A teledramaturgia brasileira segue presenteando o público com grandes cenas. Embora muitos ainda insistam em menosprezar o gênero telenovela, as produções são o que de melhor há na cultura nacional. Foram 151 cenas selecionadas para a lista das melhores do ano. Vamos a elas.
A cena mais esperada da novela das seis de Mário Teixeira. O mocinho finalmente descobriu que o vilão tentou matá-lo no passado. E foi uma sequência de tirar o fôlego, muito bem dirigida pela equipe de Allan Fiterman. Sérgio Guizé e Renato Góes deram um show e impressionou a veracidade daquela briga.
Um dos melhores ganchos da novela das seis. A cena foi um clichê que nunca falha: os mocinhos acuados, enquanto o vilão aponta uma arma e dispara. No capítulo seguinte, porém, foi exposto que Tertulinho errou propositalmente. Uma sequência de forte carga dramática. Renato Góes, Sérgio Guizé e Isadora Cruz impecáveis.
A novela das sete de Rosane Svartman começou logo conquistando o público e uma das melhores cenas da primeira semana foi Vilma lembrando que tentou ser a Jade, mas estava velha para o papel e teve que fazer uma das oito esposas de Tio Ali, mas mesmo assim brilhou porque não existe pequeno papel para uma grande atriz. A personagem era um dos pontos altos e Renata Sorrah deu show.
O personagem começou na novela das sete vivenciando algo que inúmeros jovens pretos do país passam. Yuri foi preso apenas pelo fato de ser negro e foi reconhecido como autor de um assalto e estupro. A situação foi baseada em um fato real e Jean Paulo Campos emocionou em todas as cenas, mas seu grande momento foi quando Yuri ganhou a liberdade.
Giovanna Cordeiro e Debora Bloch deram um show na novela das seis e o embate das personagens, com direito a tapas e esganadura, foi muito bem defendido pelas atrizes. Um típico barraco que sempre desperta interesse e boas cenas na teledramaturgia.
Uma sequência delicada onde o texto nem foi necessário. Após muita espera, os personagens se casaram diante da presença de poucos amigos e a cerimônia foi entoada pelos repentistas (Juzé e Totonho) que sempre encerravam os capítulos. Pedro Lamim e Theresa Fonseca emocionaram.
Regiane Alves e Caio Manhente emocionaram na cena em que mãe e filho expõem suas feridas emocionais por conta da relação abusiva que ambos têm com Theo (Emílio Dantas). Uma sequência que serviu para apresentar com mais densidade os personagens no início da novela.
Uma sequência de pura delicadeza. Enquanto o flashback de Marlene dando banho na filha bebê era exibido, momentos em que Sol banhava a mãe cantando 'Como é grande meu amor por você' eram mostrados. Sheron Menezzes e Elisa Lucinda emocionaram.
Emocionante cena protagonizada por Mariana Sena, uma grata revelação, e Heloísa Jorge. A descoberta de Lorena deixou a pastora devastada porque a filha nãao aceitou seu perdão. A sequência tteve uma intensa carga dramática e vale elogiar também o ótimo Nanego Lira, que brilhou com a emoção de padre Zezo.
Uma cena de pura delicadeza protagonizada por Che Moais e Manu Estevão. Nem foi preciso o texto sobre o acontecido. Apenas pelo comportamento de Duda e a compreensão de Carlão todo o contexto foi exposto de forma clara e singela.
Enrique Diaz foi um dos maiores acertos da novela das seis e o aguardado momento do personagem conhecendo o lugar que tannto falava desde o início da história foi lindo, repleto de momenttos lúdicos do personagem ao lado do filho e da esposa anndando de escada rolante, comendo em restaurantte caro e se divvertindo nos brinquedos para crianças.
O dia que Xaviera e Rosinha proporcionam para Teresa um diaa de rainnha resultou em cenas lindas e sensíveis. Giovana Cordeiro e Sara Vidal brilharam, mas o palco foi dominado por Clarisse Pinheiro, que mais uma vez expôs a ingeuidade de uma mulher que nunca teve autoestitma e se viu bonita pela primeira vez.
Uma situação inusitada que ficou genial a tela. O risco de cair da tosquice era alto, mas tudo foi tão bem conduzido que provocou a emoção necessária par aquele momento. Jê Soares e Sheron Menezzes brilharam e a cea aida resultou em um brevemusical embalado por todos os núcleos ao som "Tempos Modernos", de Lulu Santos.
Uma sequência que mesclou sensibilidade e adrenalina, cujo resultado final se mostrou um acerto. A trilha ("Deus cuida de mim") momentos antes da desgraça sensibilizou. Além do belo trabalho da equipe de direção que apresentou efeitos de computação com batidas reais realizadas a locação. Che Moais fechou sua participação de forma emblemática.
Samuel de Assis e Che Moais emocionaram no forte momento em que Ben logo se levatou, após o acidente, e tentou socorrer Carlão, que pediu para ajudar a sua família. O grito de socorro do mocinho dilacerou o público.
O vilão da novela das sete foi digno de horário nobre. A assustadora cena em que Theo se descontrolou com a esposa e socou a parede, deixando uma marca, destacou Emílio Dantas e Regiane Alves. A temática do relaacionamento abusivo foi muito bem explorada.
Manu Estêvão foi uma das gratas revelações da novela das sete. A conversa de Duda co o cachorrinho que tinha acbado de ganhar de Carlão primou pela sensibilidade da menina, que disse o texto da forma mais inocente possível.
Após meses de muita enrolação e ttrama andando em círculos, os mocinhos finalmente se casaram. E a sequência durou quatro dias de gravação. Mas valeu a pena. Foi uma sequência muito bonita, onde Isadora Cruz e Sérgio Guizé emocionaram com o olhar.
Uma das cenas mais dilacerantes da novela das sete. O grito de desespero de Sol contando para a filha sobre a morte de Carão foi devastador: "Nós perdemos seu pai, minha filha". Sheron Menezzes e Bella Campos protagonizaram a melhor cena delas juntas na trama.
A novela das sete honrou o seu título diversas vezes, mas a sequência em que o mocinho se deparou em um terreiro de candomblé e participou da cerimônia primou pela emoção e delicadeza. Um dos melhores momentos da trama. Samuel de Assis e Valdineia Soriano brilharam no momento em que Ben desabafou com Mãe Ana e vale elogiar também a cena que retratou com profundo respeito o rito do Ajere.
Em uma participação luxuosa de Olívia Araújo, a cena em que Xaviera reza na igreja e recebe a visita de Nossa Senhora emocionou e surpreendeu. Foi uma linda sequência onde a sensibilidade norteou as atrizes, que brilharam sem esforço. Giovana Cordeiro incrível.
Logo depois do golpe dado em Guerra, Ari foi até Dante contar com orgulho sobre o seu feito. Acabou sendo esculachado pelo professor, o que rendeu uma ótima cena protagonizada por Marcos Caruso e Chay Suede.
Clara Moneke foi a maior revelação da novela das sete de Rosane Svartman e a cena marcou o primeiro momento em que Kate expôs sua fragilidade. Apóas muitos momentos cômicos, a personagem demonstrou o vazio que sentia em sua vida. Sheron Menezzes também se destacou.
A cena foi surpreendente e impactante. Após longos meses mergulhada em uma trama repetitiva e sem história, Glória Perez acertou expondo algo muito comum na internet e fez o público lembrar do que se tratava a sua novela. Claudio Tovar deu um show e expôs com brilhantismo a face de um personagem que provocou repulsa.
Uma homenagem maravilhosa da autora Rosane Svartman a João Emanuel Carneiro. Renata Sorrah e Letícia Salles brilharam na cena em que Wilma se vingou de Érica e a fez se vestir de empregada para servi-la. O momento em que a personagem gritou "Então me serve, vadia" foi hilário e fez um baita sucesso nas redes sociais.
A cena foi justamente ao ar em um momento onde vários sites noticiaram uma dupla de estudantes debochando de uma colega de faculdade que tinha 40 anos. Foi linda a sequência em que a filha ensina Timbó e Teresa a ler e escrever. Sara Vidal, Clarissa Pinheiro e Enrique Diaz deram um show de emoção.
Para não serem presos pela Polícia Federal, o ex-prefeito e a ex-primeira dama fugiram em um Escort conversível vermelho. Foi uma sequência impagável que lembrou o filme "Tá Todo Mundo Louco" (2001). Welder Rodrigues e Titina Medeiros brilharam e a direção da equipe de Allan Fiterman também fez bonito.
Após ter recusado o pedido de casamento de Tertulinho, Xaviera foi até a igreja e disse que preferia se amar em primeiro lugar porque ficar com alguém só para não ser sozinha era apenas uma felicidade breve. A personagem perguntou se Nossa Senhora concordava com ela e recebeu como sinal o surgimento de várias flores ao seu redor. Giovana Cordeiro emocionou.
Apesar do contexto absurdo da cena (como os mocinhos aceitaram confraternizar com a vilã que tentou matá-los várias vezes?), Debora Bloch e Renato Góes se destacaram quando a mãe matou o próprio filho envenenado por engano. Um final que supreendeu.
Genial a sacada de Mário Teixeira em realizar uma cerimônia de posse claramente inspirada na do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, repleta de representatividade. A cena de Xaviera sendo eleita prefeita de Canta Pedra foi emocionante e destacou Giovana Cordeiro, que não por acaso estava vestida toda de vermelho.
Linda a longa cena final em que Timbó irrigou a cidade através de seu açude e fez toda a população mergulhar no novo 'rio' de Canta Pedra. Enquanto eram exibidas imagens de todos felizes, Zé Paulino (Sérgio Guizé) dizia um belo texto sobre a eterna luta entre o bem e o mal. Um desfecho que emocionou e acabou repleto de simbologia.
Forte a cena em que o vilão se descontrolou e botou sua amante para fora do apartamento na novela das sete. Emílio Dantas esteve impecável, assim como Clara Moneke, uma grata revelação. Kate, por sua vez, não se intimidou e enfrentou Theo, o que também rendeu um ótimo embate.
Sequência dilacerante protagonizada por Clara Moneke e Carla Cristina Cardoso. Em meio a um temporal, elemento sempre utilizado por Rosane Svartman em suas obras, Kate chorou e implorou o perdão da mãe, depois de ter sido expulsa do apartamento bancado por Theo. A reconciliação de mãe e filha emocionou.
Camila Queiroz e Diogo Almeida emocionaram na cena da novela de Duca Rachid, Julio Fisher e Elisio Lopes Jr. A emoção dos mocinhos com o reencontro foi bem mostrada e a dor pelo filho desaparecido sensibilizou. Uma pena que a produção tenha sido iniciada de forma apressada.
Samuel de Assis e Sheron Menezzes protagonizaram uma excelente cena. Sol foi atrás de Ben para contar que Jenifer não era filha dele e todas as feridas do passado acabaram expostas por ambos durante uma briga. Os mocinhos esbanjaram química até durante o confronto.
Aterrorizante e assustadora a cena em que o criminoso revela sua verdadeira identidade para Karina e passa a chantageá-la na novela de Glória Perez. Claudio Tovar mostrou o grande ator que sempre foi e Danielle Olímpia passou com total veracidade o horror da menina diante de um estupro virtual.
Camila Queiroz e Levi Asaf emocionaram na cena da novela das seis de Julio Fisher, Duca Rachid e Elisio Lopes Jr. Pena que o encontro tenha sido na terceira semana de folhetim, o que tirou bastante do impacto que a sequência teria. Mas ainda assim foi muito bonito de ver aquele momento tocante.
Uma sequência que nem precisou de texto e transbordou representatividade. Pela primeira vez na história da teledramaturgia foi exibida uma cena de uma personagem negra trançando seus cabelos. Três 'trancistas', sendo uma da equipe da trama, participaram do momento e a situação representou uma virada na vida de Kate, após o trauma com o vilão Theo. Clara Moneke brilhou.
Drica Moraes ganhou uma personagem ingrata na trama de Glória Perez. A personagem era caricata e sem dramas próprios. No entanto, na reta final, os embates entre Núbia e Ari destacaram a atriz. A decepção e o ódio da mãe quando constatou que seu filho era um bandido sem caráter foram expostos com muita entrega pela intérprete.
A separação do casal foi traumática e com muitas feridas expostas. As armações feitas por Lumiar para impedir que Ben reencontrasse Sol não se sustentaram. A cena em que uma aparente recaída acontece, mas logo depois resulta em uma acalorada discussão foi brilhantemente protagonizada por Carolina Dieckmann e Samuel de Assis.
