A reprise de "Mulheres Apaixonadas" no "Vale a Pena Ver de Novo" está perto do fim e um dos maiores sucessos de Manoel Carlos sempre desperta a atenção do público, independente da época em que vai ao ar. A novela é conhecida pelas tramas secundárias fortes que ofuscaram a trajetória da Helena, vivida pela ótima Christiane Torloni. E um dos enredos mais lembrados e amados pelo público é o dos avós maltratados pela neta. Um marco na teledramaturgia, sem exagero.
Carmen Silva e Oswaldo Louzada eram atores com longa carreira no teatro e no cinema, mas pouco conhecidos dos telespectadores, mesmo após várias participações em novelas e séries, incluindo da extinta TV Tupi. Na época, estavam com 87 e 91 anos, respectivamente. Já sem muitas oportunidades nas produções, ganharam uma chance de ouro de Maneco e aproveitaram.Flora (Carmen) e Leopoldo (Louzada) eram pais de Carlão (Caruso) e atores de teatro aposentados. Sempre carinhosos, amavam a família e ajudavam quando podiam nas contas da casa. O filho nunca escondeu o amor pelos pais, ao contrário da esposa, Irene (Marta Melinger), que não suportava os sogros morando em seu teto. A neta, Dóris (Regiane Alves), era a única que não tinha qualquer pudor em humilhar os avós com palavras grosseiras e xingamentos. Já o neto, Carlinhos (Daniel Zettel), fazia questão de acarinhar e brincar com os avós o tempo todo.
O núcleo virou um dos trunfos de "Mulheres Apaixonadas" principalmente pelo carisma de Carmen e Osvaldo. O telespectador viu neles a representação perfeita de seus avós. E foram muitas cenas ótimas protagonizadas pelos veteranos, principalmente quando contracenavam com Regiane Alves, irretocável na pele da asquerosa Dóris. Mas as sequências com Marcos Caruso também merecem uma menção especial pela emoção constante. Parecia mesmo uma relação genuína de pais e filho.
A trama teve tanta repercussão que graças a ela surgiu o Estatuto do Idoso, criado pelo então deputado Paulo Paim (PT/RS) e aprovado pelo Senado em 2003, época de exibição da novela. Parte do elenco se mobilizou para que a classe política aprovasse o projeto que prometia direitos às pessoas da terceira idade. Osvaldo, Carmem e Regiane participaram da comitiva até Brasília. E valeu a pena. O entretenimento extrapolou o mundo da ficção.
Carmen Silva e Oswaldo Louzada, por uma ironia do destino, faleceram com apenas 9 dias de diferença --- ele no dia 12 de abril de 2008 e ela no dia 21 de abril do mesmo ano, quase cinco anos após o sucesso em "Mulheres Apaixonadas". Os dois, vale lembrar, entraram para o elenco do "Zorra Total" em 2003 por causa do êxito da dupla na novela de Manoel Carlos. E souberam aproveitar bem a boa fase que tiveram. Valeu muito a pena rever dois atores tão talentosos em cena no trabalho mais marcante que tiveram na televisão.
Doía na alma ver a Doris maltratando os avós! Me deixava muito triste assistir aquelas cenas. Eles foram grandões e realmente marcaram a teledramaturgia. Eu lembro do dia que saiu a nota de falecimento de Oswaldo. Fiquei bem triste. Gostava muito dele.
ResponderExcluirGracias por la recomendación. Te mando un beso.
ResponderExcluirÓtimo texto Sérgio! E a reprise comprovou que Irene sempre foi tão cretina quanto Dóris.
ResponderExcluirDe fato foi gloriosa a parceria cênica de Carmen Silva e Oswaldo Louzada, em um dos núcleos mais repercutidos entre tantos existentes em "Mulheres Apaixonadas" (2003).
ResponderExcluirGuilherme
Minha mãe me disse que nunca queria que os pais dela passassem pelo que esse casal lindo passa na novela. O pior de tudo amigo, é que como novela é espelho da realidade, deve ter muita netos e até filhos e noras; praticando essas maldades. Minha mãe diz que a novela é ótima.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Com certeza. Entraram na história da teledramaturgia nacional. Novela excelente. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirUma bela participação destes atores que levantou a questão de maltratar os mais idosos. Abriu os olhos de muita gente e rendeu o estatuto do idoso. Um abraço!
ResponderExcluirAne/De Outro Mundo 😘
Era revoltante, chaconerrrilla.
ResponderExcluirBjs, JP.
ResponderExcluirVerdade, anonimo.
ResponderExcluirConcordo, Guilherme.
ResponderExcluirEspelho da realidade mesmo, Ro.
ResponderExcluirAbçs, Fabio.
ResponderExcluirIsso, Ane.
ResponderExcluirLembro que eles eram bem fofinhos. Totalmente contagiantes.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Fato, Emerson!
ResponderExcluir