O final do capítulo desta quarta-feira (01/11) surpreendeu pela intensidade dramática da cena que representou o início oficial da guerra entre Helena (Isabel Teixeira) e Ísis (Rayssa Bratillieri) em "Elas por Elas", releitura da obra original de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1982 e agora adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson, dirigida por Amora Mautner.
As personagens se odiaram à primeira vista logo no segundo capítulo da novela e ali já tinha ficado claro que a rivalidade seria um dos maiores trunfos do remake. Na obra original, Helena nem pode ser considerada uma vilã de fato. Há muito mais sutileza em tudo. Agora as tintas são bem mais carregadas, o que provoca uma maior tensão no enredo, principalmente por conta do ar de superioridade da ricaça e pela forma como trata todos ao seu redor.
Outra mudança na trama de 1982 é a respeito do principal plot envolvendo a duas. Isso porque Cassiano criou uma troca de bebês na maternidade promovida por Sérgio (antes Mário Lago e agora Marcos Caruso), já que o dono da empresa queria um sucessor e não uma sucessora. Mas há 41 anos não existia ultrassom, portanto, a situação era cabível diante da troca de Ísis e Giovani (Filipe Bragança).
O filho de Helena na verdade era de Adriana (Thalita Carauta), enquanto a filha de Adriana era de Helena. Caso o plot tivesse sido mantido, a densidade dramática dessa inimizade ficaria explosiva. Mas os autores, pelo menos ao que tudo indica até o momento, criaram um contexto em que Sérgio é o pai de Ísis em virtude de uma única relação no passado. Ou seja, as duas agora seriam irmãs, o que também é algo benéfico dramaturgicamente. Mas ainda é muito cedo para maiores elucubrações sobre o roteiro, a trama está há menos de dois meses no ar. O objetivo desta crítica é aplaudir o desempenho irretocável das atrizes, que vêm brilhando desde o início do remake, mas protagonizaram a melhor cena da novela até agora. A catarse do embate se deu por conta de uma crise de ansiedade sofrida por Giovani, que não suportou a pressão de assumir a vice-presidência da fábrica de cosméticos da mãe. O momento de total desespero do rapaz foi muito bem defendido por Filipe Bragança, que emocionou ao lado de Rayssa. Já sua colega de trabalho ainda não tinha vivido a intensidade do encontro com Helena um pouco mais tarde, na portaria da empresa. E foi lá que deu um show de atuação diante da igualmente talentosa Isabel Teixeira.Helena foi até Ísis ameaçá-la e acusá-la de transformar Giovani em um homem fraco e sentimental. Foi o bastante para a menina vomitar um quilo de verdades na cara da megera, que provocou uma ira ainda maior quando falou de Adriana. Naquele instante houve um estopim para Ísis jogar na cara da sogra tudo o que guardou desde que se conheceram. O texto de Thereza Falcão e Alexandre Marson foi primoroso: "Minha mãe é maior que você em tudo. Jonas caiu na tua lá atrás, mas está melhorando e vai ficar cada vez melhor quanto mais longe estiver de você. Você é uma parasita na vida das pessoas. Erva daninha. Uma mulher que fracassou em todos os aspectos da vida. Sabe por que você tem tanto prazer em humilhar os outros? Porque é diminuindo os outros que você não aparenta ser tão pequena quanto você é. Tenho pena de você. Tudo o que está acontecendo na sua vida é culpa tua. Você nunca vai ser feliz porque nunca ninguém vai conseguir te amar porque você não se ama. Você é pobre. Tão pobre que a única coisa que você tem é dinheiro, sua miserável".
Rayssa Bratillieri vociferou o texto tão bem escrito com uma intensidade impressionante. A ponto de cada palavra ganhar um peso ainda maior. A ênfase ao 'pequena' e ao 'miserável' fez o telespectador saborear aquele momento com gosto, o que deixou o discurso mais potente do que já era. Enquanto Isabel Teixeira demonstrou tudo pela força de seu olhar durante a invertida que Helena levou de uma garota que tanto subestima. A expressão de fúria foi mudando para uma de choque diante de verdades cruéis e que bateram fundo. Já o segundo ato foi a explosão da vilã, que deu uma bofetada na nora e partiu para cima, deixando a garota assustada diante da reação descontrolada. Vale destacar ainda a direção da equipe de Amora Mautner que optou por sair do zona de conforto. A câmera filmou a cena pela direita com Isabel dando o tapa com a mão esquerda, algo que complica bastante na veracidade da agressão. Uma sequência que entra para a lista de melhores do ano.
"Elas por Elas vem apresentando uma audiência preocupante neste início, mas os baixos índices refletem o amadorismo da cúpula da Globo em colocar um folhetim que tem todas as características de um sucesso das sete em plena seis da tarde. A história vem sendo muito bem conduzida pelos autores e o elenco vem correspondendo à altura. O espetáculo protagonizado por Isabel Teixeira e Rayssa Bratillieri é uma das provas disso.
Essa cena foi muito forte e lembrou os diálogos das novelas antigas.
ResponderExcluirIsabel ser boa não é novidade, mas essa menina eu não conhecia e é EXCELENTE.
ResponderExcluirEssa foi apenas uma amostra de tantas cenas repletas de entrega dos profissionais envolvidos que estão por vir. O reboot de "Elas Por Elas" completa pouco mais de um mês de exibição, encantando o noveleiro raiz e trazendo um pouco de frescor em relação aos folhetins costumeiramente veiculados na faixa das 18h15min.
ResponderExcluirGuilherme
Verdade, William.
ResponderExcluirFato, Fernanda.
ResponderExcluirConcordo com vc, Guilherme.
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