terça-feira, 9 de julho de 2019

"Bom Sucesso": o que esperar da próxima novela das sete?

A estreia de Rosane Svartman e Paulo Halm no mundo das novelas não poderia ter sido melhor. Após bem-sucedidas parcerias em "Malhação", os autores fizeram um imenso sucesso com "Totalmente Demais", entre 2015 e 2016. O folhetim foi um fenômeno de audiência e repercussão, repetindo o êxito no mercado internacional ----- foi, inclusive, indicada ao Emmy. Três anos se passaram e agora a dupla está de volta com "Bom Sucesso", nova trama das sete que estreia no dia 29 de julho.


Os escritores também repetem a parceria com Luiz Henrique Rios, que dirigiu os trabalhos anteriores, e o time de colaboradores ---- Claudia Sardinha, Felipe Cabral, Fabricio Santiago, Charles Peixoto e Isabel Aquino . Ou seja, a equipe vitoriosa segue a mesma. E, ironicamente, quebrando um ciclo iniciado por eles. Isso porque "Totalmente Demais" foi a primeira novela das sete que exibiu seu último capítulo em uma segunda-feira. A razão foi a emenda de um feriado na sexta, que interferia na audiência. Porém, depois a Globo resolveu seguir esse padrão às 18h e às 19h. Agora acabou. O folhetim estreia em uma segunda e acabará na tradicional sexta.

A missão de Rosane e Paulo, inclusive, será manter ou aumentar os bons índices da reta final de "Verão 90". Todavia, a proposta dos autores é completamente diferente do atual pastelão de Izabel de Oliveira e Paula Amaral. A nova história é uma comédia dramática, assim como foi "Totalmente Demais". O conflito central envolve o importante debate sobre a forma como cada um encara a morte, que é a única certeza da vida.
Trata do valor de cada minuto da vida e traz a mensagem de perseverança, fé e garra. E a abordagem do delicado tema tem a como base a troca de exames de dois personagens principais: Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antônio Fagundes).

A mocinha é uma mulher determinada que trabalha como costureira e cria três filhos sozinha. Mora no bairro de Bonsucesso (daí o título da trama), subúrbio do Rio de Janeiro, e ama frequentar a escola de samba da região, a Unidos de Bom Sucesso. Apesar da dura rotina, Paloma consegue manter uma grande paixão: a leitura. E, ao mergulhar no universo dos livros, se transporta para os mundos fantásticos que as histórias proporcionam. A sua relação com a leitura é tão forte que batizou os filhos com nomes de personagens literários: Alice (Bruna Inocêncio) ---- "Alice no País das Maravilhas" ----, Gabriela (Giovanna Coimbra) ---- "Gabriela Cravo e Canela" ---- e Peter (João Bravo) ---- "Peter Pan". Alice, a mais velha, é uma jovem tímida que sonha em passar no vestibular. É filha do grande amor de Paloma, Ramon (David Junior), que há quase vinte anos foi morar nos Estados Unidos atrás do sonho de se tornar jogador de basquete profissional e a abandonou. Gabriela e Peter ----- ela é fã de Ramon e também quer ser jogadora de basquete, enquanto ele sonha em ser um influenciador digital ---- são filhos de outro relacionamento de Paloma.

Alberto é o dono da Editora de livros Prado Monteiro, que no momento passa por uma grave crise financeira. Pai de Nana (Fabíula Nascimento) e Marcos (Rômulo Estrela), ele é um homem rico, autoritário e rabugento que tem uma doença terminal e nunca soube valorizar a família. Casada com Diogo (Armando Babaioff), Nana é perfeccionista e administra a editora, enquanto o irmão, um bon vivant, abandona tudo e abre um bar em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A vida desses personagens se integrará com a de Paloma justamente por conta da troca de exames já citada. A mocinha tem seu mundo virado do avesso depois que recebe o resultado de seu futuro: tem apenas seis meses de vida. A sensação  de que seus dias entraram em contagem regressiva lhe desperta a ânsia de viver sem pensar no amanhã. É o estopim para fazer muitas loucuras: se despede de seu grande amor da juventude, briga com uma cliente, quebra a vitrine da loja onde trabalha, bebe todas e dá um show em plena Central do Brasil, e, finalmente, tem uma noite de sexo com um homem desconhecido: Marcos, justamente o filho de Alberto.

E a questão da troca dos exames não vai se arrastar muito. A própria chamada da novela já expõe isso. Com a descoberta de que o exame foi trocado, a história de Paloma tem uma nova virada e ela decide conhecer Alberto, a pessoa que tem a doença terminal. Uma amizade capaz de abrir horizontes e dar um novo significado à vida de ambos começa a ser construída. Paloma faz Alberto redescobrir o prazer da vida no tempo que lhe resta. Já Alberto lhe apresenta o seu mundo, repleto de histórias de novas experiências. Uma apaixonada por livros junto de um dono de editora. Parece perfeito. Mas ela mora em Bonsucesso e ele em uma mansão do Jardim Botânico. O ricaço tem uma vida monótona e a mulher humilde ama um samba. A situação tem tudo para render muito ao longo da trama, até porque a mocinha se apaixonará por Marcos e ele por ela. O relacionamento conturbado de pai e filho promete se agravar com o fato. Ainda é preciso citar a ambição de Diogo, que arma várias situações para o sogro vender a Editora e assim ficar com o dinheiro. O vilão ainda tem uma amante, a interesseira Gisele (Sheron Menezzes), braço-direito de Nana.

