sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Trama de Luna é a melhor estruturada de "Salve-se Quem Puder"

A nova novela das sete da Globo está há pouco mais de um mês no ar e já ficou claro que se trata de um besteirol. É uma história bobinha, onde o humor farsesco se faz presente em vários momentos. O objetivo é conquistar o público infantil e há uma parcela da audiência que não tem paciência para esse tipo de linguagem. No entanto, "Salve-se Quem Puder", até o momento, vem se mostrando agradável e despretensiosa. É gostoso assistir. E a trama melhor estruturada é a de Luna (Juliana Paiva), uma das três protagonistas.


A menina é fisioterapeuta recém-formada. Mexicana, é filha de brasileiros e voltou ao Brasil após ter testemunhado um assassinato com outras duas mulheres até então desconhecidas. Luna, Alexia (Deborah Secco) e Kyra (Vitória Strada) viram um juiz ser morto no México e o trio entrou para o serviço de proteção à testemunha. Enquanto o enredo das outras duas ainda caminha com algumas deficiências, o da personagem vivida por Juliana Paiva já desperta atenção, tanto pelo mistério envolvendo seu passado quanto pelo futuro possível romance que viverá.

O enigma envolvendo o abandono da mãe de Luna é bem interessante e desperta teorias. Helena (Flávia Alessandra) nunca superou o trauma da "perda da filha" e não esconde o pavor que sente quando escuta qualquer assunto referente ao México.
Atualmente é casada com o poderoso Hugo (Leopoldo Pacheco) e tem imenso carinho pelos enteados Teo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia). No passado, tinha um relacionamento feliz com Mário (Murilo Rosa), com quem teve Luna. Mas sumiu sem dar explicações e até hoje o agora ex-marido não a perdoa. Por isso a menina cresceu sabendo do abandono.

Agora, em virtude do (literal) furacão que passou pela sua vida, Luna ganhou a identidade falsa de Fiona e aproveitou essa oportunidade para procurar a mãe e descobrir tudo o que de fato aconteceu. Achou o endereço do "Empório Delícia", estabelecimento gastronômico de sucesso de Helena, e acabou conseguindo um emprego, após uma confusão ocasionada por ela mesma ---- desmaiou assim que viu a mãe diante de todos em um evento da loja. Não demorou para rever Teo, que a salvou do furacão e ela nunca esqueceu. Chamado por Luna de "anjo salvador", o reencontro marcou uma inversão de posições. Agora foi a mocinha que o salvou quando viu o rapaz caindo da escada. Um clichê irresistível. A química entre Juliana Paiva e Felipe Simas já é perceptível. E o fato do "filho" preferido de Helena ter sofrido uma fratura na coluna, após o gesto heroico durante o furacão, não é por acaso. Claro que Fiona já está ajudando na recuperação.

A personagem ainda tem outros possíveis conflitos bem atraentes. Em virtude do serviço secreto de proteção, Luna precisou largar o namorado (Juan - José Condessa) e o pai no México. Ela e as amigas foram dadas como mortas, mas Juan sabe da mentira e ainda conversa com a amada pela internet. Teo tem uma namorada com sérios problemas de ansiedade e bastante ciumenta ---- Úrsula, vivida por Aline Dias ---- que já odeia a rival. E a dúvida a respeito do caráter de Helena gera interesse. Afinal, ela abandonou mesmo a filha? Foi vítima de uma armação do marido? O que aconteceu de fato? E a parceria entre Juliana Paiva e Flávia Alessandra, já vista na injustiçada "Além do Horizonte" (2013/2014), promete. Vale destacar também o fato de Luna ser a única responsável e madura do trio central. Embora seja a mais nova, é praticamente a "mãe" de Kyra e Alexia.

"Salve-se Quem Puder" ainda está no começo. Há muito enredo pela frente. Mas, ao menos durante esse início, a estruturação de todo o drama de Luna se mostra bem mais trabalhada por Daniel Ortiz. A personagem interpretada com talento por Juliana Paiva tem tudo para protagonizar ótimas cenas ao longo dos meses. Resta aguardar.

18 comentários:

  1. É a mais legal mesmo porque a das outras duas eu acho uma bobajada só.

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem uma parceria gostosa com Grace Gianoukas. As duas fazem boas cenas juntas. Mas no geral, é uma novela bobinha mesmo, mas é gostosinha de assistir. Até que tô gostando.

    (Matheus).

    ResponderExcluir
  3. A história dela é bem interessante, mas prefiro ela com juan..

    ResponderExcluir
  4. Também acho esse núcleo o melhor escrito porque os outros parecem feitos só pra pastelão mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Juliana está ótima e graças a você Sérgio agora consigo observar melhor o comportamentos desses críticos pedantes que acham que tudo o que é bom é só o que eles gostam. Essa novela tá longe de ser o desastre que eles pintam assim como Amor de Mae tá longe de ser a maravilha que eles garantem.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu gosto de assistir salve-se Quem Puder. É o momento de relaxar em frente a TV. Gosto da Luna, Alexia e principalmente da Kyra. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A Ju Paiva está arrasando como Luna. Amo suas cenas com a Grace e a forma como transmite emoção.

    ResponderExcluir
  8. das três protagonistas, a juliana tá bem melhor e até mais jovem e tão madura (assisti uns vídeos de além do horizonte no globoplay e noto como ela evoluiu), a ju paiva merece uma novela das 9 como protagonista (até porque a simone de a força do querer foi uma figurante).

    ResponderExcluir
  9. Alguns ditos críticos deveriam aprender com voce.

    ResponderExcluir