Uma cena curta e sem texto, mas impactante. A breve sequência teve como objetivo expor a alopecia sofrida pela personagem, que escondia por vergonha em virtude da questão estética. O olhar lacrimejado de Marlene emocionou o público que até então desconhecia a razão da mãe de Sol usar uma peruca. Elisa Lucinda gigante.
Cena delicada e sensível protagonizada por Elisa Lucinda e Carla Cristina Cardoso. Após a peruca de Marlene ter sido destruída pelo cachorro Pudim, a personagem se desesperou. Mas a melhor amiga de sua filha cuido do seu visual e ainda falou que as falhas no couro cabeludo eram consequência da alopecia. Vale destacar também o momento em que Marlene apareceu com seu cabelo natural para a família. Bonito demais.
No mesmo capítulo em que Marlene iniciou uma nova fase, Wilma fez um depoimento lindíssimo sobre o quanto a sociedade ataca e maltrata quem envelhece, além de considerar a juventude uma espécie de virtude. Um texto brilhante de Mário Vianna que pro proferido lindamente pela grande Renata Sorrah.
O mocinho enfiando a mão na cara do vilão é uma das melhores catarses de qualquer folhetim e quando tudo é bem construído fica melhor ainda. O embate entre Ben e Theo foi repleto de tensão e ocorreu logo depois que o advogado descobriu, através de Bruna, que o melhor amigo de infância tinha abusado de Sol. Os murros lavaram a alma do público e a cena foi brilhantemente interpretada por Samuel de Assis e Emílio Dantas.
A sequência durou quase cinco minutos e foi uma das muitas sacadas geniais da primorosa novela das sete. Tatá viu depoimentos de três pessoas que lutam por um futuro melhor e perderam a vaga na faculdade particular. A cena necessária, importante e delicada sobre as consequências que fraudes em cotas sociais geram na sociedade impactou do início ao fim. Gabriel Contente ainda se destacou na cena seguinte em que seu personagem contou para o reitor que inscreveu para a vaga social, mesmo tendo uma boa condição de vida.
A sequência em que a delegada salva sua fiel escudeira, empregada e grande amiga dos mafiosos que a sequestraram foi bem dirigida, com direito a muitos momentos de ação. Já o momento final, quando Helô abraçou Creusa e as duas choraram, destacou o talento de Giovanna Antonelli e Luci Pereira.
Caio Manhente e Clara Moneke protagonizaram uma cena forte e importante na trama das sete. Rafael apresentou uma leve melhora da depressão, mas deixou de tomar seu remédio, o que ocasionou uma crise de ansiedade somada a uma fobia social assim que pisou na faculdade a pedido de Kate. Precisou ser amparado por ela e logo depois foi exibida uma importância cena em que a psicóloga do personagem relatou sobre a pandemia de problemas mentais que existe atualmente no país.
Após longas semanas de angústia e de vários estupros virtuais, a personagem contou para Helô tudo o que estava sofrendo e a impactante sequência foi defendida com total entrega por Danielle Olímpia, a maior revelação da problemática novela de Glória Perez. Foi uma cena pesada e de intensa carga dramática. Destaque também para Giovanna Antonelli, Flávia Reis e Nando Cunha.
Para afastar dois homens que estavam importunando as duas fazendo piada sobre serem ou não um casal, Clara tascou um beijo em sua personal trainer. A cena teve uma imensa repercussão nas redes sociais e a química entre Regiane Alves e Priscila Sztejnman transbordou. Foi o início oficial da relação, mesmo que de forma subliminar.
Uma sequência emocionante protagonizada por Danielle Olímpia. Após o trauma com o estupro virtual e as fotos íntimas vazadas, a menina conseguiu voltar para a escola graças ao amigos que foram até sua casa homenageá-la. Todos cantaram enquanto caminhavam até o colégio e a cena ficou muito delicada. Destaque também para Duda Santos, intérprete de Isa.
A novela de Walcyr Carrasco iniciou com muitas cenas bem interpretadas e uma delas foi o primeiro embate real entre a mocinha e o vilão. Aline fez questão de dizer ao homem que mandou matar seu marido que escreveu uma carta entregando todos os seus crimes. Barbara Reis e Tony Ramos deram um show.
Uma sequência de intensa carga dramática brilhantemente defendida por Sheron Menezzes e Samuel de Assis. A cena passou pela incredulidade de Sol, depois pelo choque e finalizou com o choro de puro desespero. O momento ainda foi embalado pela sensível "Deus cuida de mim", cantada por Caetano Veloso e Kleber Lucas.
Ben se consola com Mãe Ana em "Vai na Fé":
Linda cena de Samuel de Assis com Valdineia Soriano. Após ter contado para Sol que ela tinha sido vítima de um abuso, Ben foi até o terreiro de Mãe Ana desabafar sobre o pesadelo que estava vivendo com a mudança no resultado de DNA. Um momento delicado e que reforçou as pluralidade de religiões.
Gloria Pires logo mostrou a que veio com sua vilã e a cena em que Irene discutiu com Caio, o que resultou em uma briga entre o enteado e Daniel, foi ótima. Tudo por conta de um par de brincos. Destaque também para Jhonny Massaro e Cauã Reymond.
Foi a primeira aparição de Jorge Florêncio na trama interpretando Jesus Cristo. A cena foi a maior referência ao livro "Marcelino Pão e Vinho", cujo enredo era a base da história central da novela das seis. A cena teve muita sensibilidade e o ator emocionou ao lado de Levi Asaf.
Após longos meses de passividade, a personagem deu um basta no casamento depois que flagrou o marido com Kate (Clara Moneke) no quarto do casal. A cena em que Clara impediu Theo de dormir na cama e o expulsou de casa foi interpretada com brilhantismo por Regiane Alves e Emílio Dantas.
Uma das cenas mais fortes da novela e interpretada de forma visceral por Regiane Alves, Clara Moneke e Carla Cristina Cardoso. Clara foi confrontar Kate sobre o romance com Theo e Bruna defendeu a filha. O choque da então esposa do vilão quando ouviu que o marido era um estuprador impactou e deu ainda mais densidade a uma sequência que já estava repleta de tensão.
Uma cena de bastante sensibilidade protagonizada por Regiane Alves e Caio Manhente, após o término do namoro de Rafael com Kate por conta de uma exigência de Clara. O sofrimento do rapaz foi exposto com talento por Caio e Regiane mais uma vez emocionou na novela das sete de sucesso.
A virada de Clara beneficiou muito Regiane Alves, que protagonizou várias cenas intensas durante a semana em que sua personagem se livrou do marido. A sequência em que a mãe de Rafa coloca Theo para fora de seu apartamento, após ter 'vomitado' tudo o que estava engasgado, destacou a atriz e também Emílio Dantas, outro talento.
A cena foi uma grande surpresa para o público porque foi um breve musical dentro da novela. Caio Manhente e Emílio Dantas cantaram com perfeito sincronismo 'Mal Nenhum', de Cazuza, cantor que foi brilhantemente interpretado por Emílio no teatro. A sequência foi arrepiante e emocionante. Aquele momento que deixa o telespectador sem fala.
O público esperou o momento por quase seis meses. E a expectativa era alta. Isso porque a autora soube construir a relação dos mocinhos com habilidade e sem correria, dando tempo do passado dos personagens ser conhecido e da reaproximação no presente ser consumada. Samuel de Assis e Sheron Menezzes transbordaram química em uma cena que teve todos os clichês de uma comédia romântica. Tudo ao som de "Garota Nota 100", cantada por Ludmilla.
Após longos meses de vários cortes e censura descarada da cúpula comandada por Amauri Soares, finalmente as personagens tiveram um beijo exibido. Obviamente, foi uma estratégia por conta do mês do Orgulho LGBTQIA+, já que a Globo estava recebendo uma avalanche de críticas nas redes sociais a respeito da hipocrisia que suas homenagens provocavam. Priscila Sztejnman e Regiane Alves transbordaram química e sensibilidade.
A sequência foi arrepiante. Theo fez questão de aparecer na igreja para fingir uma integridade que nunca teve e o olhar de ódio de Sol enquanto cantava um louvor teve todo o impacto necessário, o que implicou em um mal estar súbito do vilão como se tivesse tendo um 'descarrego'. Na verdade, uma metáfora para expor a covardia do abusador constatando no olhar de sua vítima que não havia mais medo ali e sim coragem para enfrentá-lo. Emílio Dantas e Sheron Menezzes maravilhosos.
Mais uma cena incrível de Emílio Dantas, desta vez ao lado de Carolina Dieckmann. Acuado pela chance de ir para a cadeia, o vilão teve um surto e enforcou a sua advogada e amante na cama. A atitude deixou Lumiar perplexa e iniciou um novo olhar da personagem em cima do então cliente abusador.
Após um longo período de cegueira, Lumiar descobriu a verdadeira face de Theo e o expulsou de sua casa. A cena em que o vilão se revela para a advogada foi angustiante e interpretada por Emilio Dantas em completa entrega e Carolina Dieckmann extraordinária. O pavor dela foi sentido, assim como o profundo ódio dele.
Após ter sido abandonado duplamente por Lumiar (acabou o namoro e a sua defesa como advogada), o vilão surtou em seu apartamento e quebrou tudo o que via pela frente. Uma cena clássica de folhetim. Emilio Dantas esteve visceral do início ao fim.
Foram vários embates ao longo da novela, mas, logo depois que descobriu que Theo era mesmo um abusador, Lumiar foi até sua 'rival' se desculpar. Sol a perdoou e a cena proporcionou um delicado momento protagonizado por Sheron Menezzes e Carolina Dieckmann.
Após uma linda cena em que o casal teve a primeira vez, Kate contou a Rafa que foi amante de Theo. A aguardada revelação provocou o rompimento do par e o desespero do filho de Clara que se indignou com toda razão. Clara Moneke e Caio Manhente brilharam, tanto na cena da primeira transa quanto na da discussão.
A sequência do escândalo familiar marcou a primeira grande virada da novela de Walcyr Carrasco. Caio expôs para todos que Daniel era filho de Ademir e não de Antônio. A cena destacou o talento de Gloria Pires, Jhonny Massaro, Cauã Reymond, Inez Viana e Tony Ramos.
A última cena de Jhonny Massaro destacou o talento do ator que emocionou ao lado de Gloria Pires. E a atriz deu um banho de emoção no desespero daquela mãe que perdeu o único filho que realmente amava.
O vilão vivido brilhantemente por Tony Ramos não demonstra muita emoção, mas não conseguiu esconder a dor pela morte do filho. O sentimento foi exposto pelo olhar do ator que é um dos grandes destaques da novela.
A protagonista não segurou as lágrimas e acabou consolada pela mãe, Jussara. O choro desolador da mocinha foi transmitido com muita verdade por Barbara Reis, que protagonizou uma de suas melhores cenas ao lado da grandiosa Tatiana Tibúrcio.
O vilão deu um tapa de palavras na vilã logo após o velório do filho e fez questão e exaltar sua primeira esposa, Agata. O embate entre vilões rendeu uma cena interpretada pelo dois maiores nomes da novela: Tony Ramos e Gloria Pires.
O embate entre mocinha e vilã teve início logo após a morte de Daniel. Irene deixou claro para Aline que nada do o que ia acontecer seria obra do acaso. Gloria Pires demonstrou o descontrole emocional daquela mulher com maestria, enquanto Barbara Reis convenceu na perplexidade da protagonista.
A 'coringada' da vilã rendeu uma sequência extraordinária de Gloria Pires, que demonstrou de forma visceral o ódio misturado ao surto de Irene declarando guerra a Aline. Uma sequência onde o exagero era necessário para consagrar a nova fase da víbora na trama de Walcyr Carrasco.
A cena foi forte, ainda que a personagem não tenha explicado a razão de seu trauma. Debora Ozório protagonizou uma sequência com Rainer Cadete que exigiu muita entrega e convenceu no choro desolador de Petra, que confessou não gostar de fazer sexo com o marido.
Outra cena que exigiu muito de Debora Ozório, que novamente se entregou de forma visceral. Agoniante a sequência em que Petra acabou internada à força por Irene para tratar de seu vício em remédios tarja preta. O desespero da filha da vilã foi demonstrado por uma talentosa atriz que merecia essa oportunidade no horário nobre há tempos.
Uma sequência muito forte e brilhantemente interpretada por Ângelo Antônio, Leandro Lima e Débora Falabella. Andrade em outro surto de agressividade, agrediu Lucinda e foi flagrado por Marino, que o prendeu em flagrante. O choro desolador da personagem foi demonstrado com muita entrega por Débora e aquele momento impactou.
A sequência mais emocionante da novela das sete. Após longos meses de tratamento paliativo, a personagem se despediu da filha, do marido e dos amigos em uma cena repleta de sensibilidade e tendo como base um trecho do livro 'A morte é um dia que vale a pena viver', de Ana Cláudia Quintana Arantes. A cerimônia que jogou as cinzas de Dora em uma pequena muda fechou aquele momento de forma delicada e com todos cantando "Beija-Flor", do grupo Timbalada, realizando o último desejo da mãe de Lumiar de ter um bloco de Carnaval. Cláudia Ohana encerrou sua participação de forma memorável.
Uma das cenas mais aguardadas da novela das sete. Depois que provocou a intoxicação alimentar dos filhos, o vilão foi confrontado pela mocinha que deu um tapa bem dado no sujeito que a abusou no passado. Sheron Menezzes em mais um cenão, assim como Emilio Dantas.
A fiel secretária descobriu que seu chefe estava pronto para traí-la e agiu antes. Encerrou a conta que o vilão tinha aberto para ela como laranja e fugiu com todo o dinheiro. Mas antes fez questão de dar uma banana (cena inspirada no final clássico de "Vale Tudo") para Theo e ainda telefonou para se despedir. Uma sequência que lavou a alma do público e encerrou a participação da talentosa Renata Miryanova em grande estilo.
Rosane Svartman conseguiu um feito que entrou para a história da teledramaturgia. A autora juntou Gloria Perez, João Emanuel Carneiro e Walcyr Carrasco para uma cena maravilhosa da novela das sete, onde Wilma Campos os viu jantando e fez questão de parabenizá-los. Renata Sorrah esteve magnífica e interpretou breves cenas de "Barriga de Aluguel", "A Favorita" e "A Dona do Pedaço". Como consequência, Wilma acabou disputada pelos três escritores. Um momento divertido e uma linda homenagem aos folhetins.
Um final inesperado e divertido de uma das melhores personagens da novela das sete, que inicialmente mal aparecia, mas foi crescendo graças ao talento da atriz. Após ter falado mal da protagonista durante a história toda, Neide puxou o saco de Sol em um depoimento para um programa de TV. Neyde Braga brilhou.
O embate final entre mocinho e vilão foi interpretado com total entrega de Samuel de Assis e Emilio Dantas. A cena em que Theo expôs tudo o que sempre sentiu a Ben e incendiou o galpão da Bastos Imports foi um acerto de contas bastante aguardado.
Um momento muito delicado protagonizado por Bella Campos e Samuel de Assis, onde Ben se viu na filha que escolheu e fez questão de dizer que ela era o seu legado. Rosane Svartman foi corajosa em manter a personagem como filha biológica de um abuso de Theo e o laço de amor se mostrou muito maior que o sanguíneo.
Regiane Alves e Priscila Sztejnman emocionaram na aguardada reconciliação do casal no último capítulo, com direito a beijo, ainda que tímido e breve, após inúmeros cortes e muita censura. As atrizes tiveram química de sobra e transformaram o casal em um sucesso com direito a um desfecho muito bonito.
A volta de Theo resultou em um quase assassinato, com direito e queda da janela e um inesperado resgate que resultou em sua prisão em flagrante. O desfecho do vilão deixou a desejar porque faltou um julgamento para os seus crimes, mas o momento da sua ida para a cadeia, diante de todos os convidados do casamento de Ben e Sol, foi incrível.
Nada mais clichê que um casório no último capítulo de uma novela e não há problema algum nisso. Mas na novela das sete de sucesso teve um diferencial e tanto: um casamento celebrado por um pastor e uma mãe de santo. Algo praticamente impossível de acontecer na vida real, infelizmente, mas que foi exposto na ficção como uma lição de como o mundo deveria ser com a religiosidade. Com respeito e amor.
A emoção tomou conta dos personagens, dos atores e do público na última cena do fenômeno das sete. A reunião de todas aquelas pessoas felizes com a celebração de um grande sucesso cantando "Vai Dar Certo", de Negra Li e MC Liro, tema da abertura do folhetim, foi lindo de se ver.
Após vinte anos na cadeia, Agatha foi libertada e pediu para Angelina levá-la até o mar na trama de Walcyr Carrasco. A cena esbanjou delicadeza e teve uma bonita sintonia entre Eliane Giardini e Inez Viana ao som de Seafret - Atlantis.
Eliane Giardini mal tinha entrado na novela das nove, mas ganhou uma cena melhor que a outra e correspondeu em todas. Na fase inicial boazinha da personagem, a atriz emocionou ao lado de Cauã Reymond quando Agatha revelou o medo que sentia de Antonio matá-la.
Mais uma cena difícil de Debora Ozório na novela das nove. A atriz se destacou quando Petra confidenciou a Hélio (Rafael Vitti) que sofreu um abuso na infância e desde então não tinha mais vontade de fazer sexo e nem de ser tocada por homem algum.
Como estava na cadeia por ter tentado vender uma barra de ouro falsa, Anely não estava ao lado de Lucinda quando a irmã foi mais uma vez espancada por Andrade. O desespero e a culpa da personagem foram expostos por uma entregue Tatá Werneck, que protagonizou uma de suas melhores cenas na novela.
Após quase ter sido morta durante um sequestro planejado por Irene, Agatha apareceu triunfante na mansão La Selva ao lado de Caio. Um clichê que sempre rende boas catarses. Destaque para a troca de olhares entre Tony Ramos e Eliane Giardini, que transmitiram um sentimento ainda vivo de Antônio e Agatha.
A ida da primorosa série do Globoplay para a grade aberta foi um acerto da Globo. Um dos momentos mais emocionantes da produção foi quando Seu Gilsinho contou para sua turma que sonha em se formar antes que esqueça quem ele é. Moacyr Franco foi um dos maiores destaques da temporada.
Embora apaixonada por livros, a personagem nunca conseguiu lê-los e acabou confessando para a professora que era analfabeta. A cena foi muito triste e delicada. Lúcia se prontificou a ensinar sua nova aluna e as atrizes brilharam naquele breve diálogo franco. Débora Bloch e Rejane Faria impecáveis.
Tudo bem que a paz durou apenas cinco minutos, mas que cinco minutos emocionantes. Tony Ramos mostrou o brilhante ator que sempre foi quando Antônio pediu perdão e um abraço ao filho depois de tê-lo acusado a vida inteira pela morte inexistente de Agatha. O momento bonito emocionou o público e vale destacar também Cauã Reymond.
Uma sequência sem selinho puritano ou censura da emissora. Após os vários cortes em "Vai na Fé" e em "Aruanas", era imaginado que novamente os cortes seriam feitos em cima de uma sequência de beijo. Mas não aconteceu. A cena em que o cantor e seu segurança se beijaram pela primeira vez expôs a química entre Alejandro Claveaux e Samuel de Assis.
Uma sequência impactante e muito forte de feminicídio de uma das melhores séries da Globo, exibida em um horário bastante ingrato. A cena em que Sônia discutiu com o ex-marido e logo depois levou três tiros pelas costas do assassino marcou o desfecho do penúltimo episódio da segunda temporada. A despedida da personagem foi ao som de "La Vie en Rose", de Édith Piaf. Um show de Hermila Guedes, Otávio Muller, Silvio Guindane, Débora Bloch, Paulo Gorgulho e Thalita Carauta.
Uma cena dilacerante e surpreendente. Leandra contou para a professora que foi expulsa de casa pela mãe depois que foi estuprada pelo padrasto. Vivendo nas ruas, precisou se transformar em Leandro para não ser violentada. Não era um caso de uma trans e, sim, de uma forma de sobrevivência. Debora Bloch e Tamirys O`Hanna espetaculares.
Emocionante a sequência em que Gilson canta "Ainda ontem chorei de saudade", música que também foi gravada por Moacyr Franco há muitos anos. Uma justa homenagem ao ator que deu um show na série e sensibilizou do início ao fim na pele do aluno que sofria de Alzheimer, mas sonhava em se formar.
Após ter perdido seu grande amor, o professor acabou revelando para sua aluna que era o filho que ela tinha abandonado no passado. A cena primou pela entrega de Silvio Guindane e Vilma Melo, que emocionaram no último episódio da segunda temporada da série.
Uma cena que durou menos de um minuto, mas foi interpretada com muita entrega por Gabz. Durante o julgamento de Marê, Laura leu um trecho de seu diário em que revelou que viu seu pai beijando Gilda. A cena provocou a saída do promotor do caso e iniciou a derrocada da vilã.
A volta oficial do pai de Marê aconteceu durante o julgamento final da mocinha e a catarse rendeu ótimos desdobramentos, como o choque de Gilda e o espanto de todos no tribunal. Uma típica cena que arrebata e lava a alma do público. Destaque para Paulo Gorgulho, Camila Queiroz e Mariana Ximenes.
Um monólogo digno do talento de Tony Ramos. O vilão teve uma 'conversa' franca com o bebê que julgava ser seu neto e a cena emocionou pelo momento de fragilidade daquele personagem tão duro, demonstrada por um dos maiores atores do país.
O personagem foi o que mais sofreu na novela de João Emanuel Carneiro. A cena em que o personagem acabou preso por um crime que não cometeu destacou o talento do ator, mas principalmente quando Diego se deu conta que tinha caído em um golpe. O choro de ódio e indignação impressionou.
Ana Beatriz Nogueira fechou sua curta participação na novela de João Emanuel Carneiro com uma grande cena com Regina Casé e Fábio Assunção. Guiomar constatou que seu marido a traía com Zoé e houve um acerto de contas durante um forte incêndio na Rhodes. Pouco tempo depois, a presidente da empresa acabou morta pela vilã.
Kelzy Ecard deu um show em sua curta participação na trama. Sua personagem viveu um verdadeiro calvário e a cena que antecedeu sua morte foi interpretada com total entrega, principalmente quando Dequinha conseguiu fugir da armadilha de Galo (Jackson Antunes). Mas logo depois acabou atropelada.
A aguardada cena em que os mocinhos contam para o menino que ele é realmente o filho biológico deles emocionou. Apesar da rapidez do entendimento do garoto e do fato ter sido apenas uma dedução dos personagens, a sequência foi lindamente interpretada por Diogo Almeida, Camila Queiroz e Levi Asaf.
A redenção da vilã durou apenas alguns minutos, mas rendeu uma linda cena para Mariana Ximenes e Levi Asaf. Mesmo o texto tendo forçado um sentimento que foi pouco trabalhado na novela, os atores brilharam e foi um momento de bastante delicadeza entre a maldade e a inocência.
Durante um surto, a personagem se desesperou quando viu seu abusador na sala com sua família e o ameaçou com uma arma. Em meio ao desespero de todos, Petra acabou atirando acidentalmente em Hélio, o que piorou ainda mais sua instabilidade emocional. Um verdadeiro show de Debora Ozório.
A última sequência da novela das seis foi um lúdico musical protagonizado por todo o elenco cantando "Clareou" e com uma bonita mensagem: 'Que as crianças negras possam crescer e viver felizes e em segurança'.
Letícia Colin, Sophie Charlotte e Regina Casé maravilhosas em toda a sequência que resultou em um confronto direto entre as irmãs para logo depois ocasionar uma guerra declarada entre mãe e filha.
Em um duelo de vilãs delicioso, Agatha arma com Angelina uma arapuca para Irene e prepara um chá paralisante para a rival, que não consegue se mexer e acaba ameaçada pela inimiga. Uma sequência claramente inspirada no filme "Corra!" e protagonizada pelas gigantes Gloria Pires e Eliane Giardini.
O remake da obra original de Cassiano Gabus Mendes vem sendo muito bem adaptado por Thereza Falcão e Alessandro Marson e um dos acertos da trama é o casal formado por Isis e Giovani. Os personagens achavam que eram irmãos logo no começo da história, mas pouco tempo depois descobriram que não eram, o que proporcionou a primeira vez do par. A cena transbordou química e elevada temperatura em plena piscina.
Após ter sido desmascarada por Irene, a personagem precisou enfrentar o fúria do ex-sogro. A sequência em Antônio vomita seu ódio e sua indignação por Graça ter mentido que Danielzinho era seu neto foi brilhantemente interpretada por Tony Ramos, o que não surpreende. Agatha Moreira também merece elogios pela demonstração de todo o desespero da patricinha.
Show de Eliane Giardini e Gloria Pires, que protagonizam a melhor rivalidade da trama. Irene foi ameaçar Agatha de morte e tentou agredi-la novamente, mas acabou surpreendida e imobilizada. Um duelo de vilãs interpretadas por atrizes de alto nível.
