Não é uma tarefa fácil elogiar uma atriz que sempre se destaca em seus trabalhos. Como escrever mais um texto apontando suas qualidades sem cair na repetição? Tem como fugir da armadilha de cair no lugar comum? Difícil. Afinal, é esperado que um dos destaques de toda novela, filme ou série que tem Sophie Charlotte no elenco será a intérprete. E não é diferente em "Renascer".
A atriz ganhou o papel que foi de Patrícia Pillar na versão original escrita por Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1993. Eliana tem um perfil de vilã, mas na verdade é uma patricinha que abdicou de seu trabalho como modelo para se dedicar ao marido, que passa a condenar a esposa quando descobre que ela não tem interesse em ter filhos. A relação fica cada vez mais conturbada até a mulher ser traída. Toda a crise no casamento é exposta de uma forma bem superficial e apressada, tanto que logo no primeiro capítulo da segunda fase há uma cena em que Venâncio (Rodrigo Simas) se encontra com a amante, Buba (Gabriela Medeiros), e trata mal sua esposa quando chega em casa.
Benedito sempre foi um autor que depositou todo o seu foco nos personagens masculinos. Os perfis femininos costumam ser retratados com uma percepção enviesada do autor, que muitas vezes os desenvolve de uma forma machista.