terça-feira, 31 de outubro de 2023

Dupla formada por Lilia Cabral e Theo Matos é a melhor surpresa de "Fuzuê"

 A presença de Lilia Cabral engrandece qualquer elenco. Sorte do autor ou autora que pode contar com a atriz em alguma produção. E agora não tem sido diferente em "Fuzuê", atual novela das sete da Globo, escrita por Gustavo Reiz e dirigida por Fabrício Mamberti. Mas a boa surpresa da trama tem sido a parceria da veterana com um pequeno colega de cena, o carismático Theo Matos, intérprete de Bernardo. 


O menino é filho de Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e Heitor (Felipe Simas), uma perua fútil que só pensa em ir atrás de um tesouro perdido e um deputado corrupto. O casal mal dá atenção ao garoto, que vive jogado em casa sem amigos e ter nada para fazer. A única pessoa que lhe dá carinho é Bebel, sua avó. As cenas dos personagens mesclam momentos divertidos com outros de pura sensibilidade. Uma dupla quase inexistente no início da trama, mas que foi ganhando cada vez mais cenas. 

A trama vem apresentando claros problemas no enredo, o que é assunto para outra crítica, e um dos principais é o foco de praticamente todos os personagens ser a maçante caça ao tesouro que está embaixo da loja "Fuzuê". Isso acaba limitando os conflitos e os dramas de cada perfil do enredo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Homenagem a Djavan emociona no "Caldeirão"

 No último sábado, dia 28, o "Caldeirão com Mion" surpreendeu o público com uma linda homenagem a Djavan, que durou todo o programa. Após muitos meses apostando em quadros repetitivos e sem qualquer grande novidade, o apresentador, que completou recentemente dois anos no comando, teve um dia que já entrou para a galeria de grandes momentos da atração. 


Com quase 50 anos de carreira e mais de 20 discos lançados, Djavan recebeu uma emocionante homenagem. O cantor apresentou seus maiores hits e com direito a uma plateia ilustre. Nomes como Lilia Cabral, Claudia Ohana, Diogo Almeida, Xande de Pilares, Alexandre Borges, Lucy Alves, Dira Paes, Martinália, Paulo Lessa, Juliana Alves, Juliana Paiva, Elisa Lucinda, Tatiana Tibúrcio, entre tantos outros talentos e fãs participaram da festa, assistindo e revivendo memórias com o ídolo.

Lúcio Mauro Filho, integrante da banda do "Caldeirão", foi quem escolheu as músicas que entraram na setlist de Djavan e também foi o responsável por contar algumas curiosidades sobre cada uma delas. Clássicos como "Eu Te Devoro", "Lilás", e "Se", além de uma música do álbum "D", que concorre ao Grammy Latino (Categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira) foram interpretadas pelo artista alagoano entre uma homenagem e outra.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Participação de Claudia Raia enriquece "Terra e Paixão"

 A atual novela das nove, escrita por Walcyr Carrasco com colaboração de Thelma Guedes, é a única trama inédita com audiência estável da Globo no momento. Após um início conturbado, o autor fez algumas alterações em "Terra e Paixão" e conseguiu fidelizar o público. Os vilões viraram o maior chamariz da história e nesta semana uma nova personagem picareta já chegou movimentando o enredo: Emengarda, interpretada por Claudia Raia. 

A personagem marca a volta da atriz ao trabalho depois que teve seu terceiro filho, Luca, nascido em fevereiro desde ano. Mas o retorno também tem outro significado importante porque representa a 'reconciliação' da veterana com Walcyr Carrasco, após a sua polêmica saída de "Sete Pecados", novela das sete exibida em 2007. Claudia vivia a vilã Ágatha, mas a trama enfrentava problemas por conta da audiência e a atriz não estava gostando dos rumos da personagem, além de ter inserido muitos cacos no texto. Segundo a intérprete, o próprio autor reconheceu que a malvada tinha perdido a função e, literalmente, explodiu com ela, a tirando da história. Desde então, nunca mais trabalharam juntos. 

Mas foi o próprio Walcyr que ligou para Claudia e a convidou para a participação em "Terra e Paixão", o que acabou representando o fim da situação mal resolvida de 16 anos atrás. Aliás, a parceria está sendo bem diferente do que aconteceu no folhetim anterior.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Tudo sobre a coletiva de "Fim", nova série do Globoplay

 A série "Fim", Original Globoplay baseado no best-seller homônimo de Fernanda Torres, teve sua pré-estreia na noite desta segunda-feira (23) com a exibição dos dois primeiros episódios para elenco, equipe, convidados e imprensa. Fui um dos convidados e nos reunimos no cinema Kinoplex Leblon Globoplay, no Rio de Janeiro, numa noite em que a milícia tinha provocado um dia de terror na população. A realidade do Estado foi pausada durante o evento para celebração da estreia da obra, marcada para esta quarta-feira, dia 25. 


Ciro (Fabio Assunção), Ruth (Marjorie Estiano), Álvaro (Thelmo Fernandes), Irene (Débora Falabella), Neto (David Junior), Célia (Heloísa Jorge), Silvio (Bruno Mazzeo), Norma (Laila Garin) e Ribeiro (Emilio Dantas) são amigos desde a juventude, com personalidades bem diferentes e formam os nove personagens centrais da trama. As doses de melancolia e resignação do grupo são intercaladas com momentos de graça, amor e festa, mostrando os contrastes da vida de cada um deles durante quatro décadas. 

Criadora e roteirista da série, Fernanda Torres esteve na pré-estreia e se alegrou ao falar sobre o processo de adaptação de seu livro para as telas. "Não escrevi pensando em adaptar. Mas, achava que "Fim" tinha um DNA de folhetim.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri transbordam química em "Elas por Elas"

 A nova novela das seis da Globo está há pouco mais de um mês no ar e, apesar da baixa audiência, está divertida e gostosa de acompanhar. O remake de "Elas por Elas", baseada na obra original de Cassiano Gabus Mendes e adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson, vem se mostrando um folhetim com bastante acertos, sendo um dos principais o casal formado por Giovani e Ísis, interpretados por Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri. 


Os personagens são os protagonistas do melhor 'plot' da produção original, mas o roteiro precisou ser alterado em virtude da tecnologia. Em 1982, não existia o ultrassom, o que facilitou a condução do enredo. Ísis e Giovani foram trocados na maternidade por conta do desejo de Sérgio (Marcos Caruso) em ter um herdeiro para seus negócios. Como Helena (Isabel Teixeira) estava grávida de uma menina, o empresário subornou a enfermeira para realizar a troca. E o crime foi feito justamente com o filho de Adriana (Thalita Carauta), que estava na mesma maternidade. Porém, essa trama de 41 anos atrás foi mexida pelos autores, afinal, agora há uma legião de equipamentos para descobrir o sexo do bebê antes do parto. 

A solução de Thereza e Alessandro foi manter a troca, mas, ao menos pelo que tudo indica até agora, não envolver Ísis. Giovani foi trocado porque o bebê de Helena, do sexo masculino, nasceu morto e a personagem não poderia mais engravidar porque teve complicações no parto. Sim, os autores reciclaram o enredo central de "Por Amor", clássico de Manoel Carlos de 1997. Ísis deve ser filha de Jonas (Mateus Solano) com Adriana, enquanto o rapaz deve ser filho de algum outro personagem desconhecido.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Tudo sobre a coletiva de "Codex 632", nova série do Globoplay

 Na noite desta terça-feira, 17 de outubro, elenco e convidados se reuniram para o lançamento de "Codex 632", uma coprodução internacional do Globoplay com a RTP e a SPi. Deborah Secco, Betty Faria, Alexandre Borges e o ator português Paulo Pires estiveram no Kinoplex Leblon Globoplay, no Rio de Janeiro, para conferir a exibição especial da obra. A história, que conta com seis episódios, será disponibilizada em duas partes: nos dias 19 e 26 de outubro, com o primeiro episódio aberto para não assinantes. 


Paulo Pires, que dá vida ao protagonista Tomás Noronha e veio diretamente de Portugal para o evento, adiantou o que o público pode esperar da trama. "Esta é uma série de ação, aventuras, sobre decifrar enigmas. É no caminho das teorias que a série se faz e para mim foi um desafio muito bom", revelou Paulo Pires. Betty Faria interpreta Luisa Toscano e comentou sobre o que a motivou aceitar o papel: "Eu gosto de interpretar personagens de universos diferentes do meu. A Luisa está totalmente envolvida nos mistérios e conflitos da trama".

Na pele de Nelson Moliarti, Alexandre Borges antecipou que seu personagem possui muitas nuances e tem interesses dúbios. "O Nelson é um dos diretores da fundação Américo Vespúcio e não está nada interessado em mudar a História, mas precisa trazer cordialidade e sedução para convencer o Tomás a pegar essa investigação que foi iniciada pelo Martinho Lutero", explicou.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Etarismo na teledramaturgia nacional está a cada dia mais escancarado e vergonhoso

 O que é etarismo? De acordo com a Academia Brasileira de Letras, o termo se refere ao preconceito contra pessoas com idade avançada. Também chamado de idadismo ou ageísmo. "Você não tem mais idade para isso" é a frase mais comum que exemplifica bem o termo. Porém, no meio artístico a discriminação não é evidenciada por afirmações do tipo e, sim, pela falta de trabalho para atores mais experientes. Verdade seja dita, é um problema que sempre existiu, mas depois da pandemia ficou ainda pior. 


As novelas e séries gravadas na época do controle sanitário eliminaram por completo a presença de idosos em cena e havia todos os motivos para tal, já que eram o grupo de risco da covid-19. No entanto, as vacinas chegaram, a pandemia foi ficando para trás e a normalidade finalmente voltou no mundo. Nada de máscaras, retorno das aglomerações, enfim, tudo como era antes. Mas o setor audiovisual parece esquecer disso. Pelo menos no quesito escalação de veteranos. Virou algo cada vez mais raro, principalmente nas novelas. Com o perdão do termo explícito e até grosseiro, mas praticamente não há mais velho em folhetim algum. 

Na semana passada, saiu uma notícia em vários sites que Roberto Bomtempo foi escalado para viver o avô da protagonista vivida por Grazi Massafera no remake de "Dona Beja", produzido pela HBO Max. A questão é que o ótimo ator tem 60 anos e a atriz está com 40. É uma escalação absurda e não se trata do talento dos envolvidos, é importante ressaltar.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Morte de Fernanda em "Mulheres Apaixonadas" foi uma das cenas mais memoráveis da teledramaturgia

  A trágica morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli), exibida em "Mulheres Apaixonadas" no ano de 2002, teve um impacto que nem Manoel Carlos esperava. Afinal, vinte anos se passaram e até hoje a cena está viva na memória dos telespectadores a ponto de sempre ser um chamariz quando a obra está sendo reprisada. Foi assim no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2008, na reexibição no Canal Viva entre 2020 e 2021 e agora novamente na faixa vespertina de reprises da Globo em 2023, com direito até a uma chamada especial anunciando a cena.


A cena do assassinato de Fernanda era a mais aguardada na época. Vale lembrar que a personagem morreria por volta do capítulo 30. O sucesso, no entanto, fez Maneco adiar o momento, o que valorizou mais o talento da atriz. Vanessa acabou ganhando mais cenas e até um núcleo próprio. Somente no capítulo 150 que a tragédia acontece, após meses de 'preparação' através dos pesadelos de Salete (Bruna Marquezine) com um anjo que alertava sobre a partida da mãe. E a sequência, uma das mais trabalhosas da novela, foi um primor.

A perseguição de policiais a bandidos, situação recorrente no Rio de Janeiro, teve toda a adrenalina necessária para o momento, com direito a trilha embalada pela ótima e apropriada "Faint" (Desmaio), da banda Linkin Park.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Elenco é o maior acerto de "As Aventuras de José & Durval"

 Lançada no dia 18 de agosto no Globoplay, "As Aventuras de José e Durval" é uma série produzida pela plataforma de streaming da Globo em parceria com a O2 Filmes. Com direção de Hugo Prata e roteiro de Duda de Almeida, Dan Rossetto e Rafael Lessa, a trama faz um resumo da trajetória de Chitãozinho e Xororó ao longo de oito episódios de 45 minutos. 


Os paranaenses de Astorga fazem muito parte da vida dos brasileiros. Seja nas cantorias em karaokês, nas festas de família, embalando novelas e séries, entre amigos ou nas rádios e programas de TV, os irmãos são presença garantida com suas canções, embalando e transformando momentos de diferentes gerações. Donos de uma carreira com mais de 50 anos de sucesso, cheia de hits icônicos que unem o país, Chitãozinho & Xororó são a trilha sonora de muitas histórias. O grande público, porém, não imagina que a vida da dupla teve momentos bem difíceis.  

A produção dramatúrgica percorre a trajetória da dupla desde a infância, quando as vidas de José e Durval já se entrelaçavam com a música, até a consagração nos palcos. Lotada de singles e referências dos artistas que foram fundamentais para levar a música sertaneja para o Brasil e o mundo, contribuindo para revolucioná-la e popularizá-la. Os três primeiros episódios chegaram à plataforma no dia 18 de agosto e os outros cinco foram disponibilizados um a cada semana até o dia 22 de setembro.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas formam uma ótima dupla em "Fuzuê"

 A atual novela das sete da Globo, escrita por Gustavo Reiz e dirigida por Fabricio Mamberti, ainda está em seu início e focada em cima da famigerada busca ao tesouro perdido. Não há muitos conflitos que não sejam sobre essa procura, com exceção da saga da mocinha Luna (Giovana Cordeiro) em busca de sua mãe, que agora voltou também em busca da tal fortuna. Mas a trama já apresenta alguns bons destaques e o principal tem sido o casal formado por Preciosa e Heitor. 


Interpretados por Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas, os personagens são os típicos vilões atrapalhados que raramente conseguem sucesso em seus planos. É quase uma espécie de Pink e o Cérebro (clássico desenho da década de 1990) em forma de casal, onde ela é quem tem as ideias e ele o responsável em executá-las. Preciosa é uma influenciadora que dá dicas de sucesso, mas na realidade enfrenta um turbulento período de dívidas, incluindo da sua joalheria, que anda bem ruim de lucro. Heitor, por sua vez, é um deputado corrupto que conta com a ajuda de funcionários fantasmas para disparar fake news contra inimigos políticos. 

Preciosa e Heitor são perfis que transbordam caricatura. "Fuzuê" é uma novela das sete que volta às origens dos clássicos folhetins da faixa, onde o humor domina todas as narrativas e praticamente não há muito drama em nenhum núcleo ou personagem.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Luciano Huck faz linda homenagem ao legado de Gugu e Faustão no "Domingão"

 O quadro "Batalha do Lip Sync", em sua segunda temporada, vem se mostrando um dos grandes acertos do "Domingão com Huck". Vários atores e atrizes vêm fazendo ótimas performances muito bem ensaiadas, divertindo o público. Mas neste domingo, dia 8, foi feito algo diferente e memorável: uma merecida homenagem aos dois apresentadores que mudaram a histórias dos domingos. 

Luciano Huck teve a genial ideia de convidar João Augusto Liberado, filho de Gugu, e João Guilherme Silva, filho de Faustão, para duelarem no palco. Mas o duelo ficou em segundo plano. A protagonista daquele momento foi a nostalgia. Antes mesmo da dupla se apresentar, foi exibido um vídeo sobre a inesquecível guerra de audiência que acontecia em todo domingo entre Globo, com o "Domingão do Faustão", e SBT, com o "Domingo Legal", onde a liderança era frequentemente revezada diante da predileção dos telespectadores pelos dois programas.

As apresentações de João Liberato ofuscaram as de João Guilherme porque o filho de Gugu escolheu dublar "Meu Pintinho Amarelinho", um clássico cantado pelo pai, e ainda convidou em sua segunda apresentação um grupo musical que marcava presença sempre nos programas de Gugu, o "KLB", que cantou "A Dor Desse Amor".

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

"História de Amor" foi um dos melhores trabalhos de Manoel Carlos

 Exibida entre 3 de julho de 1995 e 2 de março de 1996, "História de Amor" foi uma novela das seis marcante e mais um grande trabalho do autor Manoel Carlos, dirigido com maestria pelo competente Ricardo Waddington. Reprisada com êxito no "Vale a Pena Ver de Novo" entre 10 de dezembro de 2001 e 28 de junho de 2002, a novela repetiu o sucesso na reprise do Canal Viva entre 10 de março e 8 de novembro de 2014. Em junho deste ano foi disponibilizada na íntegra no Globoplay e passou a ser reprisada novamente pelo Viva desde o dia 21 de agosto. 


A trama, como não poderia deixar de ser, gira em torno de Helena (Regina Duarte), uma mulher batalhadora que enfrenta a gravidez prematura de sua filha Joyce (Carla Marins), uma garota mimada, prepotente e voluntariosa, que engravida de um playboy de caráter duvidoso (Caio - Angelo Paes Leme), que a abandona sem sentir remorso. Helena é separada do pai da garota, o machista Assunção (Nuno Leal Maia), que não consegue aceitar a situação da filha.

Em meio a todos os problemas familiares, a protagonista muito bem escrita por Maneco acaba se apaixonando e sendo correspondida pelo endocrinologista Carlos Alberto (José Mayer), homem que está prestes a se casar com Paula (Carolina Feraz),

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O que Amauri Soares pretende fazer com a teledramaturgia da Globo?

 No final de junho, Amauri Soares assumiu o lugar de Ricardo Waddington como diretor dos Estúdios Globo. A emissora vem passando por várias reestruturações desde o início de 2023. A notícia foi dada em um comunicado por Paulo Marinho, diretor-presidente da TV Globo. Desde então, várias mudanças vem sendo observadas no setor de teledramaturgia da empresa, onde muitas delas indicam um verdadeiro retrocesso em se tratando do viés progressista do canal. 


Amauri iniciou seu trabalho na Globo em 1987, onde trilhou seu caminho profissional em diversos departamentos de jornalismo. Já atuou como chefe de redação do "Fantástico", editor-executivo do "Jornal da Globo", editor-chefe do "Jornal Nacional", diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo, diretor-executivo da Globo Internacional em Nova York, liderou a diretoria de eventos da Globo e foi diretor da programação por sete anos. Ou seja, é um homem bastante poderoso na empresa e de grande confiança da família Marinho. 

Desde que assumiu o novo posto, várias notícias a respeito de suas ordens foram divulgadas na imprensa e praticamente todas, coincidentemente ou não, acabaram comprovadas pelo público que acompanha as novelas da emissora. Foi noticiado que partiu dele a ordem para vetar os beijos entre mulheres em "Vai na Fé" para 'não afugentar o público evangélico' que a história de Rosane Svartman tinha conquistado.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

"Falas da Vida" destaca o talento de Andrea Beltrão e Zezé Motta

 O especial "Falas da Vida", exibido nesta segunda-feira, dia 2, é mais uma parte do Projeto Falas, que em 2023 preenche a grade da Globo com o subtítulo 'História Impossíveis' através de episódios temáticos em homenagem a datas importantes, como o Dia Internacional da Mulher ("Falas Femininas"), Dia dos Povos Indígenas ("Falas da Terra"), Dia do Orgulho LGBTQIA+ ("Falas de Orgulho"). O especial protagonizado por Zezé Motta e Andre Beltrão foi em virtude do Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro. 


"Como será amanhã? Responda quem puder. O que irá acontecer? O meu destino será como Deus quiser". Na letra da música, uma lista de perguntas que ganham mais e mais significados à medida que o tempo passa. Especialmente às vésperas do aniversário. E não é um aniversário qualquer: são sessenta anos. Assim se sente Meire (Andrea Beltrão), uma motorista de aplicativo, em uma noite de trabalho que reserva surpresas e muitas reflexões a partir do encontro com outras mulheres, principalmente Bex (Zezé Motta), uma passageira misteriosa, que guia Meire por caminhos desconhecidos, questiionando sua forma de enxergar o agora e o seu futuro. 

São as angústias de Meira, mas poderiam ser de tantas outras brasileiras. Tendência presente no Brasil  em diversos países, o envelhecimento é abordado no especial em uma narrativa de ficção a partir de questões atuais.