Em um monólogo interpretado com maestria por Gloria Pires, a vilã, diante do berço do neto que achava que era seu, admitiu que o seu filho mais adorado acabou morrendo no lugar de Caio (Cauã Reymond) e que tinha planejado tudo para o enteado morrer. Uma cena que não surpreendeu quem assistia, mas emocionou.
A primeira cena das sete protagonistas juntas rendeu ótimos momentos e o melhor deles foi quando Renée deu uma 'bundada' na vilã e a jogou na piscina enquanto todas posavam para uma foto. Aquela típica cena divertida e gostosa de se ver.
Isabel Teixeira e Mateus Solano se destacaram na cena em que Jonas criou coragem e pediu o divórcio para a esposa, logo após a descoberta da armação em torno da falsa doença do sogro. Os atores estão muito bem na trama das seis.
Karine Teles e Mariana Santos brilharam na sequência em que Natália deu um tapa na cara da amiga assim que escutou que seu falecido irmão era um bandidinho. A personagem totalmente desequilibrada tem sido um desafio para Mariana, que tem se saído bem até agora e sua parceria com Karine está muito boa.
O melhor plot twist da trama de João Emanuel Carneiro e que proporcionou para Barbara Reis uma cena incrível e interpretada com total entrega pela atriz, que emocionou durante o relato da vilã sobre as vezes em que foi estuprada pelo comparsa e quando viu seus filhos serem vendidos por ele.
Humberto Carrão e Letícia Colin transmitiram toda a tensão da aguardada cena em que o mocinho joga na cara da vilã que já sabe de todas as suas armações. O jantar de Vanessa virou um pesadelo e a sequência foi ótima.
A volta do destaque da protagonista rendeu grandes cenas para Barbara Reis, que correspondeu em todas. Mas a melhor delas foi a entrada de Aline durante uma premiação a Antônio, onde a mocinha expôs para todos os presentes que o vilão tinha acabado de encomendar a morte dela e que só estava viva porque o melhor amigo a salvou e acabou baleado. Tony Ramos, claro, também deu um show na cena que destacou a troca de olhares furiosos.
Um verdadeiro monólogo de uma magistral Letícia Colin. A cena da vilã caindo de bêbada em um bar, onde humilha todos os presentes dizendo que pode nadar em dinheiro, foi uma das maiores cenas da trama e mais divertidas também.
Sophie Charlotte esteve impecável na pele a mocinha da trama, que infelizmente não se vingou de ninguém e foi 'emburrecida' por completo na segunda parte do folhetim. Apesar disso, a atriz conseguiu sobressair em toda cena e o seu melhor momento foi quando Maíra humilhou a mãe e deixou claro que já sabia de tudo o que a criminosa tinha feito.
Filipe Bragança transmitiu com muita verdade e entrega o momento de pura fragilidade de seu personagem. Giovani teve uma crise por conta da pressão em assumir a vice-presidência da empresa da mãe e do avô. A cena em que o rapaz pede socorro a Ísis emocionou e vale destacar também Rayssa Bratillieri.
A melhor cena do remake até agora. O texto muito bem escrito pelos autores foi dito com intensa entrega de Rayssa Bratillieri, que saboreou cada palavra. Já Isabel Teixeira expôs tudo com seu olhar diante da quantidade de verdades cruéis que Helena teve que ouvir da menina que tanto subestima. As duas irretocáveis.
O clichê mais conhecido da teledramaturgia funcionou novamente e rendeu recorde de audiência para a trama com direito a um show de Tony Ramos e Gloria Pires. A cena em que Antônio flagrou Irene na cama com Vinícius (Paulo Rocha) foi ótima.
Que espetáculo de Eliane Giardini e Gloria Pires. A cena logo após o flagra de Antônio rendeu um deboche delicioso da vilã em cima de sua rival com direito a um empurrão em cima da cama. Aquele momento que dá gosto de ver pela valorização das atrizes veteranas.
Em um momento de puro sadismo, a vilã interpretada com maestria por Gloria Pires aterrorizou mais uma vez a governanta e vale destacar também Inez Viana, que sempre se entrega em cena.
Uma das melhores cenas da novela das nove de sucesso de Walcyr Carrasco. O embate entre os vilões lembrou o clássico "Sr. & Sra. Smith" e teve uma aula de atuação com Gloria Pires e Tony Ramos, que repetem a parceria bem-sucedida de filmes e novelas. A sequência em que Antônio e Irene atiravam enquanto se xingavam foi sensacional.
Uma armação que rendeu uma das melhores cenas da novela das nove e com uma direção que deixou o conjunto absurdo muito verossímil. Tony Ramos e Eliane Giardini são dois gigantes e deram um show na sequência em que a vilã demonstrou toda a sua frieza, para o desespero do vilão, que chorou feito um bebê.
O especial fechou o ciclo da antologia "Histórias Impossíveis" da melhor forma possível. Um episódio impactante e com um desfecho surpreendente, mostrando os personagens negros e indígenas estereotipados criando vida e se vingando dos roteiristas brancos com a ajuda da única roteirista negra. Tudo ao som de "Promessas do Sol", cantada por Milton Nascimento. Genial.
A mãe de Aline não engoliu a falsidade da vilã e fez questão de enfrentá-la em uma ótima cena protagonizada por Tatiana Tibúrcio e Eliane Giardini. Aliás, Tatiana virou uma das melhores coadjuvantes da novela das nove e vem brilhando sempre que aparece.
Ao contrário do que Anely esperava, Lucinda não se indignou quando descobriu a profissão da irmã no site adulto e a descoberta rendeu a melhor cena de Débora Falabella e Tatá Werneck juntas na novela. As duas deram um banho de emoção e sensibilizaram o telespectador. Foi bonito.
Uma cena surpreendente por ter fugido do clichê da redenção completa. Andrade vem se regenerando na trama, mas nada apaga o seu passado tenebroso. E a cena em que Anely fez questão de relembrar que o seu cunhado a assediou enquanto estava bêbado e sóbrio foi muito forte e brilhantemente interpretada por Tatá Werneck. Ângelo Antônio não teve texto, mas também brilhou.
Irene contou para a filha que Hélio era filho de Agatha, o que resultou em uma sequência incrível de Debora Ozório, que demonstrou o ódio, a indignação e o choque de Petra com a revelação. Destaque ainda para a dupla irretocável formada por Gloria Pires e Eliane Giardini.
