas e sabia impor sua autoridade quando necessário. Ainda provocava cada um na hora das votações e quando a equipe perdia determinada prova. Seus questionamentos estavam sempre de acordo com o conflito que acontecia na semana, ou seja, ele sabia tudo o que estava acontecendo. E acabava criando pequenos jogos da discórdia que esquentavam a dinâmica, algo que não aconteceu ano passado. 

O "No Limite" de 2022 corrigiu todos os equívocos da temporada passada  merecia um reconhecimento maior do público. Ainda bem que a Globo não desanimou com o resultado mediano da audiência e produzirá mais uma edição em 2023. A produção ---- com direção de gênero de variedades de Boninho, direção artística de LP Simonetti e direção geral de Angélica Campos ---- provou que críticas construtivas devem ser ouvidas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Se eu pudesse adivinhar...não assisti justamente porque odiei a do ano passado.

Anônimo disse...

Esse estava muito melhor, gostei bastante. O Fernando é ótimo. A Globo poderia aproveita-lo em outros programas também

Jovem Jornalista disse...

Tenho gostado muito dessa edição. Estou alguns episódios atrasado e vou ver se consigo colocá-los em dia hoje. Adorei sua resenha. Que bom que o programa retorna ano que vem.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Fatyma Silva disse...

Gostei de assistir, acho que gostei mais do Fernando como apresentador do programa !

Sérgio, tenha uma boa tarde!
Um abraço

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Poderia, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Emerso.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma!

Unknown disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best blog I have come across in a while.
The delivery is almost similar to the health and safety nvq level 6
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content