A personagem de Ingrid Guimarães é outro aparente trunfo da nova novela. Celebridade amada por uma legião de fãs, Silvana Nolasco é uma atriz extravagante que bomba nas redes sociais. Egocêntrica e barraqueira, chega a contratar paparazzi para forjar flagrantes e assim sair nas colunas de fofoca. Tem um affair com Marcos em Búzios e depois  reencontra o rapaz, que lhe propõe fazer uma biografia de sua vida. Exibida, adora a ideia de ter seus segredos expostos em um livro. Ela ainda protagonizará uma novela --- chamada "Precipício do Amor" --- ao lado de Pablo (Rafael Infante). Uma metalinguagem que parece bem engraçada.

E um núcleo paralelo que tem boas chances de crescer é o protagonizado por Mariana Molina. Ela vive a tímida Evelyn, que se apaixona por Felipe (Arthur Sales) e começa a fazer de tudo para ser notada, incluindo se transformar na mulher que ele idolatra: Irene Adler, uma das mulheres de Sherlock Holmes (presente no  conto "Um Escândalo na Boêmia", da coletânea "As Aventuras de Sherlock Holmes", do escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle). Para isso, conta com a ajuda da sarcástica Thaissa (Yasmin Gomlevsky), que também acaba se interessando pelo mesmo rapaz. Jonas Bloch, Lúcio Mauro Filho, Gabriela Moreyra, Eduardo Galvão, Helena Fernandes, Anderson Muller, Stella Freitas, Romeu Evaristo, Thais Garayp, Ju Colombo, Shirley Cruz, Diego Montez, Gabriel Contente e Felipe Haiut são mais alguns nomes do elenco. Estive semana passada nos Estúdios Globo e visitei a biblioteca de Alberto e sua Editora. Está tudo muito caprichado.

"Bom Sucesso" vem apresentando boas chamadas e a história tem todos os elementos para funcionar. Agora só resta aguardar a estreia mesmo para conferir o início dessa nova saga dos autores de, com o perdão do trocadilho, sucesso.


Vídeo de Rosane e Paulo convidando meus seguidores e leitores para a estreia da novela.


11 comentários:

Anônimo disse...

Espero que nao decepcione pq não aguento mais tanto tombo.

Anônimo disse...

Uma novela com enredo consistente e personagens repletos de camadas que Rosane Svartman e Paulo Halm sabem construir com talento e responsabilidade, quiçá a melhor novela neste e deste ano de 2019 na Rede Globo e a melhor da faixa das 19h30min da emissora desde "Totalmente Demais" (2015), também de autoria de Svartman e Halm. Mal posso esperar por 29 de julho próximo para me deleitar com os textos que você escreverá periodicamente a respeito de "Bom Sucesso", Sérgio. Abração!

Guilherme

Clara disse...

Esperei muito essa volta deles e até que enfim porque depois Totalmente Demais só teve novela lixo na faixa das sete.

chica disse...

Pelo que vi ,será muito legal! Parece ótimo o enredo! abração,chica

Pedrita disse...

o elenco é ótimo, mas meu dna nao dá química com novela das sete. juro q vou me esforçar até pq amo a grazy, o david junior e o romulo estrela. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Parece um novelão!!!!!

Chaconerrilla disse...

Uma novela que fala sobre o amor pelos livros? Como amante de histórias, TO DENTRO!!!!!!

Lulu on the sky disse...

Confesso que achei fraco o enredo sabia?
big beijos

Andressa Mattos M. disse...

Adoro essas suas resenhas do que esperar da nova novela. Dá pra entender todo o roteiro que muitas vezes as chamadas não contam.

Adriana Helena disse...

Sérgio, meu querido amigo, adoraria dar-lhe um carro como prêmio por ser meu TOP COMENTARISTA, mas serve a minha amizade? hehehe Adorei sua presença lá querido, você sempre bem-humorado e divertido!! E agora deve esta feliz da vida com esse friozinho que está fazendo não é verdade? Ahh tomara que o frio fique mais um pouco!! :))
Amigo, gostei do que você escreveu sobre a novela, parece ser uma trama mais singela e doce, de gente que batalha, que não desiste, que vai em frente!! Bem parecido com a vida real, e acho que essa novela promete amigo!!

Aproveito para desejar-lhe uma linda semana, repleta de felicidade!!
Um grande beijo!! ;)))

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,sobre Por Amor.impossível não ter ranço,nojo e ódio do tal do Marcelo.na 1ª reprise em 2002,tinha 6/7 anos.lembro muito pouco,pois estudava a tarde.agora,vendo a novela em 2019,com 23 anos de idade,tenho plena consciência do quanto o machismo e as relações abusivas fazem mal.falar que há 20 anos viviamos em uma sociedade machista,em que o homem era sucesso,garanhão,pegador e a mulher,submissa é chover no molhado.agora,vendo Por Amor hj,tenho plena consciência,mesmo sendo tão jovem,de que a nossa sociedade evoluiu.