segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Lolita Rodrigues deixou sua história na televisão brasileira

 Na madrugada deste domingo, dia 5, faleceu Lolita Rodrigues, em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. A veterana tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia, diagnosticada há cerca de um mês. A atriz, cantora e apresentadora foi uma das pioneiras da TV no Brasil. 

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite estreou na carreira artística em 1939, dez anos depois de seu nascimento, ainda na rádio. Na inauguração da televisão brasileira, em 1950, cantou o hino que homenageava o novo veículo de comunicação, substituindo a amiga Hebe Camargo, que não foi ao evento porque resolveu namorar --- o relato ficou conhecido graças ao icônico dia em que o "Programa do Jô" contou com a presença das duas e de Nair Bello, o trio de amigas mais amado do país. Muita gente mais nova só conheceu Lolita através da memorável entrevista, que se eternizou nas redes sociais.

Mas Lolita Rodrigues tem sua história misturada com a da tevê. Após o início de sua carreira artística no final da década de 1930, passou a cantar em rádio com frequência e a atuar em rádionovelas. Em 1950, estreou como atriz na novela "A Muralha, da TV Record.

Também teve uma importante passagem pelas novelas das extintas Tupi e Excelsior, e apresentou programas como "Clube os Artistas" (1955-60) ---- ao lado de seu marido na época, Aírton Rodrigues ----, "Almoço com as Estrelas" (1956-83), "Você Faz o Show"(1960) e "Chá das Bonecas" (1960). Em 1963, esteve no elenco da primeira novela diária da televisão brasileira: "2-5499 Ocupado". Foi o seu passaporte para uma legião de folhetins que viriam depois, como "Aqueles que Dizem Amar-se" (1963), "Mãe" (1964), "Ambição" (1964), "As Pupilas do Senhor Reitor" (1970), e "O Direito de Nascer" (1978). 

Em 1986, Lolita estreou na Globo em "Memórias de um Gigolô" e logo em 1987 emendou com o sucesso "Sassaricando". Três anos depois, em 1990, esteve no elenco de outro folhetim inesquecível "Rainha da Sucata". Já em 1991, a intérprete migrou para a TV Manchete, onde participou de "A História de Ana Raio e Zé Trovão". No ano seguinte, voltou à Globo na novela "Despedida de Solteiro" e em 1994 esteve no fenômeno "A Viagem", onde atuou ao lado da melhor amiga Nair Bello. Logo após a participação no remake espírita, retornou ao seu ofício de apresentadora na Rede Manchete no programa "Papo Sério". Em 1996, foi para o SBT integrar o elenco da trama "Razão de Viver". Em 1997, foi para a Record, onde participou de mais quatro novelas: "Uma Janela para o Céu", "Canoa de Bagre", "Do Fundo do Coração" (1998), "Estrela de Fogo" (1998) e "Louca Paixão" (1999). Ou seja, a veterana passou por praticamente todas as emissoras do país.

O ano de 1999 marcou o retorno definitivo de Lolita para a Globo em uma luxuosa participação em "Terra Nostra". Nos anos seguintes, a atriz esteve em "Uga Uga" (2000), "Kubanacan" (2003) e "Zorra Total" (2003-06), sendo que nas três produções atuou mais uma vez ao lado da grande amiga Nair Bello. Em 2006, integrou o elenco de "Pé na Jaca" e só retornou aos folhetins em 2009 na pele da elegante Noêmia, em "Viver a Vida", de Manoel Carlos, a sua última novela na carreira e sua última aparição na tevê. 

Lolita Rodrigues foi uma das grandes artistas do país e sua partida é mais uma dura perda para a história da televisão brasileira. Mas o legado fica e seu delicioso humor também. 

22 comentários:

  1. Lolita teve grande trajetória artística e agora deve estar junto com as amigas Hebe e Nair Belo... Faziam rir juntas!

    Ótima semana! abraços praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Ela teve uma carreira longa e ativa. E era dona de grande simpatia.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Muy interesante carrera. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Uma artista com enorme talento.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Uma vida bem preenchida. Que descanse em paz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muita historia sobre a televisão ela viveu. Bju

    ResponderExcluir
  7. Quantos artistas com currículos vastos e invejáveis partiram nos últimos meses, e agora no começo deste mês, saber de mais dois óbitos... Descanse em paz, Lolita Rodrigues.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  8. Lolita Rodrigues era filha de imigrantes espanhóis, nasceu em Santos, cresceu ouvindo músicas espanholas dentro de casa e sabia tocar castanholas. Foi uma grande atriz e apresentadora, ela e o marido marcaram a História da Televisão brasileira com o programa "Almoço Com as Estrelas", que durou 27 anos e só terminou quando eles se separaram, mesmo quando tentaram encontrar substitutos.

    Orgulhosa de suas origens, interpretou diversas personagens espanholas em diversas novelas, inclusive sendo mãe da atriz Claudia Raia, algumas vezes, uma delas em "Terra Nostra" (1999), uma novela com abertura do "Titanic", mas que fala da formação social e econômica do Brasil, no final do século XIX e XX, com a chegada dos imigrantes, entre eles espanhóis e italianos.
    Lolita Rodrigues, Hebe Camargo e Nair Bello formavam um trio de ouro da televisão até o começo dos anos 2000's e eram grandes amigas, ela era a última componente viva do trio, faleceu aos 94 anos de pneumonia, em 2023 ♡

    Recomendo assistirem a entrevista das três: Hebe, Lolita e Nair Bello, no Jô Soares. É uma das melhores entrevistas já feitas na televisão brasileira, muito engraçada e inteligente ♡

    ResponderExcluir
  9. Muitos espectadores adoravam Almoço com as Estrelas, só por causa dela.


    Lolita Rodrigues faz parte de uma geração precursora da TV no Brasil. Atriz, apresentadora e cantora, coube a ela cantar o hino da TV brasileira na estreia da TV, em 1950.

    Parabéns LA SALEROSA,como Hebe Camargo, gostava de chamar Lolita,

    ResponderExcluir
  10. RIP
    Lembro de ver telenovelas em que participou.

    ResponderExcluir