terça-feira, 30 de outubro de 2018

Entrada de Renata Sorrah é o único ponto positivo da reta final de "Segundo Sol"

A trama de João Emanuel Carneiro está finalmente chegando ao fim e os defeitos do enredo são inúmeros. Tanto que a reta final de "Segundo Sol" vem apresentando poucas cenas atrativas e o contexto continua andando em círculos, por incrível que pareça --- vide, por exemplo, a pateta Luzia (Giovanna Antonelli) continuar presa e sem importância alguma para o folhetim. Todavia, o autor conseguiu um ponto positivo quando escalou Renata Sorrah para viver a mãe de Laureta (Adriana Esteves).


Dulce é uma senhora esquizofrênica que vive em uma casa imunda, cheia de lixo e repleta de galinhas tratadas como filhas. A mulher enlouqueceu depois que foi abandonada por Nestor (Francisco Cuoco), quando o então marido a traiu com Naná (Arlete Salles). Apesar do contexto totalmente inverossímil ---- afinal, se Laureta sempre odiou tanto assim a família de Naná não fez o menor sentido ter transformado Beto (Emílio Dantas) em ídolo e enriquecido todos que o cercavam ----, a personagem é ótima.

A entrada de Renata nem chegou a movimentar o enredo, entretanto, implicou no destaque da dupla Remy (Vladimir Brichta) e Laureta. A casa de Dulce serviu de esconderijo para os vilões e todas as cenas protagonizadas pelo trio são muito boas. Não chega a ser uma surpresa, afinal, são atores que esbanjam talento.
E a ideia de juntar as intérpretes de duas vilãs tão marcantes na teledramaturgia quanto Nazaré ("Senhora do Destino") e Carminha ("Avenida Brasil") foi genial. Não por acaso, várias brincadeiras em torno do novo parentesco das malvadas vieram à tona.

Os momentos de enfrentamento entre Laureta e a mãe louca têm mesclado instantes de tensão e comicidade. As atrizes têm feito uma ótima parceria ---- vale lembrar, inclusive, que Adriana viveu Nazaré jovem na primeira fase de "Senhora do Destino". E Vladimir também tem aproveitado esse retorno de Remy --- ignorando os furos que a falsa morte expôs ---, protagonizando bons embates com a esposa. Aliás, é um prazer vê-los contracenando novamente, após bons trabalhos em "Coração de Estudante" (2002) e "Kubanakan" (2003).

Já Renata é uma atriz que engrandece qualquer papel e não demorou para virar um dos destaques da novela, mesmo com uma entrada bastante tardia. Dulce chegou apenas no último sábado (27/10) e teria melhorado o enredo decepcionante de João Emanuel se tivesse aparecido pelo menos no famigerado capítulo 100, que não apresentou nenhuma virada convincente ou ao menos empolgante. A mãe de Laureta nem tem aparecido muito, mas ainda assim tem conseguido protagonizar as cenas mais convidativas do roteiro.

A prova foi a inspirada sequência em que Dulce incendiou os milhões que a filha escondia, enquanto a vilã apontava uma arma para Remy e o irmão revidava a ameaçando com outro revólver. Hilário ver a reação de choque dos comparsas diante da fortuna em chamas, ao mesmo tempo que a desvairada mulher gargalhava observando o fogo. Renata Sorrah, Adriana Esteves e Vladimir Brichta geniais. Não é exagero afirmar que a cena foi a melhor da trama até agora.

"Segundo Sol" merece várias críticas e todas serão feitas detalhadamente no último texto, mas ao menos acertou com a entrada de Dulce, que virou único atrativo de uma reta final cheia de personagens mal construídos e conflitos repetitivos. A maluca beleza agradou.

9 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Renata mas pra mim nem isso salvou.

William O. disse...

Esse trio foi uma boa surpresa, mas nada mais empolga nessa novela ruim.

Jorge Fortunato disse...

No entanto, todo mundo segue assistindo. Inclusive eu. A gente gosta de sofrer.

Anônimo disse...

Sérgio, já espero o começo de novembro para você escrever dois textos: um sobre o que esperar de "O Sétimo Guardião" e outro sobre "Segundo Sol", evidenciando quão problemática ela foi, apesar de ter conquistado uma boa média de audiência, levando-se em conta a meta atualmente estabelecida para cada faixa de telenovelas, incluindo as reprises do "Vale A Pena Ver De Novo" e "Malhação". Inclusive tem se tornado uma obsessão para mim alfinetar a atual temporada, "Vidas Brasileiras", que já conta com uma possível data de término: 18 de março de 2019, uma segunda-feira. Ou seja, aguardo ansiosamente a chegada desta data para você, em seus textos, dar a "Vidas Brasileiras" um tratamento semelhante a "Segundo Sol" em termos de análise de uma obra teledramatúrgica como um todo.

Unknown disse...

Coitada da Renata Sorrah, participar dessa bomba. Que Segundo Sol vá embora logo e que o Sétimo Circo seja ao menos regular.

Lulu on the sky disse...

Ela deveria ter entrado na metade da novela. Uma grande atriz
big beijos

Anônimo disse...

Não estou animado com "O Sétimo Guardião", não!

Anônimo disse...

Você gosta da atuação da Deborah Secco na novela?

Matheus Nogueira disse...

Sérgio.opapel da Larissa Manoela em´´As Aventuras de Poliana´´é avulso.o papel da Maísa em´´Carinha de Anjo´´também foi avulso.vc acha q o ciclo das duas no SBT está se esgotando?você acha a Sophia Valverde talentosa a ponto de assumir um destaque maior no SBT quando Maísa e Larissa deixarem a emissora?abraços,cara.