sábado, 6 de março de 2021

Ao invés de retornar com o querido "Vídeo Show", Globo prefere transformar "Se Joga" em uma cópia

 O "Se Joga" foi uma das grandes apostas da Globo em 2019. O objetivo na época era enfrentar o "Balanço Geral", da Record, que derrotava o extinto "Vídeo Show" quase diariamente. Não por acaso o longevo programa sobre os bastidores da televisão foi retirado da grade, após quase 36 anos no ar. Mas não deu certo. As derrotas continuaram e a atração comandada por Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás sofreu um massacre de justas críticas. A pandemia do novo coronavírus, iniciada em março de 2020, foi um bom pretexto para cancelar o formato. Mas a emissora resolveu recolocá-lo no ar. 

Neste sábado, dia 6, o "Se Joga" retornou com uma nova roupagem em formato semanal. Agora está na faixa vespertina, no lugar do cansativo "Simples Assim," da Angélica. Também não há mais três apresentadores. Fabiana deixou o programa e Érico virou repórter. Fernanda está sozinha no comando. E a ótima Tati Machado ----- integrante do site Gshow que ganhou várias oportunidades em outras atrações, como "Encontro" e "É de Casa" ---- segue na equipe falando sobre novelas e artistas do canal. Mas não demorou para constatar a intenção da Globo: voltar com o "Vídeo Show", mas com o título de "Se Joga". 

A própria descrição das 'novas características' do programa entrega a inspiração, para não dizer plágio: "Serão tardes cheias de conteúdos especiais, entrevistas exclusivas, revisitas ao passado da TV, spoilers de cena, interatividade, e muitas curiosidades sobre o que acontece por trás das câmeras. Uma programação que faz o balanço da semana na vida dos famosos".

Ou seja, uma mistura do "Vídeo Show" do passado e com o "Vídeo Show" que já existia pouco antes de sair do ar, em 2019, quando focava também no cotidiano das celebridades. Até o clássico "Falha Nossa" está presente. 

A estreia se mostrou corrida e com uma Fernanda Gentil artificial e insegura. Compreensível, após tantas mudanças bruscas em sua carreira. Saiu de seu trabalho bem-sucedido na cobertura esportiva, ficou na 'geladeira' da Globo um longo tempo esperando um novo projeto na área do entretenimento, e quando finalmente a produção veio era o lastimável "Se Joga". Agora a intenção é tirar a imagem do programa do buraco e só isso explica a insistência da emissora em manter o nome. 

Entre os bons quadros, todos são do extinto "Vídeo Show". A desenvolta Tati Machado fala muito bem sobre as novelas e mostrou um pouco dos bastidores de "Amor de Mãe", além de ter abordado o "BBB 21". O "Falha Nossa", comandado por Érico Brás, foi bem divertido e não por acaso é tão amado pelo público há mais de 30 anos. Também foi exibida uma boa, mas muito breve, entrevista com Sandy e o marido Lucas Lima. A matéria sobre as mães da ficção foi outro acerto.  

Com direção geral de Bianca Lopes e Frederico Neves, redação final de Maurício Yared, e supervisão artística de Rafael Dragaud, o 'novo' "Se Joga é comandado ao vivo por Fernanda Gentil. Mas esse nome não deveria ter sido mantido de forma alguma. O telespectador assiste ao saudoso "Vídeo Show" em uma tentativa desesperada de disfarce. Ao invés de trazer de volta um programa amado pelo público, com quase 36 anos de longevidade, a Globo preferiu transformar o "Se Joga" em uma cópia descarada. Tudo em virtude de uma mera teimosia. Uma pena. 

5 comentários:

  1. "Se Joga" nunca será o "Vídeo Show". Apenas um ponto não tão negativo posso afirmar a respeito da audiência desse programa: é menos pior fracassar semanalmente do que diariamente.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Hj a audiência foi alta pela curiosidade e vai ser pq record e sbt são fracas no horário e a globo foi teimosa e esperta em colocar o se joga no sábado mas nunca Será o saudoso e querido video show.

    ResponderExcluir
  3. E nao dá pra entender o motivo da Globo nao ter voltado com o nome Video Show. Se Joga pra que?

    ResponderExcluir
  4. Sei lá, mas acho não vai colar!!! abração, chica

    ResponderExcluir
  5. Não acompanhei a reestreia desse programa. Mas a Globo é muito sábia mesmo. Se o programa não der certo mais uma vez, é só colocá-lo na gaveta de novo e está tudo bem. A Fernanda Gentil demonstra que a praia dela nunca será o entretenimento.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir