segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A força de Ana Maria Braga na homenagem a Tom Veiga, o Louro José

 A notícia da morte de Tom Veiga. intérprete do Louro José, aos 47 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ontem (01/11), chocou o Brasil. O papagaio falastrão que fazia todo mundo rir provocou um choro doloroso. E todos os fãs pensaram na hora no estado de Ana Maria Braga, que tinha o colega como filho e maior parceiro. Muitos questionaram se haveria condição emocional para apresentar o "Mais Você" hoje, um dia após o falecimento. Ana conseguiu. 


Com a voz embargada e os olhos vermelhos de tanto chorar, Ana Maria Braga apresentou seu primeiro programa sem o companheiro de quase toda a vida profissional por quase 40 minutos. Sem interrupções com ações de merchandising. Foi uma homenagem do início ao fim. Em nenhum momento as lágrimas deixaram de cair, o que só provou a dificuldade da apresentadora no dia mais doloroso do "Mais Você". Mas a sua força é conhecida há muito tempo pelos telespectadores e fãs. 

Ana Maria Braga, de 71 anos, já venceu quatro lutas contra o câncer. O primeiro foi um câncer de pele, em 1991. Por isso usava aquelas famosas luvinhas na década de 90. Era uma proteção. Já em 2001 foi o seu câncer mais grave: um tumor no reto e na virilha. O público acompanhou sua luta, a perda dos cabelos pela quimioterapia, enfim. Em 2015, Ana descobriu um tumor maligno no pulmão. Fumante assumida, precisou interromper o vício e fazer o tratamento. Novamente uma vitória. Mas em janeiro deste ano, em exames de rotina, soube que o câncer no pulmão havia voltado. Uma nova batalha se iniciou e a apresentadora mais uma vez venceu em abril, durante a pandemia do novo coronavírus. 

E Ana sempre teve Tom Veiga ao seu lado como base de apoio e suporte. Ela sabia que tinha com quem contar, tanto na vida pessoal quando na profissional. Impossível não ter chorado junto com a apresentadora durante a linda homenagem feita ao seu alter ego. A imagem da bancada sem o louro José, apenas com um pequeno buquê de rosas, doeu. Outra situação que provocou uma inevitável emoção foi o início do programa, com Ana falando que hoje era quinta-feira. É segunda-feira, mas não teve o Louro José para corrigi-la: "É segunda, Namariaaaaaaa". O silêncio foi ensurdecedor. E a mensagem dita por Ana expôs em poucas palavras toda a magnitude daquela parceria tão amada pelo público. 

"Hoje é quinta-feira, Dia de Finados. Que ironia, né. Nós, da família Louro José, estamos de luto. Um filho amado que tive do lado nos últimos 25 anos. Deu vida a uma ideia. Fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e dizer bom dia pra vocês. Dói muito. É como uma mãe que perde um filho, um companheiro. Porque filho é companheiro, né. Você viu nascer. Não podia deixar de estar aqui. Moída por dentro. Não to perdendo o Tom, to perdendo um grande amigo. E com ele foi junto o meu filho. Hoje ele estaria aqui e sempre vai estar", disse uma dilacerada Ana. 

A apresentação do "Mais Você" de hoje, dia 2 de novembro, também merece entrar na lista de vitórias de Ana Maria Braga. Comandar um programa para homenagear o melhor amigo e parceiro, um dia após a sua morte, sozinha e sem texto pronto, não é para os fracos. Mesmo destruída emocionalmente, a apresentadora fez questão de marcar sua presença e mostrar a verdade para os fãs. Afinal, nunca escondeu nada deles. Sempre compartilhou a sua alegria de viver com maestria. Chegou a dolorosa hora de compartilhar sua dor. E a fez com uma força admirável. Força, Ana Maria! 

10 comentários:

  1. Tenho nem palavras...Chorei com seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Ela merece aplausos. Mulher cuja vida já mostra sua força e determinação. Uma belíssima postagem, Sérgio. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bonita e tocante a homenagem de Ana Maria Braga a Tom Veiga, o Louro José. O "Mais Você" de horas atrás serviu para comprovar quão guerreira Ana é, enfrentando corajosamente todos os infortúnios que se apresentam em seu caminho e saindo vitoriosa deles. Força, Ana Maria!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Sérgio, eu chorei demais com a perda do Tom Veiga!!
    E chorei com a Ana, e agora , chorei com o seu texto...
    Por favor, queria que não me esquecesse...
    Tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir