sábado, 6 de outubro de 2012

Sessão de Terapia: um conjunto de acertos

Já há uns anos, que alguns canais a cabo resolveram produzir séries nacionais. HBO, por exemplo, exibiu "Alice" e "Filhos do Carnaval", duas produções que fizeram sucesso. No ano passado, o Multishow produziu a excelente "Oscar Freire 279", que gerou um festival de merecidos elogios para a série e uma segunda temporada está prevista para 2013. Agora, chegou a vez do GNT apresentar uma produção de qualidade: "Sessão de Terapia", versão brasileira de "BeTipul", série criada em 2005 pelo israelense Hagai Levi e que já gerou mais de 30 versões pelo mundo.


A história gira em torno de Theo (Zécarlos Machado), um renomado terapeuta que recebe seus pacientes em um consultório, localizado em Higienópolis, São Paulo, anexado à sua casa. De segunda a quinta, o telespectador acompanha quatro consultas, enquanto que na sexta, é o próprio protagonista que vira paciente e desabafa sobre os problemas que enfrenta com sua mulher (Clarice - Maria Luiza Mendonça). Cada consulta dura meia hora, o tempo exato de cada episódio, que não é interrompido por intervalos comerciais.

Na segunda-feira, Maria Fernanda Cândido interpreta Júlia, uma linda mulher que enfrenta problemas com seu namorado --- que cobra um compromisso mais sério ---, e acaba se apaixonando por seu terapeuta. Na terça, Breno (Sergio Guinzé) é um atirador de elite, arrogante, que matou um bandido, mas ao acertar seu alvo, acabou matando também uma criança que estava escondida em uma escola. Além de
garantir que não sente remorso pelo que fez, ainda enfrenta conflitos envolvendo seu melhor amigo, um médico homossexual. Às quartas, é o drama de Nina (Bianca Muller) a ser abordado. Uma ginasta que chega ao consultório após um acidente que quase a matou, mas demonstra muitos mais problemas do que se possa imaginar. Na quinta-feira, um casal (Ana - Mariana Lima e João - André Frateschi) discute com o terapeuta a respeito de fazer ou não um aborto, embora deixem transparecer várias outras questões. Finalmente, na sexta-feira, Theo sai da condição de clínico e vira clinicado. Após um longo tempo de afastamento, se reencontra com Dora (Selma Egrei), uma orientadora com quem tem uma grande intimidade, embora a relação seja recheada de rancor.

O capricho da série é nítido e ainda comprova o talento de Selton Mello como diretor. Consagrado na carreira de ator, é perceptível que sua capacidade diante das câmeras é tão elevada quanto por trás delas. As sequências, sem trilha ambiente durante as sessões e apenas focalizando nas expressões faciais e corporais dos atores, transmitem uma grande sensibilidade, ao mesmo tempo que o telespectador se sente 'bisbilhotando' a consulta pelo buraco da fechadura.

Zécarlos Machado merecia um protagonista há tempos e sua atuação é magnífica. E justiça seja feita, absolutamente todos os atores estão ótimos. Maria Fernanda Cândido amadurece cada vez mais na carreira e após ter um grande desempenho em "O Brado Retumbante", convence vivendo uma mulher que transmite angústia pelo olhar. Sergio Guinzé e Bianca Muller surpreenderam (gratas revelações), enquanto que Selma Egrei, André Frateschi e Mariana Lima ressaltaram o quanto são bons.

"Sessão de Terapia" terá 45 episódios, que serão exibidos de segunda a sexta, às 22h30m. Histórias interessantes, abordagens criativas, direção acertada e um elenco primoroso; uma série com tantos acertos merece ser acompanhada e prestigiada pelo público. O GNT está de parabéns pela produção de qualidade que está sendo oferecida aos seus telespectadores.

42 comentários:

  1. Sérgio, boa noite, como vai?

    Olha eu não conhecia essa trama, não sabia que a GNT produzia programas com desse tipo e fiquei muito curiosa em vista da trama, um consultório que revela vidas de diversos personagens diante de seus problemas de vida.

    Diferentes vidas, diferentes problemas, como será que termina?
    Só assistindo para descobrir, ótimo post Sérgio, um grande beijo, tenha um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarice, obrigado pelo comentário. Olha, o programa é muito bom e vale a pena assistir. Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muito legal e empolgante essa série.. Ainda não vi! =Voltei ontem de uns dias na serra gaúcha e passei por uma casa que apareceu numa novela. Ligo lembrei em ti. Queria te mandar pra ver se lembras o nome e eu não tenho teu email.

    Podes mandar pra rtazza@gmail.com ?

    Aí te mando! abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Thallys Bruno Almeida6 de outubro de 2012 às 09:26

    Ainda não vi essa série, Sérgio, mas pela sua descrição tem cara de ser coisa boa mesmo, assim como foi Oscar Freire 279 no Multishow (pelo visto desistiram mesmo de continuar). Selton tem recebido elogios merecidos pela empreitada como diretor e André, Selma e Zécarlos são excelentes.

    Antes das que vc citou, a HBO também tinha produzido Mandrake (baseado no livro de Rubem Fonseca), com o Marcos Palmeira de protagonista. Pela descrição, "Sessão de Terapia" também é uma boa surpresa por me parecer um programa, por assim dizer, "neutro" em um canal de programação estritamente feminina. Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Thallys Bruno Almeida6 de outubro de 2012 às 09:26

    PS: Ignore meu primeiro parêntese, agora que eu li que Oscar Freire tem 2ª temporada programada.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi a propaganda desse programa e fiquei mt interessada, mas infelizmente o horário não me convém :/
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bom dia!
    Sérgio...
    ...eu tive a oportunidade de ver a versão americana "In Treatment", com Gabriel Byrne, e é uma boa dica essa versão nacional.Além de vermos diversos conflitos dos "pacientes', poderemos "perceber" os conflitos "pessoais" do "profissional" terapeuta.
    Obrigado!
    Bom final de semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Parece ser interessante, já tinha lido sobre essa série mas faltou oportunidade pra assistir.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sergio, tudo bem? Ótimo texto!
    Estava aguardando essa série, mas só tive a oportunidade de assistir aos últimos minutos do episódio de ontem. De cara fiquei impressionado com a fotografia e direção, além das ótimas atuações. Sábado e Domingo haverá maratona, vou tentar assistir aos cinco primeiros episódios. :)Até mais!
    Dualys

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito.
    Concordo com o comentário desse anônimo Dualys "de cara fiquei impressionado...
    Bom sábado
    beijos*

    ResponderExcluir
  11. Oii amigo, ouvi falar muito bem desta nova série, eu amo Selton Mello e acredito que vai fazer muito sucesso, da forma como descreveu nos incentiva assistir, perdi a estréia mas vou tentar acompanhar! Valeu! abraçosss

    ResponderExcluir
  12. ✫. `⋎´ ✫❤✫..
    Olá hoje vim deixar, meu abraço de
    um bom final de semana.
    Agradecer todas as suas mensagens
    deixada no meu Cantinho
    Parabenizar pelas suas belas postagens, sendo elas do seu agrado
    me agrada também.Que pena naõ asisto
    não tenho esse canal
    Bjusss carinhosos
    Rita
    ✫. `⋎´ ✫❤✫..

    ResponderExcluir
  13. Sergio, como vai?

    Vim aqui pensando se ia encontrar algo sobre o grito da Carminha! rsss.... foi otimo! Voce viu?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sergio estou amando! Sendo que o dia em que o analista fala foi para mim o mais interessante. Tocante e delicada O tema , os conflitos sao abordados de uma forma muito real. sucesso garantido, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sérgio :)
    Meu tempo pra tv é escasso,e eu deixo de ver coisas ótimas,principalmente em canais fechados.
    Mas eu quero assistir 'Sessão de Terapia'.Achei empolgante.
    Obrigada pela dica.
    Bjs e bom fim de semana \o/

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante! Não gosto de assistir capítulos, mas vou esperar a conclusão e o lançamento, como espero aconteça, do pacote completo (rss). Assim faço com as séries, depois que apresentam o encerramento das fases.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Sérgio, eu já ia lhe pedir textos sobre os canais pagos, como sou um leitor novato em seu blog, eu fiquei receoso. Cara, vou ser sincero, sou um pé atrás com série brasileira, beira a preconceito, sei q é ignorância da minha parte ter essa visa. Isso dito, sua crítica aguçou a minha curiosidade, a temática em si me atrai, pena q o horário seja mto tarde, portanto irei acompanhar as sexta. Parabéns, pelo texto, mais uma veZ explicativo e informativo. Abçs.

    ResponderExcluir

  18. Olá Sérgio,

    Lembrei-me de você ontem no momento do grito da Carminha. Dei risada. Até pensei que sua abordagem de hoje seria a respeito (rsrsrs).

    Pela sua crítica, a "Sessão de Terapia" parece mesmo ser uma produção bem interessante. Valeu a dica. Vou tentar assistir.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Thallys Bruno Almeida6 de outubro de 2012 às 19:47

    Ah: o Sérgio Guizé não é exatamente uma revelação inédita. Lembro bem que ele já participou de Da Cor do Pecado (2004), perto do final. O personagem dele, Guilherme, era um namorado mauricinho da Moa (a surfista personagem da Alinne Moraes) e os personagens ficaram um tempo juntos depois da Moa ter terminado com o Paco (R. Gianecchini) e antes de ela namorar o Sal (o pers. surfista do Thiago Martins).

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcia, obrigado pela visita. Verei sim. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Chica, puxa, que legal. Já te enviei meu e-mail! Beijos e tente ver a série que vale a pena.

    ResponderExcluir
  22. Thallys, a série é excelente. Sim, ainda tinha Mandrake como outro exemplo. Sessão de Terapia foi um grande acerto em todos os sentidos.

    Sim, não é o primeiro trabalho do Sérgio, mas agora ele tem chance de mostrar a que veio. Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oi Valquíria, a chamada atraiu muito mesmo e fiquei interessado em ver justamente porque despertou minha curiosidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Felisberto, obrigado pelo comentário. Olha, a versão americana eu não vi, mas a série fez sucesso em tudo quanto foi lugar! Foi um acerto fazerem a versão nacional! Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Oi Carlos, tente ver que vale a pena. É muito interessante e é curtinha, meia hora só. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi Dualys, o GNT acertou na série e também ao exibir essa maratona no fim de semana, dando oportunidade para todos verem. É de uma qualidade imensa mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Oi Mery, gostou? Bacana, é uma ótima opção mesmo. Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  28. Oi Kellen, obrigado pelo comentário. A repercussão da série foi grande, principalmente se levarmos em conta que se trata de um canal fechado. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rita, obrigado pela mensagem. Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sissym, claro que vi. Acabei de postar um texto sobre isso! Sensacional, né? rs Beijos!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Roberta, realmente o público ver aquela analista que aconselha seus pacientes sendo aconselhado foi muito interessante. Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Clau, de nada! Tenho certeza que você vai gostar! Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Entendo bem, Marilene. Você é dessas que compra já o pacote com os dvds da série terminada pra poder devorar tudo de uma vez! Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Eder, eu escrevo muito pouco sobre programas de canais pagos. Aliás, esse é meu segundo texto. O primeiro foi sobre a "Oscar Freire 279". Olha, pode ter certeza que as séries não ficam devendo em nada para as americanas. Claro, que temos coisas horríveis também, mas isso em todo lugar do mundo.

    Só sou contra essa cota do governo impondo programação nacional em todos os canais a cabo. Pra quê? Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Oi Vera, tente dar uma conferida que é bem bacana. Olha, o grito foi épico! haha Acabei de postar um texto, na verdade tinha planejado só escrever amanhã à noite, mas com tantos acontecimentos na novela não pude evitar! Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Sergio, para o seu leitor saber, hj as 18.40 vai reprisar todos os pacientes e o Leo com analista dele. Quem nao viu fica a dica. Ontem reprisou tudo, sem intervalo. Como é bom mergulhar nestas terapias.
    Belo trabalho , um abraço:)

    ResponderExcluir
  37. Roberta, obrigado pela informação. Pensei que fosse só sábado. Beijos!

    ResponderExcluir
  38. O tema é interessante, Sérgio. O elenco, muito bem escolhido. Selton Mello é um ator talentoso e mostra, a cada novo trabalho, que também é um diretor competente.

    ResponderExcluir
  39. Olá querido amigo, como vai?

    Apesar de gostar muito de diversos programas no canal Gnt, faz algum tempo que não "apareço" por lá! rrss Adorei a dica, sou super fã de qualquer programa que tenha foco neste cunho psicológico e principalmente quando tratam de assuntos do nosso cotidiano, e pela sua explicação é bem isso que acontece. Com certeza vou conferir!!
    Ótima dica, valeu por compartilhar! É muito legal ver que estamos aumentando cada vez mais a qualidade dos programas nacionais.

    Grande abraço e boa semana :D

    ResponderExcluir
  40. Oi Samanta, olha, você não vai se arrepender. Confie! Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  41. GENTE, ESTOU MUITO INVERGONHADA COM ESSA SERIE! SOU UMA PROFISSIONAL DA PSICANALISE, E EU ACHO QUE ELES DEVERIAM TER ESTUDADO MAIS A TEORIA ANTES DE INVENTAR ESSE PERONAGEM QUE NAO TEM POSTURA PSICANALÍTICA. A COMEÇAR PELO RIDICULO SETTING TERAPEUTICO. VOCES ESTAO DENEGRINDO A IMAGEM DE BONS PROFISSIONAIS. UM PROFISSIONAL COMO O THEO NAO DEVERIA ATUAR.

    ResponderExcluir
  42. "Anônimo", não leve tão a sério uma obra de ficção.

    ResponderExcluir