Após ter sido desmascarada por Irene, a vilã perdeu o controle e humilhou Antônio, que proferia frases sem sentido por conta das ervas venenosas que Agatha colocava em sua comida. Eliane Giardini e Tony Ramos brilharam.
Mais uma cena que destacou o talento de Tony Ramos e Eliane Giardini no mesmo capítulo da trama. Agatha tirou a máscara para Antônio e contou toda a motivação de sua vingança e deixou claro que o mataria aos poucos para fazê-lo sofrer. O final ainda teve um beijinho na boca para selar a cena macabra.
Uma das melhores sequências da novela. A cena do assassinato não foi exibida por conta do mistério a respeito da identidade dos responsáveis, mas toda a preparação para o grande momento foi repleta de tensão, incluindo o momento da previsão de Jurecê, vivido por Daniel Munduruku. Já o instante derradeiro, com o barulho dos três tiros e a imagem de Agatha, arrepiou.
Após muita espera, o casal mais querido da novela finalmente se beijou e não foi um beijo qualquer. Nada de selinho demorado. Um beijo de verdade com mais de 30 segundos. Sim, é preciso contar diante de tanto retrocesso que dominou a Globo em 2023. Walcyr e Thelma escreveram uma cena linda, onde a química entre Diego Martins e Amaury Lorenzo transbordou.
Uma boa e velha rivalidade feminina que anda em falta nas novelas. A cena em que Cris e Isis discutem durante um jantar e uma joga vinha na cara da outra foi muito bem interpretada por duas talentosas atrizes que ainda vão crescer muito na carreira: Valentina Herszage e Rayssa Bratillieri.
A armadilha criada contra o abusador funcionou, mas a personagem acabou atacada pelo tio e a cena transbordou tensão e angústia. Debora Ozório e Eriberto Leão se destacaram e protagonizaram uma das sequências mais fortes da trama.
Emocionante cena de Gloria Pires e Debora Ozório. O pedido de perdão genuíno de uma mãe que nunca tinha percebido o abuso sofrido pela filha. Um momento de cumplicidade que as duas nunca tiveram ao longo da novela. E aconteceu durante um banho de banheira delicado em que Irene cuidou de Petra.
Que cena de Tony Ramos! O vilão foi até a delegacia e deu um murro em Dirceu, o que lavou a alma do público. A fúria de Antônio foi demonstrada com uma entrega absurda. Destaque ainda para a voz embargada do personagem quando perguntou ao delegado se ele sabia o que o cunhado tinha feito.
Gloria Pires extraordinária. A frieza da vilã, deixando claro para seu irmão que a partir daquele momento sua vida estaria em risco porque a morte já estava encomendada, arrepiou. Destaque também para Eriberto Leão que demonstrou o pavor de Dirceu através de inúmeros tremores.
Tony Ramos demonstrou com toda precisão a dificuldade daquele homem em expor seus sentimentos. O pai deu uma volta imensa até dizer 'eu te amo' e ficou nítido que a palavra quase ficou engasgada em sua garganta. Debora Ozório também brilhou na expressão corporal de sua personagem, mais retraída.
A personagem fez questão de enfrentar seu abusador na cadeia e disse tudo o que estava entalado em sua garganta há anos. Debora Ozório e Eriberto Leão se destacaram e a sequência final já é uma das melhores da novela das nove: Petra saindo aliviada da delegacia, enquanto Dirceu é levado para uma viatura para ser transferido para um presídio. Tudo ao som de Knockin`On Heaven`s Door, cantada por Bob Dylan.
Menah e Mara se beijam em "Terra e Paixão":
Finalmente o beijo das personagens aconteceu e nada de selinho. m beijo de verdade que todo casal hétero dá na ficção. Uma evolução em meio aa tanto retrocesso, assim como aconteceu com o par 'Kelmiro' da mesma novela. Camilla Damião e Renata Gaspar emocionaram e tiveram química de sobra. Destaque para a reclamação pública de Renata sobre o sumiço do casal por conta da atual gestão conservadora da Globo, o que proporcionou que esse momento fosse ao ar.
Um show de talentos para quem ama teledramaturgia. Que o ano de 2024 seja tão rico quanto foi o de 2023.
Faltou a cena do beijo de Kelvin e Ramiro.
ResponderExcluirQue lista incrivel, Sergio. Seu trabalho é impressionante.
ResponderExcluirEssa sempre é a melhor retrospectiva de todas. A que mais fico ansiosa.
ResponderExcluirboa parte das cenas da vilma de vai na fé eram incríveis. e tb são muitas cenas impactantes de vai na fé. bem lembrada a cena do yuri. vc colocou a clara falando com o filho. eu gosto muito q hj em dias as novelas mostram as vulnerabilidades das mães. q elas não precisam mais ser super mulheres. q são imperfeitas. foi linda a cena da bruna ajudando a marlene. quantas mulheres precisam de amigas como a bruna. sim, wilma falando de etarismo é urgente tb. as cenas musicais de vai na fé nunca vou esquecer. dona neide!! divertidíssima!! quem não conhece uma dona neide. a morte da dequinha foi muito impactante, na verdade a novela foi muito inovadora. os beijos, todos sempre maravilhosos!! eu achei muito impactante a cena que a rené descobre q o marido desapareceu. e a cena do mario e da lara na roda gigante. a morte do atila. amo elas por elas. beijos, pedrita
ResponderExcluirForam ao todo 151 cenas que marcaram o ano de 2023 na teledramaturgia brasileira, embora nem todas as cenas mencionadas no texto sejam provenientes de obras de excelente qualidade e apuro em sua totalidade. Mas faz parte, todo ano tem. É fato que não falta força de vontade para produzir conteúdo da melhor qualidade a ser exibido na televisão e nas plataformas de streaming.
ResponderExcluirGuilherme
Que seu 2024 seja cheio de noticias pra seus leitores no qual me incluo. Bju
ResponderExcluirTá lá, J.
ResponderExcluirObrigado, Andressa.
ResponderExcluirFico feliz, Fernanda.
ResponderExcluirBjão, Pedrita!!!
ResponderExcluirExatamente isso, Guilherme.
ResponderExcluirPra vc tb, Ro.
ResponderExcluirAmei a retrospectiva!!!!!! So senti falta da cena do Theo recitando Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos, em Vai na Fé! Eu pirei com aquela cena!!!
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