sábado, 17 de junho de 2023

Serginho Groisman conseguiu deixar o "Altas Horas" ainda melhor

 O "Altas Horas" estreou na Globo no dia 14 de outubro de 2000. A contratação de Serginho Groisman se deu na mesma época em que a emissora trouxe para seu time Ana Maria Braga, Luciano Huck e buscou de volta o saudoso Jô Soares. Desde então, o programa comandado por Serginho se tornou o melhor da área de entretenimento da líder e nunca mais perdeu o posto. 


A atração, que tem pouco mais de duas horas de duração, sempre conta com a presença de vários entrevistados em um clima de bate-papo. É quase uma sala em família. Todos os presentes respondem a perguntas feitas pela plateia e também pelo próprio apresentador. Tudo em meio a um clima descontraído e muito agradável.

O formato do "Altas Horas" é praticamente o mesmo do "Programa Livre", que era comandado pelo Serginho na época em que estava no SBT. Com a saída do apresentador da emissora de Silvio Santos em 1999,

a atração sofreu um baque, mas ainda permaneceu no ar por um tempo com um rodízio de apresentadores (Babi Xavier, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha e Otávio Mesquita foram alguns deles). Porém, acabou em dezembro de 2001 devido aos baixos índices de audiência. Afinal, nenhum substituto conseguiu comandar o programa da mesma forma que Serginho e o público não se acostumou com sua ausência.

A Globo foi sábia ao manter esse bem-sucedido formato, onde a plateia é a principal entrevistadora, deixando o apresentador na função de mediador e líder da turma. Serginho Groisman foi para a emissora justamente por causa do sucesso alcançado na atração do SBT. O apresentador fica totalmente à vontade no palco, deixa os convidados sempre 'desarmados' e sabe conversar com todas as gerações.

O programa ainda tem um outro ponto positivo: as bandas sempre tocam ao vivo. Parece bobagem, mas é uma qualidade, tanto para os cantores quanto para o telespectador; afinal, há uma overdose de atrações onde o playback predomina. E os cantores ainda participam das conversas porque ficam presentes durante todo o tempo. 


Mas, apesar do êxito do formato, Serginho nunca se acomodou. Está sempre procurando inovar e agora vem realizando com mais frequência edições temáticas, prestando merecidas homenagens a vários artistas consagrados. O especial sobre Cássia Eller, exibido no início do ano, foi memorável e contou com a presença de nomes que fizeram parte da vida da roqueira, como Zélia Duncan, Ana Carolina, Margareth Menezes, Nando Reis, Tony Garrido e até do filho da inesquecível cantora, o tímido Chico Chico. O programa que homenageou Milton Nascimento foi repleto de emoção, enquanto o especial sobre os 60 anos de Xuxa Meneghel primou pelas participações de várias pessoas que foram marcadas pela carreira da eterna rainha dos baixinhos, incluindo a filha, Sasha. O apresentador também cedeu sua atração para uma espécie de cerimônia de encerramento do Skank na televisão. A banda liderada por Samuel Rosa fechou o seu ciclo no "Altas Horas", após 32 anos de sucesso, com um show que transbordou nostalgia. 


Já a homenagem de Serginho a Rita Lee foi histórica. Vários cantores foram chamados e cantaram clássicos da maior roqueira do país e a agora saudosa cantora foi filmada pelo marido, Roberto de Carvalho, assistindo ao programa emocionada e feliz em sua casa na última aparição da artista na televisão. Vale mencionar também a atração especial em homenagem à música popular brasileira com a presença da Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), que foi a base instrumental para todas as apresentações luxuosas da noite. Ângelo Máximo com 'Domingo Feliz'; As Marcianas com 'Porque Brigamos'; Beto Barbosa com 'Adocica'; Deborah Blando com 'Unicamente'; Dudu França com 'Grilo na Nuca'; Jane e Herondy com 'Não Se Vá'; Joanna com 'Tô Fazendo Falta'; Kátia com 'Qualquer Jeito'; Márcio Greyck com 'Vivendo por Viver'; Markinhos Moura com 'Meu Mel'; Sylvinho Blau Blau com 'Meu Ursinho Blau Blau' e Trio Los Angeles com 'Dançando Lambada'. Foi uma linda viagem no tempo. 


As edições temáticas seguem cada vez mais atrativas e vêm elevando a audiência da atração. Em homenagem ao Dia dos Namorados, vários casais foram chamados e participaram do descontraído bate-papo, entre eles Tony Salles e Scheila Carvalho; Johny Hooker e Cayque; Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello; Bella Campos e MC Cabelinho, entre outros. Já neste sábado, dia 17, o especial sobre o São João contou com a presença de Amelinha, Anastácia e Daniel Gonzaga, Dorgival Dantas, Mano Walter, Tato (da banda 'Falamansa'), e muitos outros cantores.  

O "Altas Horas" é um programa repleto de qualidades e Serginho Groisman vem conseguindo deixá-lo ainda melhor, o firmando como o melhor da grade da Globo. Graças a ele, as noites de sábado também são boas para quem fica em casa.

21 comentários:

  1. Sem dúvidas o "Altas Horas" é um dos programas da Globo e da televisão brasileira que cumpre com maestria a missão de entreter tanto a plateia quanto os telespectadores, com bastante música de qualidade e ótimas conversas entre todas as pessoas reunidas no aconchegante ambiente em que são gravadas as edições do programa, e as edições temáticas e/ou que homenageiam artistas renomados são o maior acerto em toda a trajetória do "Altas Horas".

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão,Sérgio! Esse programa sempre tem alguma atração que nos faça bem assistir, nos alegre as noites . Gosto muito! abração, linda nova semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não tenho o hábito de assistir o Altas Horas (assisto poucas vezes ao ano), mas adoro o formato!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pois é, O Serginho provou que a despretensão e o honesto desejo de fazer o público interagir podem gerar um programa agradável de assistir.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  5. É que ninguem espera que o programa alcance 40 pontos, entao basta manter a media com publico e ta tudo bem.
    os problemas vem sempre quando a tv espera que determinado programa encontre o sucesso com altos indices.

    ResponderExcluir
  6. O programa "Altas Horas", é uma verdadeira sala em família.
    Quaisquer pessoa, independente de idade, pode assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Messias Viegas _ O programa Altas Horas, é uma verdadeira sala em família.
      Quaisquer pessoa, independente de idade, pode assistir.

      Excluir
  7. Excelente programa apresentado e dirigido pelo ótimo Serginho Groisman.


    ResponderExcluir
  8. o Altas Horas continua sendo um bom programa com entrevistas ótimas ao contrário do Mais Você que perdeu a graça desde a morte do Tom Veiga. não dá pra engolir esse filho ruim do saudoso Louro José, o Louro Mané porque é muito clichê e irritante também o filho dele e pra ferrar mais ainda a Ana Maria citou o Amaury Soares no final do programa de sexta passada apesar dele está sendo odiado por muitos por certos motivos pelas censuras que ele está fazendo nos beijos de Clarena em Vai na Fé, vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o mal de insistir sempre no mesmo assunto, o público cobra
      Éramos Seis foi uma ótima e nao precisou se esquentar em casal gay pra fazer sucesso, não estou dizendo que não precisa ter,mas ninguém morreria se fizessem uma que não tivesse,mesmo porque durante anos várias não tinham e não deixaram de ser boas novelas por isso

      Excluir