À medida que A Nobreza do Amor se aproxima de sua reta final, fica evidente que Theresa Fonseca encontrou em Virgínia uma personagem capaz de testar suas possibilidades como atriz e, ao mesmo tempo, demonstrar a força de seu talento.
Racista, invejosa, possessiva e obcecada em destruir Alika (Duda Santos), a vilã passou boa parte da trama consumida pelo ciúme doentio de Mirinho (Nicolas Prattes) e pela necessidade de afastar a rival de seu caminho. Embora tenha ficado refém de situações repetitivas, com motivações que frequentemente giravam em torno dos mesmos conflitos, Theresa conseguiu imprimir personalidade à personagem e evitar que sua atuação se tornasse tão previsível quanto algumas das histórias que a envolviam.
O principal mérito da atriz está justamente em conseguir extrair nuances de uma figura tão desprezível. Virgínia é daquelas personagens que despertam pouca simpatia, sobretudo por seu comportamento racista e pela maneira como transforma suas frustrações em ataques contra Alika.
Ainda assim, Theresa não se limita a reproduzir a maldade da vilã de forma automática. A atriz investe em expressões, mudanças de entonação e reações que ajudam a traduzir o ressentimento e a arrogância da personagem, conferindo-lhe presença mesmo quando o roteiro insiste em colocá-la diante de situações já exploradas anteriormente.É verdade que o ciúme de Mirinho e a obsessão em se livrar de Alika acabaram se tornando muletas narrativas. Em determinados momentos, a impressão era de que Virgínia estava presa a um círculo de provocações, armações e frustrações que pouco acrescentavam à sua trajetória. Faltou, em algumas ocasiões, ampliar o horizonte da personagem e explorar outras facetas de sua personalidade, para além da rivalidade amorosa e da perseguição à protagonista. Nesse cenário, o desempenho de Theresa ganha ainda mais valor: mesmo com material nem sempre variado, a atriz sustentou a energia da vilã e encontrou maneiras de manter suas cenas interessantes.
Sua parceria com Nicolas Prattes também merece elogios. Os dois construíram uma dinâmica eficiente, marcada pela possessividade de Virgínia e pela maneira como Mirinho alimentava, direta ou indiretamente, as expectativas da companheira. Theresa soube explorar a dependência emocional da personagem sem perder de vista sua natureza controladora, criando embates que ajudavam a movimentar a trama. A relação funcionava especialmente quando a atriz conseguia transitar entre a aparente segurança de quem acredita ter tudo sob controle e a insegurança de quem percebe que pode perder o homem que deseja manter ao seu lado.
Outra parceria bem-sucedida foi com Fabiana Karla, intérprete de Graça, a interesseira mãe de Mirinho e sogra de Virgínia. A relação entre as duas rendeu bons momentos, principalmente pela combinação de interesses, conveniências e tensões familiares. Fabiana trouxe seu conhecido domínio da comédia para a personagem, enquanto Theresa soube reagir às provocações e aos jogos da sogra sem descaracterizar a personalidade de Virgínia. O encontro das duas intérpretes ajudou a dar ritmo a cenas que poderiam facilmente cair na repetição, criando uma dinâmica própria dentro do núcleo.
Theresa também encontrou boas oportunidades de atuação ao lado de Emanuelle Araújo e Danton Mello, que viveram os pais da invejosa personagem. Nessas relações familiares, era possível perceber outras camadas da criação de Virgínia e observar como seus comportamentos se manifestavam diante daqueles que conheciam suas fraquezas mais de perto. Os confrontos com os pais ajudaram a ampliar o retrato de uma mulher marcada pela inveja e pela incapacidade de aceitar que outras pessoas pudessem conquistar aquilo que ela desejava.
Mas há uma parceria que merece um adendo especial: a formada com Antonella Benvenuti, intérprete de Aurelinda. A irmã mais nova, debochada e provocadora, fazia da vida de Virgínia um verdadeiro inferno, e as duas juntas protagonizaram alguns dos momentos mais divertidos envolvendo a vilã. Aurelinda tinha o talento de atingir justamente os pontos mais sensíveis da irmã, desestabilizando-a com comentários e provocações que desmontavam a pose de superioridade tão característica da personagem.
A química entre Theresa e Antonella funcionou muito bem porque permitia à protagonista dessas cenas sair, ainda que momentaneamente, do registro habitual de maldade e obsessão. Curiosamente, era justamente nessa relação que Virgínia revelava seus traços mais evidentes de humor. Nos demais momentos, a personagem permanecia essencialmente desprezível, movida por atitudes que dificilmente despertariam qualquer identificação positiva. Ao lado de Aurelinda, porém, sua arrogância se voltava contra ela mesma, e o resultado era uma comicidade espontânea, alimentada pela irritação da irmã mais velha diante da irreverência da caçula.
Fica a sensação de que Aurelinda poderia ter recebido ainda mais espaço ao longo da história. A dinâmica entre as irmãs tinha potencial para render outras sequências memoráveis, oferecendo uma alternativa interessante à repetição dos conflitos amorosos de Virgínia. Antonella Benvenuti mostrou desenvoltura ao interpretar a menina provocadora, e sua parceria com Theresa foi um dos recursos mais saborosos para quebrar a sisudez da vilã e acrescentar leveza a um núcleo dominado por sentimentos negativos.
Outro destaque foi a química com João Fontenele, que viveu Sebastião. Apaixonado platonicamente por Virgínia, o fofoqueiro passou a trama praticamente inteira se humilhando em busca de atenção e reconhecimento da mulher que idealizava. A relação tinha um componente de ironia que Theresa soube aproveitar, sobretudo pela maneira como Virgínia tratava Sebastião de acordo com suas conveniências. A devoção do personagem contrastava com o desprezo e a indiferença dela, criando situações que expunham tanto o egoísmo da vilã quanto a falta de limites do admirador.
Essa combinação também ajudou a mostrar como Virgínia enxergava as pessoas ao seu redor de maneira utilitária. Mirinho era o objeto de sua obsessão amorosa; Alika, o alvo de sua inveja e de seu racismo; Sebastião, alguém cuja devoção poderia ser explorada; e até mesmo os familiares acabavam envolvidos em suas disputas. A atriz conseguiu manter uma coerência na construção dessa mulher que, independentemente de quem estivesse diante dela, parecia sempre colocar os próprios desejos acima de qualquer consideração.
Na reta final de A Nobreza do Amor, Theresa Fonseca merece ser reconhecida por ter sustentado uma vilã que nem sempre recebeu do texto a variedade necessária para se desenvolver. Se a insistência nos mesmos conflitos diminuiu o impacto de algumas sequências, o trabalho da atriz impediu que Virgínia se tornasse apenas uma repetição de gestos e explosões de ciúme. Houve personalidade, presença cênica e, principalmente, boas parcerias com diferentes integrantes do elenco.

Gosto muito dessa atriz ela é linda pode ser vilã sempre
ResponderExcluir