Se o que vivemos nos molda, o que acontece quando precisamos redefinir a história da nossa própria biografia? Em 'Garota do Momento', nova novela da seis, escrita por Alessandra Poggi com direção artística de Natalia Grimberg, Beatriz (Duda Santos) acredita desde os quatro anos ter sido abandonada pela mãe, Clarice (Carol Castro). Só que ela não sabe que, na verdade, Clarice perdeu a memória em um grave acidente. É a partir daí que o enredo, que estreou nesta segunda-feira, dia 4, no lugar de "No Rancho Fundo", se desenvolve utilizando todos os elementos clássicos de um folhetim de época das 18h da Globo.
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segunda-feira, 4 de novembro de 2024
"Garota do Momento": o que esperar da nova novela das seis?
O pano de fundo da história é o ano de 1958, quando o rock americano fazia a cabeça dos jovens, a bossa nova chegava e se misturava às canções da Época de Ouro do rádio e a indústria crescia como nunca. Tudo começa quando Clarice (Carol Castro) – viúva com grande talento para a pintura, mas que ganha a vida como lavadeira – deixa a pequena Beatriz aos cuidados da sogra, Carmem (Solange Couto) e viaja de Petrópolis para cidade do Rio de Janeiro, na tentativa de participar de uma exposição em uma galeria de arte. Na capital, Clarice conhece o empresário Juliano Alencar (Fabio Assunção), herdeiro da Perfumaria Carioca. Ele se apaixona por ela à primeira vista e lhe propõe casamento. Essa união quase não acontece: Clarice flagra uma briga entre Juliano e a amante dele, Valéria (Julia Stockler), que acaba morrendo acidentalmente na confusão. Quando vai denunciá-lo, Clarice sofre um grave acidente e perde parte da memória. Como se lembra apenas de que tinha uma filha chamada Beatriz, seu noivo e a mãe dele, a inescrupulosa Maristela (Lilia Cabral), aproveitam-se da situação e entregam a Clarice outra menina para criar, afirmando ser a filha dela, e por isso, batizada com o mesmo nome. Trata-se de Bia (Maisa), filha que Juliano teve com Valéria.
Para garantir que o plano dê certo, Maristela e Juliano criam um falso passado para Clarice, que inclui até uma família fictícia. Até então funcionária dos Alencar na Perfumaria Carioca, Zélia (Leticia Colin) fecha um acordo com Maristela e passa a figurar como irmã de Clarice. Dezesseis anos depois, a mãe de Beatriz vive em uma teia de mentiras e, ao lado de Zélia, comanda a Magnifique Escola para Moças, trabalho que faz com muita dedicação, preparando e educando meninas para a alta sociedade. Apesar da vida aparentemente feliz, Clarice sente uma angústia profunda por causa das lacunas em suas lembranças. No fundo, ela sabe que algo lhe falta.
Ao se deparar com uma foto da mãe em uma revista, Beatriz, que mora com a avó em Petrópolis, decide embarcar para o Rio de Janeiro. A prova de que Clarice está viva a impulsiona a tentar reencontrar essa figura que acredita ter causado tanta tristeza em sua vida. Quando Beatriz chega ao Rio, está determinada a confrontar o passado e elucidar suas angústias. O problema é que, no reencontro, Clarice não se lembra dela, e Bia ocupa seu lugar de filha.
Assim que chega ao Rio de Janeiro, o caminho de Beatriz se cruza com o de Beto (Pedro Novaes), jornalista e fotógrafo com ideias progressistas. Eles se conhecem de maneira inusitada durante um bloco de Carnaval. Uma conexão forte nasce entre os dois, e Beto fica encantado pela personalidade corajosa da jovem. O problema é que Beto é o noivo de Bia, a menina criada como se fosse filha de Clarice. Bia é mimada, autocentrada e sofre de uma doença cardíaca. Ao perceber o interesse do namorado por Beatriz, Bia começa a usar seu estado de saúde para manipulá-lo, fazendo com que ele se sinta culpado por pensar em terminar o relacionamento.
Enquanto Beatriz tenta entender sua relação com sua mãe, ela e Beto se aproximam cada vez mais. O jornalista tem carinho por Bia, com quem está namorando, mas sente que a relação é sustentada apenas pela culpa e pelo medo de prejudicar a saúde da jovem. Mesmo assim, Beto decide então terminar o relacionamento com Bia para ficar com Beatriz, que também já não consegue mais esconder o que sente pelo rapaz.
Em meio a tudo isso, uma reviravolta faz com que Beatriz seja escolhida como a garota-propaganda da Perfumaria Carioca, justamente a empresa da família Alencar. Ela vai revolucionar a publicidade da época, desafiando os padrões raciais e de beleza daquele momento ao ocupar um espaço até então reservado apenas a mulheres brancas. Assim, com sua elegância e carisma, Beatriz começa a adentrar um mundo do qual ela nunca imaginou fazer parte.
Fábrica de sabonetes da Família Alencar, a Perfumaria Carioca é parte importante da trama de ‘Garota do Momento’ como cenário de momentos decisivos para os personagens, sendo palco de traições e de conflitos por poder, amor e ambição. É ali onde Zélia e Maristela se aliam; Juliano mata Valéria por acidente; e Beatriz revê Clarice pela primeira vez depois de 16 anos. Juliano é quem administra o negócio, mas sob a supervisão atenta de Maristela, que não cansa de lembrar ao filho que, caso cometa qualquer deslize, ele estará fora da empresa da família.
No centro da agitada vida cultural do Rio de Janeiro no final da década de 1950, o Clube Gente Fina se destaca como um espaço de resistência, cultura e diversão. Administrado por Vera Machado (Tatiana Tiburcio) e Sebastião (Cridemar Aquino), o clube é ponto de encontro de jovens e artistas. É onde o samba encontra o choro, o blues flerta com o rock, e as rodas de debate e oficinas culturais refletem o espírito de mudança de uma geração que deseja quebrar barreiras sociais.
Vera e Sebastião Machado são o coração do Clube Gente Fina. De dia, eles também trabalham para Raimundo Sobral (Danton Mello). Ela é governanta da casa e cuida dos filhos dele – Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (João Vitor Silva) e Celeste (Debora Ozório). Já Sebastião, o marido de Vera, além das funções que tem no clube, é motorista da família Sobral.
Melhor amigo de Beto e filho de Vera e Sebastião, Ulisses (Ícaro Silva) dedica parte de seu tempo ao Clube Gente Fina, dando aulas de capoeira e organizando eventos e aulas para a comunidade. Mas, quando não está no clube, ele certamente pode ser encontrado no Boliche Bowling Rock, local do qual é dono. Com suas pistas de boliche, jukeboxes tocando sucessos do rock'n'roll e do samba, e um ambiente descontraído e vibrante, o Bowling Rock é um refúgio para a juventude, onde amizades, romances e rivalidades se desenrolam. Ali batem ponto quase que diariamente o trio de amigas Bia, Eugênia (Klara Castanho) e Celeste (Debora Ozório), o estudioso Guto (Pedro Goifman), a espevitada Ana Maria (Rebeca Carvalho), além dos rebeldes sem causa Topete (Gabriel Milane) e Carlito (Caio Cabral). É no boliche também que o romântico Edu (Caio Manhente), irmão de Guto, trabalha. Entre amores, descobertas e conflitos internos, esses personagens são a representação de uma geração dividida entre o tradicionalismo da época e a modernidade.
Conceituada agência de publicidade comandada por Raimundo (Danton Mello), a Hi-Fi Propaganda é o centro de criações e campanhas que moldam o imaginário e o comportamento da sociedade carioca dos anos 1950. É também cenário de acontecimentos importantes da trama, principalmente a partir do momento em que Beatriz começa a trabalhar como garota-propaganda da Perfumaria Carioca. É na Hi-Fi que as campanhas da loja de sabonete são pensadas e produzidas.
Raimundo se dedica inteiramente ao trabalho e aos filhos, Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (João Vitor Silva) e Celeste (Debora Ozório). Ele nunca se recuperou do abandono de sua esposa, Lígia (Palomma Duarte), que saiu de casa para seguir a carreira de cantora. Mesmo com as constantes tentativas de Lígia em se manter perto da família, Raimundo sempre faz questão de afastá-la, o que acabou afetando – e muito – os três filhos emocionalmente.
