sexta-feira, 13 de agosto de 2021

"Sob Pressão" volta com a mesma qualidade e tocando em várias feridas da sociedade

 A terceira temporada de "Sob Pressão" foi ao ar em 2019 e seria o fim da série. Mas o sucesso era tanto que público e crítica se uniram em um clima de indignação pela decisão da Globo. Deu certo. A emissora garantiu a quarta temporada para 2021, bem antes de surgir a pandemia do novo coronavírus ---- parecia até uma premonição o hiato em  2020. Mas foi justamente a covid-19 que fez a série ter dois episódios especiais exibidos no ano passado. E novamente recebeu uma avalanche de elogios. Agora, com a pandemia ainda em curso, a quarta temporada estreia com 11 episódios já prontos. 

O primeiro episódio foi exibido nesta quinta-feira (12/08) e a decisão dos roteiristas foi seguir apresentando o enredo com várias temáticas importantes sobre a saúde pública e os dramas já conhecidos dos personagens. A pandemia não foi deixada de lado. A trama não está em um mundo pós-covid. Ela ainda existe, mas não é o foco central. Tanto que todos estão com máscaras quase o tempo inteiro. Todavia, algumas mudanças no conjunto ocorreram, como a efetivação no elenco fixo de David Júnior, que viveu o doutor Mauro no especial de 2020, a entrada de Bárbara Reis (na pele da enfermeira Lívia) e o ambiente do trabalho dos médicos e enfermeiros.  

Todos passam a trabalhar no grandioso Hospital Edith de Magalhães, cujo nome é uma homenagem à enfermeira Edith de Magalhães Fraenkel, pioneira da saúde e enfermagem, que ajudou a combater a gripe espanhola no Brasil.

Terem escolhido a profissional para o nome do local fictício, diante do novo coronavírus, não foi por acaso. É nesse lugar que os personagens passam a enfrentar o cotidiano caótico de uma emergência pública, mas com a pressão da rotina ainda maior, já que o hospital, localizado no centro da cidade, é referência em atendimento. Décio (Bruno Garcia) é o diretor da unidade, enquanto Charles (Pablo Sanábio) é o novo Chefe de Emergência. 

Já os protagonistas Evandro (Júlio Machado) e Carolina (Marjorie Estiano) se veem diante de um novo conflito familiar. Vale lembrar a impactante sequência do final da terceira temporada, quando a médica perdeu o bebê que esperava durante uma tentativa de sequestro em pleno hospital. O casal sentiu a dolorosa perda, após um período de aceitação e expectativa. Agora o médico reencontra sua ex-namorada, vivida por Ana Flávia Cavalcante, que carrega um filho a tiracolo. Seria a criança filha de Evandro? É a situação que desestabiliza de vez a relação dos personagens centrais. Ainda na temática reencontro, está Vera (Drica Moraes), que terminou a terceira temporada com um bonita reaproximação com seu filho, Leonardo, (João Vitor Silva), com quem havia perdido contato. Agora a pragmática médica lutará  contra o tempo perdido. 

Foi no prédio do Jockey Clube Brasileiro, no Centro do Rio de Janeiro, que a equipe de arte, comandada pelo diretor de arte Rafael Targat, encontrou as características ideais para montar o set da nova temporada. A locação, que contempla seis andares do edifício ---- aproximadamente três mil metros quadrados ----, permite ter um set em que as cenas se apropriam de um fluxo real de hospital, onde os ambientes se conectam com um sentido lógico e funcional para os procedimentos do dia a dia. O resultado realmente ficou primoroso. Até porque de lá é possível ver os grandes prédios do Rio, além da Baía de Guanabara e o Aeroporto Santos Dumont. Parece mesmo um hospital que fica no Centro. 

A estreia já apresentou uma leva de acontecimentos impactantes e que mesclaram realidade e ficção com a habilidade de sempre. Evandro e Carolina presenciaram um homem atacando o casal Rodolfo (Douglas Cantudo) e Miriam (Yanna Lavigne), que estava dentro do carro, no trânsito. Ferido, o motorista tentou proteger a esposa, grávida, mas os dois foram socorridos pelos protagonistas. Evandro também acabou atingido, assim como o agressor, baleado pela polícia. Foram cenas de ação que mostraram logo a que veio a quarta temporada. Os protagonistas ainda tiveram momentos tensos com o parto da paciente, enquanto Vera (Drica Moraes) atendeu Angela (Regiane Pereira), acompanhada do filho (Uinderson - João Vicente), que vendia bala no sinal e estava com hipoglicemia porque não comia há dias. Vale destacar ainda a forte cena em que Uinderson roubou um sanduíche e acabou agredido por um policial. Ainda houve uma citação ao problema mental do agressor do casal, que não resistiu aos ferimentos. Em um só episódio houve a abordagem de quatro problemas graves e tão reais: violência urbana, a fome, a negligência do poder público com a saúde mental e o racismo em cima da falta de preparo da polícia.

A volta de "Sob Pressão" era muito esperada e chega em meio a uma quase escassez de teledramaturgia inédita. Coprodução da Globo e Conspiração Filmes, a série é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flávio Araújo, com direção artística de Andrucha Waddington, e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Estava fazendo falta. 

20 comentários:

  1. Que saudades que eu tava dessa série!

    ResponderExcluir
  2. Só aplaudir esse que é o maior produto da Globo na última década de longe. Essa série tem uma capacidade de tirar o nosso fôlego que é algo espetacular e único.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, fiquei encantada com o seu texto e com a continuação desta série!
    Nossa, arrepiante, que primor de qualidade!!
    E ainda abordando esse assunto tão complexo que é o Corona Vírus..
    Ainda não assimilei a partida do Tarcísio Meire e do Paulo José...Que tristeza amigo!! Estou realmente bem mexida com tudo isso...
    Mas ler o seu texto me mostrou que a vida deve continuar!!
    Beijos e um lindo final de semana!! :)))

    ResponderExcluir
  4. Acho inadmissivel até hoje essa série nao ter faturado um Emmy.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu fiquei com a impressão de duração menor do episódio nesta estreia. É uma das minhas atrações preferidas na TV brasileira. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que critica perfeita, Sérgio. Mas tive a sensação do episódio ter sido bem mais curto.

    ResponderExcluir
  7. Essa série é muito boa.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. De fato é a melhor série que a Globo já produziu!

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir