segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O que esperar do "BBB 24"?

 Na sexta-feira passada, dia 5, foi o famigerado 'Big Day'. Aquele momento em que os novos participantes do "BBB" são anunciados durante os intervalos comerciais da programação da Globo. O público conheceu 18 nomes, sendo 12 Pipocas e 6 Camarotes, ou seja, 12 anônimos e 6 famosos. Neste domingo, dia 7, durante o "Fantástico", mais sete homens e sete mulheres foram anunciados para os telespectadores escolherem um homem e uma mulher. Já nesta segunda, dia da estreia do "BBB 24", os próprios já selecionados tiveram que chamar mais 3 homens e 3 mulheres para a disputa em um total de 26 pessoas. 


A elevada quantidade de gente confinada na casa não é a única novidade da temporada. Várias outras foram divulgadas, entre elas algumas um tanto confusas e questionáveis. Uma delas é a adoção do sistema misto de votação. O público tem direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo Gshow. A primeira é o Voto da Torcida e funciona da mesma maneira das últimas votações: o usuário faz o login da sua conta Globo e pode votar quantas vezes quiser. A segunda opção é o Voto Único, na qual o usuário deve informar seu CPF e pode votar uma única vez por paredão. Cada modelo tem o peso de 50% e o resultado final é a média ponderada dos dois formatos. Portanto, dificilmente haverá recorde de rejeição este ano. Mas o resultado dos paredões também não deve mudar por conta do novo método. Parece mais um golpe de marketing. 

A competição ainda é dividida em duas fases com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os fãs votam em quem desejam que permaneça na casa e o eliminado é o participante menos votado. Pela primeira vez Boninho resolveu copiar o método de votação de "A Fazenda", na Record. Ao menos durante um período.

Porque na segunda fase, a votação é para eliminar um jogador e o eliminado é o mais votado, como de costume. O Big Boss é quem decide quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda. 

A decoração da casa está muito bonita e baseada em uma espécie de castelo encantado, como nos contos de fadas. A sala representa a biblioteca do castelo e há um relógio instalado na parede, cujos ponteiros giram descompassados. Na verdade, se trata de uma nova roupagem para o botão da desistência. Já o banheiro foi decorado com o clima do poço dos desejos. O ambiente conta com o clássico balde que, em épocas e lugares remotos, servia para puxar água. E o confessionário está coberto de folhagens como um jardim de inverno mágico, a partir do qual se abre um portal inesperado levando-os a outra dimensão. Uma poltrona clássica em tons de cinza e dourado e com um grande espaldar remete a um trono. 

As cozinhas de quem está na Xepa ou no Vip da semana seguem separadas. Na Xepa há um ar de taberna medieval, com direito a elementos rústicos em tons de marrom e mesa de madeira com bancos retangulares para acomodar os integrantes do grupo menos privilegiado. Já na cozinha Vip, a modernidade e o conforto se fazem presentes sem deixar a magia de lado, já que cores e as ilusões de ótica das estampas são o ponto alto do ambiente. Os objetos ainda são inspirados no clássico "Alice no país das maravilhas". 

Os quartos também estão bonitos. E há mais uma novidade. Agora são quatro quartos, ao contrário dos três das edições anteriores. No segundo andar, há um outro quarto ao lado do quarto do líder. O intuito é claramente evitar que os grupos da casa se dividam em dois quartos e sigam se enfrentando até o fim do jogo como aconteceu nas duas edições anteriores fracassadas. O espaço do líder tem um ilusionismo em preto e branco, combinado com múltiplas cores em objetos, nas paredes e na roupa de cama para completar a decoração. Ironicamente, é o quarto mais feio. Os dois do andar de baixo são bem mais luxuosos. Um traz ligação com elementos da terra, coo árvores e raízes, enquanto o outro reflete o elemento ar, apresentando um mundo colorido. No primeiro quarto, predominam cores verde e marrom e o espaço parece uma casa na árvores, com direito a referências a troncos nos móveis e presença de cogumelos e bichos da terra na decoração, onde imagina-se uma habitação perfeita para gnomos. Já o segundo carrega a resplandescência das fadas. Borboletas, libélulas e outros insetos coloridos aparecem no espaço, além de muita purpurina. 

Já a área externa tem a cenografia da floresta encantada em um ambiente dividido em duas partes: a visão diurna e o lado noturno de uma floresta. A parte mais solar e colorida é a que dá acesso ao interior da casa, enquanto a parte mais sombria fica a porta de eliminação com morcegos e corujas. Até a academia combinou com o clima da casa e virou uma espécie de masmorra com janelas gradeadas e decoração composta por paredes de pedras e preenchida por tocheiros, escudos e troféus de guerra. 

Entre as muitas novidades divulgadas, há novas dinâmicas no jogo. O inédito "Na Mira do líder", previsto para acontecer ao vivo às sextas-feiras, o líder da semana precisa revelar para toda a casa um número determinado de pessoas que estão na sua mira e correm o risco de serem indicados por ele ao paredão. No domingo, durante a formação da berlinda, o participante de escolher dentre as pessoas citadas aquela que vai, de fato, encarar o voto popular. A nova regra promete mexer com o jogo, mas deixa a liderança em muita desvantagem. Afinal, e se ocorrer uma briga do líder com outra pessoa que não estava entre as mencionadas durante a festa, por exemplo? E fazer o líder ficar 'queimado' com três pessoas de graça? Muita gente vai preferir não ganhar prova.

A 'Central do líder', inaugurada ano passado, está de volta e com novos comandos. O líder pode acionar toques extras do monstro e descobrir a quantidade de votos que recebeu até o momento com a função 'Perseguidor do líder', que ainda dará o bônus de saber quem foi a pessoa que mais vezes tentou colocá-lo no paredão. O público também terá a oportunidade de enviar um feedback ao líder através do Gshow. Ao final da liderança, um emoji aparecerá na tela da central e dará ao jogador a ideia de qual foi a opinião do público a respeito de seu desempenho. A 'Enquete do líder' vai ao ar no site do programa, toda quarta-feira, para os telespectadores opinarem sobre as escolhas do então todo poderoso da semana. E outro elemento ganhou ainda mais poder na temporada. Agora o 'Anjo' da semana será sempre autoimune. Ou seja, vai imunizar alguém e não correrá risco de paredão (algo bem melhor que o líder).

O 'Poder Curinga', outra novidade do ano passado, segue na atual edição, mas com alterações. Haverá o 'Perde e Ganha'. Os participantes entram no confessionário com as estalecas que tiverem acumulado, mas veem o valor mudar de forma imprevisível. Primeiro eles participam de um jogo rápido de sorte, cujo resultado pode ser o acréscimo ou a retirada de estalecas. Somente depois disso, cientes do novo saldo, eles decidem se querem ou não participar do leilão do poder. A mudança ocorreu porque no "BBB 23" todos se organizavam com antecedência a compra do Curinga de acordo com seus saldos e não havia disputa. 

O público também tem a chance de descobrir mais do que se passa pela cabeça dos participantes ao longo do programa por meio da 'Pergunta Gshow'. Através de uma enquete no site oficial do "BBB", os fãs podem decidir qual, dentre as três opções de pergunta, os brothers e sisters devem responder na casa. Durante os Raio-X das quartas-feiras, os confinados recebem  a pergunta que teve mais votos do público na noite anterior e têm um minuto para gravar a resposta em vídeo. O depoimento na íntegra de cada participante será disponibilizado no Gshow.

A estreia foi muito movimentada pela quantidade de dinâmicas feitas em cima dos novos participantes. Davi e Isabelle foram os escolhidos do chamado grupo "Puxadinho" pelo público, enquanto Raquele, Thalyta, Giovanna, Juninho, Michel e Lucas foram os selecionados pelos próprios participantes que já estavam na casa. E todos eliminaram os 'padrões', aquele típico perfil que costumava marcar presença em todo "BBB". Além dos mencionados, estão na disputa Deniziane, Beatriz, Leidy Elin, Marcus Vinícius, Alane, Nizam, Fernanda, Matheus, Lucas Pizzane e Maycon representando os Pipocas. E foram apenas seis camarotes este ano: Yasmin Brunet, MC Bin Laden, Rodriguinho, Vanessa Lopes, Vinicius Rodrigues e Wanessa Camargo.

O início do "BBB 24" ocorreu uma semana antes do 'normal' e terá a mesma duração das temporadas anteriores: cem dias. O final é só em meados de abril e agora resta torcer para ser um bom entretenimento, após dois anos seguidos de muitas decepções.

4 comentários:

  1. Gostei dos escolhidos do puxadinho. Quanto menos pessoas padrões melhor pro BBB. Acho que como a votação foi mista a maioria do público do programa mostrou que quer identificação esse ano.

    ResponderExcluir
  2. bom, eu adoro!!! um q eu gostava na apresentação já odeio na prova de resistência hahahaha, como não amar essa volúpia. ahhaahahaha. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse apanhado geral. Vamos ver se essa edição fará sucesso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Amei a sua descrição da decoração da casa reportando a um conto de fadas Sérgio!!
    Puxa, tomara que seja interessante, mas eu não consigo acompanhar um reality, é muito cansativo para mim!!!

    Nas verdade, estou grudada nas séries da Globo Play, como ORIGEM, mas ainda estou apenas na primeira temporada!! É fantástica amigo, você já comentou algo sobre ela por aqui no seu blog? Porque é uma ideia muito interessante mesmo. Uma mistura de The Walking Dead com The Last Of Us, mas uma ideia totalmente original, mesmo todas as 3 séries tendo espécies de mortos vivos assustadores...hehehe
    Obrigada por trazer mais entretenimento pra gente amigo!!
    Linda semana!!

    ResponderExcluir