Ao lado de Raimundo, na agência, está Ronaldo. Apesar de fazer de tudo para ganhar a aprovação do pai, ele tem inveja de Beto por acreditar que Raimundo tenha predileção pelo outro filho. Como se não bastante, Ronaldo gosta de Bia, que é apaixonada por Beto. Essa dinâmica traz tensão tanto na vida pessoal quanto profissional, pois Ronaldo vive às sombras do irmão, sem conseguir se destacar como deseja.
Enquanto isso, Beto escolheu não seguir o caminho tradicional da família e, em vez de assumir uma posição de destaque na Hi-Fi, decidiu ser jornalista e fotógrafo. Ele tem ideias progressistas e está sempre em conflito com a visão conservadora do pai e do irmão.
A TV Ondas do Mar, emissora de televisão fluminense criada na década de 1950, é onde sonhos ganham vida. Fundada por Alfredo Honório (Eduardo Sterblitch), um visionário do entretenimento, e seu sócio, Sérgio (Sergio Kauffmann), a emissora se destaca por seu popular programa de auditório ‘Alfredo Honório Show’, que recebe cantores, dançarinos e outras personalidades locais.
O programa faz com que Alfredo também seja uma celebridade. E, quando não está no palco, ele circula pelos bastidores cumprimentando os funcionários e incentivando os novos talentos que sonham em aparecer na telinha. Fora do ambiente da TV, vive um casamento estável com Teresa (Maria Eduarda de Carvalho) e faz de tudo para ver a filha Eugênia (Klara Castanho) feliz.
A atmosfera de dos anos 1950 estará presente na trilha da novela. A gravação original de “Tutti Frutti”, com Little Richard, é a música de abertura, e clássicos como “La Bamba”, com Ritchie Valens, e “Chiclete com Banana”, com Jackson do Pandeiro, também aparecerem em suas versões originais. Outros sucessos estão na trilha, mas em regravações originais, como “Cry Me a River” na voz de Iza, “A Noite do Meu Bem” interpretada por Gaby Amarantos, “Se Acaso Você Chegasse” com Criolo, “Smoke Gets in Your Eyes cantada por Gloria Groove e “Pensando em Ti” com Leo Santana.
"Garota do Momento" é uma novela de Alessandra Poggi, escrita com Adriana Chevalier, Aline Garbati, Mariani Ferreira, Pedro Alvarenga e Rita Lemgruber. Tem direção de Matheus Malafaia, Mayara Aguiar e Tande Bressane, direção geral de Jeferson De e direção artística de Natalia Grimberg. A produção é de Juliana Castro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
nossa, gostei tanto, mas tanto. sim, é bem rocambólica a trama da mãe da protagonista, mas tudo coerente e muito, mas muito novelesca. muito bom ver novela sendo novela. e que produção de arte, figurinos, impecável. beijos, pedrita
ResponderExcluirEu idem, Pedrita.
ExcluirQue descrição minuciosa fizestes da novela que começou Sérgio. Eu não pude assistir o primeiro capítulo, mas aqui me inteirei de toda a história. Parecer ser incrível, principalmente a trilha sonora!!
ResponderExcluirAproveito para desejar uma ótima semana!!
Que bom que curtiu, Dri.
ExcluirNossa, já fiquei com vontade de ver. Parece que será uma novela à moda antiga, quase um dramalhão mexicano. Já pressinto a estória da mãe sendo esclarecida e os manipuladores punidos.
ResponderExcluirBeijão
Eu to adorando, Marly.
ExcluirEstá tendo um ótimo início. É um dramalhão clássico bem rasgado. Honra a condição de novela e é fiel a toda a essência de um bom folhetim tradicional. O elenco também é ótimo. Até a Maísa que foi tão criticada nas chamadas se saiu bem nesse início. Está sendo prazeroso e o horário das seis merecia uma trama como essa de volta a grade.
ResponderExcluirMerecia mesmo, anonimo.
ExcluirEstou amando a novela! Que continue maravilhosa durante toda a exibição! Sinto que shiparei muitos casais!!!! Estou empolgada demais!
ResponderExcluirEu idem, chaconerrilla.
ExcluirParece ser uma trama muito legal de ser acompanhada.
ResponderExcluirBoa semana!
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