quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Capítulo de "Terra e Paixão" destaca o talento de Barbara Reis

 Nesta terça-feira, "Terra e Paixão" chegou a 30 pontos de pico e a novela de Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes, apresentou um de seus melhores capítulos até o momento. Recheado de tensão e momentos catárticos, o enredo promoveu uma virada envolvendo uma tragédia provocada por Antônio La Selva (Tony Ramos). Mas desta vez Aline teve o destaque que sempre mereceu e Barbara Reis honrou todas as difíceis cenas. 


O início da atual trama das nove foi conturbado porque a audiência não explodiu o tanto que a Globo queria, após o imenso fracasso de "Travessia". Embora tenha elevado os índices desde a estreia, o folhetim de Walcyr apresentou um começo mais lento por conta da quantidade de capítulos (até o momento 221). E todos sabem que o autor nunca se conforma com qualquer tipo de rejeição do público e não poupa esforços para apostar no que está dando certo. Como o conflito envolvendo a mocinha andava em círculos e o romance com Daniel (Johnny Massaro), construído sem qualquer profundidade, não agradou, Walcyr antecipou a morte do personagem  promoveu várias viradas com outros personagens, dando muito mais destaque ao time de vilões.  

A estratégia funcionou e a audiência passou a ser crescente, a ponto de agora ser a única novela inédita da Globo que não está fracassando nos números. Com uma grade atualmente em baixa, Walcyr mais uma vez se mostrou o coringa da emissora. Mas diante das alterações no roteiro, é inegável que Aline saiu perdendo. A protagonista foi sumindo da história a ponto de praticamente nem ter mais relevância. E Barbara Reis nunca mereceu.

A atriz sempre esbanjou talento e conquistou a sua primeira protagonista, após o show como a vilã Débora, em "Todas as Flores". O lado positivo diante de tudo o que aconteceu foi ver que Walcyr e Thelma não desistiram da mocinha. Tanto que houve quase um relançamento de sua saga, uma vez que Aline repetiu o juramento que voltaria a viver nas suas terras que foram roubadas por um golpe de Irene (Gloria Pires). A cena é claramente inspirada no clássico "E o Vento Levou" (1989), que também inspirou Walcyr em uma das sequências mais marcantes de "Chocolate com Pimenta" (2003).

E realmente a protagonista agora vem ganhando cada vez mais cenas desafiadoras, vide o julgamento em que Aline conseguiu retomar suas terras graças ao posicionamento impecável da juíza substituta que analisou o caso. Foram sequências que destacaram Barbara Reis. Mas foi no capítulo desta terça, dia 31, que a personagem mais se agigantou. O assassino contratado por Antônio para matar a mocinha atirou em pleno bar lotado de pessoas que comemoravam a vitória da produtora rural no tribunal, mas teve seu alvo coberto por Jonatas (Paulo Lessa), que pulou na frente e levou uma bala nas costas. A sequência foi muito bem dirigida pela equipe de Luiz Henrique Rios e o desespero de Aline diante daquela situação foi exposto com total entrega de Barbara. 

A atriz ainda ganhou um outro momento que já entrou na lista de um dos mais atrativos do roteiro quando Aline foi até o evento que premiava Antonio como o Melhor Produtor Rural do ano para expor o crime encomendado pelo vilão. Uma sequência digna de Walcyr Carrasco, que ama barracos e enfrentamentos em grandes festas. Barbara Reis see destacou do começo ao fim da sequência em que a protagonista chegou a ameaçar seu maior inimigo de morte diante de toda a plateia. Pela primeira vez, aliás, que Antonio reagiu com serenidade e falsidade, já que estava diante da elite da cidade. Tony Ramos mais uma vez demonstrou o baita ator que sempre foi e sua dobradinha com Barbara, principalmente na troca de olhares furiosos, foi de tirar o fôlego. 

Barbara Reis merecia esse crescimento em "Terra e Paixão". Resta torcer para que agora o enredo da Aline pare de andar em círculos e siga assim até o final através de bons embates e grandes cenas. 

17 comentários:

  1. Já falei e repito: amo assistir a uma boa performance de artista, na arte que ele executa. Isso é sempre gratificante.

    Beijo e feliz mês de novembro

    ResponderExcluir
  2. Espero, que o contrato dela n seja por obra

    ResponderExcluir
  3. A cada capítulo a cada cena, admiro mais o trabalho da Bárbara , ela é linda e super talentosa.

    ResponderExcluir
  4. Ela representou todas as mulheres do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ela é uma atriz incrível!
    Estou revendo Todas as Flores em que foi vilã e está espetacular!!
    Como mocinha nesta novela, ela andava contida, mas ontem ela explodiu todo o talento!!
    Grata pelo texto Sérgio, adorei!
    Lindo feriado!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com todos os altos e baixos em sua trajetória, Aline (Barbara Reis) é uma protagonista que, como a mãe Jussara (Tatiana Tibúrcio) indagou no capítulo 39 de "Terra E Paixão", tem mel. Mas quando se vê acuada, usa seu ferrão para atingir os predadores interessados em tomar-lhe as terras. O indispensável para uma mocinha bem construída e interpretada. Nas sequências mais recentes, Aline mostrou a abelha-rainha que sempre foi ao ameaçar Antônio (Tony Ramos). Barbara Reis em estado de graça.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Eu não diria que a novela é a única no ar que não está fracassando na audiência, esse é um argumento muito fácil de ser refutado, a média geral de Terra e Paixão até agora é de 26 pontos, se a meta do horário nobre é 30 pontos então a novela vai entregar 4 pontos a menos do que o desejado pois já está prestes a entrar na reta final, esta na mesma situação de Fuzuê que está com 20 pontos sendo que o desejado é 25, se Terra e Paixão está entregando uma audiência satisfatória Fuzuê também está, mas Elas por Elas realmente é um caso preocupante considerando que a audiência não para de cair, as outras pelo menos estão estabilizadas.

    ResponderExcluir
  8. A historia da mocinha Aline é muito mal feita, este é o grande problema. Nao to falando da atriz Babara, falo da mocinha que ela faz.
    A gente precisa se indentificar e ver a mocinha sofrer.
    eles sabiam que a novela era extensa e apresenta tudo muita pressa.

    A gente precisa se apegar na historia de sofrimento da mocinha da novela.
    o publico precisa gostar da mocinha da novela e saber a historia dela, dava pra ter feito isso antes do antonio mandar matar o marido dela pra tomar as terras.

    uma jovem viuva que tem 1 filho que acabou de perder o marido, vai ficar de beijos com o filho do seu inimigo, sem nenhuma cerimonia??

    ai o cara morre e ela nem espera o corpo esfriar ja ta de rolo com o irmao dele.
    sem falar no lance com jonatas.

    ResponderExcluir
  9. Percebi isso mesmo: a trama começou muito lenta e pouco atrativa. Ainda não cheguei nesses capítulos de grandes viradas, não.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir