segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Ofício em Cena" une informação, curiosidades e paixão pela televisão

Em abril deste ano, a GloboNews lançou um excelente programa: o "Ofício em Cena". A atração é resultado de uma parceria inédita entre o Jornalismo do canal a cabo e o Entretenimento da Globo. Comandado por Bianca Ramoneda, o formato é inspirado no projeto criado pelo saudoso José Wilker, que propunha justamente um produto que mostrasse para o público conversas sobre os bastidores da televisão.


A ideia é exibir o processo criativo e a forma de trabalho dos autores, diretores, figurinistas, atores e atrizes, que revelam suas técnicas e experiências, diante de um plateia repleta de colegas e também de estudantes de diversas áreas de comunicação interessados em aprender mais sobre o ofício. Todas as entrevistas são agradáveis e Bianca se preocupa em perguntar somente o necessário, deixando o entrevistado desenvolver seu pensamento com tranquilidade.

A primeira temporada foi primorosa e contou com nomes como: Dennis Carvalho --- que até falou na época sobre os problemas enfrentados em "Babilônia" ---, Amora Mautner, Ney Latorraca, Susana Vieira, Tony Ramos, George Moura (autor das excepcionais "O Canto da Sereia", "Amores Roubados e "O Rebu"),
Thelma Guedes (autora que escreveu em parceria com Duca Rachid "O Profeta", "Cama de Gato", "Cordel Encantado" e "Joia Rara"), Deborah Secco, Glória Perez (autora de sucessos como "Barriga de Aluguel" e "O Clone"), Thiago Fragoso, Denise Saraceni e Silvio de Abreu (atual responsável pela teledramaturgia da Globo), que fechou o ciclo de entrevistas.

Todos os programas foram excelentes e os entrevistados mergulharam na proposta, falando de vários costumes (alguns um tanto íntimos) e métodos, sem problemas. A atração é uma aula, nada chata, sobre o processo televisivo e como funcionam todas as engrenagens que compõem as novelas, séries e minisséries. Ainda serve para explorar as formas de trabalho de cada profissional que ajuda a fazer estas produções dramatúrgicas, tão populares no Brasil e no exterior.

As entrevistas são tão boas que meia hora de duração é muito pouco. Claro que as conversas duram bem mais tempo, porém, o programa exibido só conta com esses trinta minutos, contando o intervalo comercial. Deveriam refletir sobre isso, estendendo a atração em pelo menos vinte minutos. E Bianca Ramoneda é uma jornalista de extrema competência, que sabe tirar o melhor de seus entrevistados, conseguindo ainda debater os assuntos com propriedade.

A segunda temporada estreou na primeira terça de setembro (08/09) e o primeiro convidado foi Alexandre Nero, que vive atualmente o dúbio Romero Rômulo em "A Regra do Jogo". A conversa fluiu superbem e foi muito interessante acompanhar o ator relatando sobre seu processo de trabalho. Esta edição também já contou com a autora Lícia Manzo (responsável pelas primorosas novelas "A Vida da Gente" e "Sete Vidas"), e a mesma deu um show de simpatia, e expôs como trabalha nos seus primorosos diálogos tão reais de seus folhetins.

A apresentadora/atriz Regina Casé foi outro bom nome desta temporada e Bianca explorou bastante o elogiado filme "Que horas ela volta?", protagonizado brilhantemente pela entrevistada. Os atores Bruno Gagliasso e Mateus Solano também contribuíram muito com ótimas conversas. O primeiro falou principalmente do psicopata Edu, de "Dupla Identidade", e o segundo relembrou todo o imenso sucesso do seu Félix, de "Amor à Vida". Ao todo serão 13 episódios, um a mais que a temporada anterior.

Outros nomes que já participaram, proporcionando deliciosas conversas, foram: a atriz Glória Pires (que expôs sua imensa simpatia e simplicidade), o diretor Guel Arraes (que deu uma aula de como funciona o meio televisivo e o do cinema), Fernanda Torres (que não teve receio de rir de si mesma ao relembrar sua trajetória), o diretor de fotografia Celso Lima (que detalhou o seu minucioso trabalho e como o conjunto faz diferença no resultado final) e a figurinista Marília Carneiro (que falou sobre todo o processo de criação e composição dos figurinos das produções da Globo).

O "Ofício em Cena" é um ótimo programa, não só para quem trabalha com o entretenimento, como também para quem é apaixonado por teledramaturgia e televisão. As entrevistas comandadas por Bianca Ramoneda são muito agradáveis e informativas. Pela quantidade de atores, atrizes, diretores e autores no mercado, a atração tem material para muitas outras temporadas. E que assim seja.

20 comentários:

  1. Esse programa é maravilhoso e também acho muito curto ter só 30 minutos, merecia uma hora fácil.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Bianca e é uma repórter talentosa. Não cheguei a ver a primeira temporada toda, mas a segunda não tenho perdido. Gostei mais da Licia Manzo e do Mateus Solano.

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo sempre e tb acho curto demais. Como é de canal a cabo não vejo problema em esticá-lo mais. Gostei muito da crítica.

    ResponderExcluir
  4. Acho o melhor programa de entretenimento da GloboNwes atualmente. Superou até o Arquivo N.

    ResponderExcluir
  5. A série tá boa demais e gostaria de uma segunda temporada, mas duvido porque o Domingos tá sempre sendo escalado pra novela.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei mais dessa segunda temporada do que da primeira, com exceção da entrevista maravilhosa do Silvio de Abreu. Agora é até difícil citar uma melhor porque a de Licia Manzo, Mateus Solano, Bruno Gagliasso, Regina Casé, Fernanda Torres e tantas outras foram ótimas. Uma grata surpresa essa sua crítica.

    ResponderExcluir
  7. Sou fã da Bianca Ramoneda e da forma como ela conduz as entrevistas.

    ResponderExcluir

  8. Olá Sérgio,

    Não estava a par deste programa. Pelas suas considerações percebe-se que se trata de uma atração bem interessante. Vou dar uma conferida.

    Feliz semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Sérgio. Amo o programa. E amei o novo fundo do blog.

    ResponderExcluir
  10. Sergio, é bom vir aqui (rss). Você nos mostra o que a TV oferece e que estamos perdendo. Eu me inteiro de programas que desconhecia estarem no ar. Gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
  11. Anonimo, acho que vc errou de post, esse comentário é de Romance Policial Espinosa. Mas concordo com vc, acho que não terá continuação.

    ResponderExcluir