terça-feira, 14 de agosto de 2018

Romance de Aurélio e Julieta encanta em "Orgulho e Paixão"

Marcos Berstein vem conseguindo apresentar para o público capítulos construídos com habilidade no atual folhetim das 18h, ainda que não tenham muitos acontecimentos relevantes em alguns, o que é natural em qualquer novela. "Orgulho e Paixão" é agradável de ser acompanhada até em cenas exclusivamente românticas, mesmo que não afetem o andamento da história. E como há uma sucessão de bons casais, os muitos momentos açucarados recheiam a produção. No último sábado (11/08), por exemplo, chegou a vez de Aurélio (Marcelo Faria) e Julieta (Gabriela Duarte).


A esperada primeira relação do par teve o texto delicado do autor, a química incontestável dos atores e a libertação da angústia da personagem mais complexa da novela. A Rainha do Café nunca se recuperou dos estupros constantes do finado marido e carregava uma energia pesada, representada por uma postura arrogante e intimidadora. Nem mesmo o filho Camilo (Maurício Destri) conseguia quebrar esse ar gélido da mãe, que sempre tocou seus negócios com extremo rigor. Aurélio veio para trazê-la para o caminho da serenidade.

O casal é um dos muitos trunfos da gostosa trama das seis e Berstein sempre fez questão de valorizar os atores, que viraram o destaque do núcleo. Todavia, é preciso mencionar que o início da relação poderia ter sido desenvolvido de forma mais crível pelo escritor.
O pai de Ema (Agatha Moreira) se apaixonou imediatamente pela poderosa mulher e não há nada de errado nisso. A questão era o contexto. Julieta expulsou toda a sua família da fazenda onde moravam em virtude das dívidas do orgulhoso Barão (Ary Fontoura). Obviamente, Aurélio se indignou com isso e ainda assim não hesitava em se declarar. Mesmo sendo tratado feito um nada por Julieta.

O ''normal'' seria guardar esse sentimento ao menos no início da convivência tão perturbadora. Ninguém em seu lugar seria tão submisso a ponto de fazer declarações para a sua algoz. Poderia até amar, mas não admitir. Porém, o escritor acertou no desarme gradativo de Julieta e a relação foi ficando cada vez mais encantadora. Ou seja, essa situação inicial acabou contornada muito bem. E não demorou para o par se tornar um dos melhores de "Orgulho e Paixão". Gabriela Duarte está em um dos seus grandes momentos na televisão e vê-la valorizada como merece é um prazer. Já Marcelo Faria cresceu junto com a colega e cativou com o íntegro pai de Ema. Vale lembrar, inclusive, que ambos trabalharam juntos em "Top Model" (1990), onde viveram os irmãos Elvis e Olívia.

É muito bonito acompanhar o processo de humanização de Julieta e a 'cura' que o amor por Aurélio provocou em sua alma. A primeira vez deles honrou toda a expectativa e a delicadeza da direção de Fred Mayrink merece elogios. Os fãs do casal "Aurieta" não têm do que reclamar. Outro ponto positivo da relação é o toque de humor provocado pela rabugice do Barão, 'inimigo' declarado da Rainha do Café que viu seu filho noivando com a 'rival'. Ary, Gabriela e Marcelo formam um divertido trio, inimaginável no início da história. Já a cumplicidade de Julieta e Elisabeta (Nathalia Dill) e a parceria de Aurélio e Ernesto (Rodrigo Simas) proporcionam mais sequências deliciosas no enredo.

"Orgulho e Paixão" é uma novela muito fácil de ser elogiada. Em todo instante, o autor dá motivos para isso. A relação de Aurélio e Julieta é mais um dos êxitos desse folhetim que mescla romance, drama e humor com tanta eficiência.

34 comentários:

  1. O casal Aurieta é sem dúvida alguma o melhor casal de Orgulho e Paixão, a forma como foi o seu desenvolvimento, lento e gradual, aliado a transformação que o amor de Aurélio proporcionou a Julieta é de uma sensibilidade sem igual. Gabriela está em seu melhor momento na teledramaturgia, e Marcelo finalmente ganhou o destaque merecido, no papel do homem maduro e integro, ambos são igualmente importante no desenvolvimento do casal. Ainda pode-se destacar a sintonia e química que os atores têm, que cativaram os fãs a cada troca de olhares e gestos, fazendo com que a torcida por eles aumente cada dia mais.


    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, seus textos traduzindo o que penso, Sérgio!!
    Para mim, Orgulho e Paixão é a melhor novela no ar atualmente!!
    Tramas leves, divertidas e casais apaixonantes!!

    ResponderExcluir
  3. Como de costume você capta tudo o que uma boa novela quer passar e até concordo com sua crítica ao início das declarações dele que também me incomodavam.Não era hora de dizer que a amava com ela o tratando de forma tão agressiva.Mas depois a sensibilidade tomou conta e o casal explodiu.Que texto maravilhoso o seu!

    ResponderExcluir
  4. A trama como um todo é muito bem feita mais Aurieta é um casal q na minha opinião tem se destacado com maestria justamente porque contém mais história/conteudo q os demais vai desdo drama vivido por Julieta em seu passado q reflete no relacionamento com o filho q poderia ter (atitudes menos detestáveis ao meu ver) em vista q sua esposa Jane parece + filha da Julieta q o próprio filho, até o romance bem construído da Julieta/Aurélio a comédia com o Barão/Aurélio/Julieta fora q os próprios personagens Aurélio/Julieta cresceram como pessoas e como pai e mãe ao longo da trama quando começaram a se envolverem...passa pelo drama, romance, comédia e a química do casal q é evidente! nenhum outro romance da novela passa por tantas "áreas" ou contem tanto conteudo assim a desenvolver como eles só tenho a criticar q o luto da Julieta era pelo q passou e por seu sentimento em relação ao falecido e o q ele fez com ela agora q a personagem se libertou nos próximos capítulos ela segue de preto (até o 144 pelo - ??), assim como o preto demonstrava sua amargura e agora q ela é uma mulher colorida, risonha, superou seus traumas deve mostrar no exterior em cores nas roupas o q é agora, caso contrário a trama fica sem continuidade lógica!!! fora q o autor fez um "noivado" sem aliança para o casal e ela segue com aliança de viúva...??!!!outra coisa sem coerência!!!...Gabriela Duarte brilhando grandemente em sua volta a tv e Marcelo Faria mostrando seu valor como ator e crescendo em cena ao lado da amiga Gabriela.

    ResponderExcluir
  5. A novela é deliciosa e tem um elenco maravilhoso. Nunca vi tantos shippers numa só novela, e todos eles shippaveis o que é importante destacar. Porém Aurieta realmente destoa dos outros, começou de forma inusitada, e concordo plenamente com você quando destaca as atitudes de Aurélio. Mas o plot de Julieta trouxe um desenvolvimento interessante para o relacionamento, e a química entre os atores ditou o ritmo do desenvolvimento do relacionamento.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente é a melhor novela no ar gostosa de assistir leve tirá várias risadas do telespectador e para dar um gosto todo especial a trama tem julieta e Aurélio o melhor da novela.

    ResponderExcluir
  7. Matéria maravilhosa, amei.
    Realmente orgulho e paixão é uma novela que merece mil elogios.. o casal AURÉLIO e JULIETA então, um casal divino, que rouba a atenção até de quem não acompanha a TV. Gabriela e Marcelo estão nos presenteando com um ótimo trabalho.a novela vai fazer muita falta.

    ResponderExcluir
  8. Sem duvida o melhor casal da novela, apesar que o começo deixou a desejar como demonstrado por vc, Aurélio correndo atrás de Julieta mesmo com ela despejando sua família não condiz com o personagem de hj, Outra coisa que falta desenvolver melhor seria o próprio Aurélio, e sua relação com Ema e Ernesto que todos vezes que se juntaram foram otimas as cenas, espero por mais desenvolvimento desse quarteto, Barão, Ema, Ernesto e Aurélio.

    ResponderExcluir
  9. Melhor casal da novela! Não precisam de triângulos amorosos, armações mirabolantes para separá-los, seu obstáculo é a própria vida. Não desmerecendo os outros casais, já que essa novela só tem casalzão, inclusive os que ainda não aconteceram de fato, como Lídia e Randolfo, Charlotte e Olegário, e até mesmo Luccino e Otávio (esse último, se continuar como está, já já ganha texto aqui também, rs). Sobre Aurélio e Julieta, entendo a crítica ao início, mas achei a construção perfeita. Ele se declarar pra ela justo quando ela o tratava mal foi o que a intrigou, e a fez começar a olhá-lo diferente. Eles cresceram muito na trama e isso foi visível, os atores estão num grande momento, com interpretações impecáveis, e uma química absoluta. Shippo mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Sérgio, querido amigo, que lindo texto!
    Nos premiou com muita delicadeza, pois mesmo sem conhecer o tema e acompanhar a novela, fiquei muito impressionada com a trama, em fase de desenvolvimento e construção!
    Tudo com muito bom gosto e esmero!!
    Oa atores são muito sensíveis, merecem ser o melhor casal do folhetim!!
    Desejo uma semana maravilhosa querido!!
    Beijos! :))))

    ResponderExcluir
  11. Sérgio,aí vai uma curiosidade sobre Igor Jansen,o João de´´As Aventuras de Poliana´´.ele abandonou o sonho de ser jogador de futebol(jogava nas categorias de base do Ceará,time para o qual ele torce)para ser ator e estar no fenômeno do SBT,Sérgio.

    ResponderExcluir
  12. E pensar que o casal de atores estrearam juntos como irmãos em Top Model.
    Big beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Sérgio!!
    Mais um texto maravilhoso sobre essa novela maravilhosa com esse casal maravilhoso; é mesmo muita maravilha junta kkkkk
    Aurélio e Julieta são de fato um dos melhores casais da novela (e olha que essa é uma tarefa difícil, já que não tem um casal que seja ruim) e as cenas deles são sempre repletas de delicadeza e cumplicidade. Ė um casal que dá gosto de shippar, e mesmo esse início controverso não me incomodou, pois dava pra ver o amor dele nascendo da admiração que sentia por ela e, com o tempo, ela começando a retribuir a admiração e o amor.
    A Gabriela Duarte tá simplesmente maravilhosa nessa novela, pegou um personagem dificílimo e dá conta perfeitamente, incrível como ela brilha em cada cena mais dura da Julieta, como quando ela quebrou o túmulo do ex-marido ou contou tudo que sofreu para a Elisabeta e o Aurélio.
    O Marcelo Faria também está bem, embora eu ache que ele se esfoça um pouco para acompanhar a Gabriela em cena...
    E eu tenho amado as cenas deles com o Barão, morro de rir, mas acho que poderia ser melhor explorado.
    No mais, é isso. Abraços!!

    ResponderExcluir
  14. A cena foi muito lindaaa. Amei acompanhar o processo de humanização de Julieta. Personagens complexos são, de longe, os melhores de um enredo. Só falta o barão se render a Aurieta, o que acho que acontecerá em breve. Aliás, falando no Barão, ele é meu personagem preferido da novela. Ary Fontoura é maravilhoso! Alguém pode abraça-lo por mim, por favor?! Voltando ao tema casal, o autor vai precisar de um último capítulo de três horas para dar desfecho aos 800 casais maravilhosos da novela. Orgulho e paixão fará falta.

    ResponderExcluir
  15. Essa novela, por vezes, parece um conto de fadas. Você já comentou que as cenas de beijo do casal Jane e Camilo parecem da Disney. Se só o beijo já se assemelha a Disney, imagina com a companhia da canção "Mais Que o Tempo" de Taryn. Essa música é a cara dos clássicos da Disney.

    ResponderExcluir
  16. Mas confesso que acho esses detalhes da roupa e da aliança bem irrelevantes, Rafaela. Ela deve mudar em breve.

    ResponderExcluir
  17. É muito casal bom pra uma novela só mesmo, Malu. Delícia de trama.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pelo carinho, Adriana. Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  19. As cenas com o Barão são hilárias, Germana. Me divirto!!! bjsss

    ResponderExcluir
  20. No fundo o Barão já se rendeu, Chaconerrilla. rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  21. Estou fascinada com tanta delicadeza em cena, tanta poesia nos textos, e com tamanha construção dos personagens, em especial do casal Aurieta, simplesmente irretocável!

    ResponderExcluir