terça-feira, 11 de junho de 2024

Mariana Lima se destaca como Tia Salete em "No Rancho Fundo"

 Quando um ator ou atriz se sai bem interpretando algum tipo específico é natural que os autores passem a escalá-lo (a) sempre para o mesmo papel. Afinal, é mais seguro apostar no que já deu certo ao invés de escolher um novo caminho. E o que deveria ser positivo logo vira algo negativo para o intérprete que vai ficando cada vez mais estigmatizado. Por isso é tão bom ver Mariana Lima em "No Rancho Fundo", atual novela das seis da Globo. 


O autor Mário Teixeira e o diretor Allan Fiterman presentearam a atriz com um papel totalmente diferente de tudo o que ela já fez na carreira. Tia Salete é uma mulher amargurada, conservadora, fanática religiosa, defensora dos valores familiares, antiquada e ainda assim uma boa pessoa. Muito de sua frustração com a vida se deu por conta de um trauma no passado, quando foi abandonada pelo então noivo (Vespertino - Thardelly Lima), que tirou sua virgindade prometendo casamento e sumiu no mundo. 

A personagem é uma 'agregada' da família Leonel. Irmã de Zefa (Andrea Beltrão) e cunhada de Seu Tico (Alexandre Nero), sempre viveu na mesma humilde casa dos pais de Quinota (Larissa Bocchino), Zé Beltino (Igor Fortunato) e Juquinha (Tomás de França).

Ajudou a criar os sobrinhos, além dos filhos adotados do casal Leonel ---- Margaridinha (Heloísa Honein), Benvinda (Dandara Queiroz), Anastácio (Guthierry Sotero) e Aldenor (Igor Jansen). E há alguns indícios que Juquinha na verdade é filho de Salete, que acabou adotado por Zefa para a irmã não ficar 'mal falada' por ser mãe solteira. Seria um clichê tipicamente folhetinesco e coerente com a trajetória da histriônica mulher. 

Porém, ao mesmo tempo que se diz conservadora e puritana, a personagem se revelou uma 'leoa' quando conheceu Floro Borromeu (Leandro Daniel). Foi uma atração à primeira vista e os dois logo começaram a protagonizar várias cenas divertidas de muita agarração e com o tesão à flor da pele. A química de Mariana e Leandro funcionou e o casal, que agora está de casamento marcado com direito à bênção de Zefa Leonel, virou um dos melhores da novela. O delegado corrupto e omisso tinha um caráter questionável em "Mar do Sertão", mas agora se mostra cada vez mais redimido graças ao seu novo amor. 

Mariana Lima está totalmente à vontade em cena e nem parece que teve tanta insegurança para interpretar Tia Salete, como declarou em entrevistas. Mas o medo era compreensível, afinal, a personagem é naturalmente caricata, por mais antagônico que a afirmação possa parecer, e desafia qualquer ator. O risco de mergulhar no artificialismo era alto, o que transformaria um dos perfis mais atrativos da trama em um ponto negativo. Só que a atriz está esbanjando talento e fazendo uma dobradinha deliciosa com Andrea Beltrão, sua amiga pessoal de longa data e com quem contracenou recentemente em "Um Lugar ao Sol", em 2021. A duas brilharam como Ilana e Rebeca, duas amigas ricas que precisavam lidar com o avanço do tempo e novos relacionamentos, após o fim de casamentos fracassados. 

A atriz, que nos últimos anos esteve em várias séries e novelas interpretando mulheres sóbrias, elegantes e de boa condição financeira, vive um de seus melhores momentos na televisão em "No Rancho Fundo". Não é mais possível enxergar Tia Salete nas mãos de outra pessoa. E isso é o maior elogio que uma intérprete pode receber. 

10 comentários:

  1. A Deodora ficou surpresa ao saber que Zefa Leonel era mãe de Juquinha por conta da idade de Zefa. Tia Salete é a irmã mais nova. Se encaixa perfeitamente a essa teoria que você levantou no texto. Será que não foi uma catarse? Possivelmente a vilã descobrirá que Tia Salete é a verdadeira mãe do menino. Eu torço por isso porque seria uma possibilidade de ótimos conflitos para esse núcleo e para a própria Tia Salete.

    ResponderExcluir
  2. Sergio!
    Muito bom sempre
    ser atualizados por você
    e suas matérias.
    Bjins de gratidão
    por ler no Espelhando.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, também estou adorando a personagem da Mariana Lima! Ficou demais essa matutinha conservadora na interpretação dela. Fugiu de tudo o que ela já fez e isso, para uma atriz como ela, é um presente!! Adorei sua narrativa!!
    Beijos e um feliz dia 12 de junho!! :)))))

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a atriz tem surpreendido na atuação, como a tia Salete. Isso é ótimo para ela e para nós, espectadores. Eu sinto muito prazer ao ver um artista "entregando" além do convencional!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dessa personagem. Um trunfo e tanto da produção.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir