A Globo estreou neste domingo uma nova produção em sua grade vespertina. Com direção geral de Angélica Lopes, direção artística de LP Simonetti e gênero de Boninho, "Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!" é baseado no formato original da emissora portuguesa, RTP1. A atração também já foi vista no SBT, em forma de quadro do programa da Eliana, e em um quadro do "É de Casa", comandado por Patrícia Poeta. Outro formato muito parecido foi o "Duelo de Mães", comandado por Ticiana Villas Boas na Band.
A premissa é simples: utilizar a lembrança gostosa de cozinhar em família durante um almoço de domingo para competir. A maior novidade do formato é a estreia de Paola Carosella na Globo, após muitos anos de trabalho como jurada no "Masterchef BR" na Band. A chef de cozinha, por sinal, segue como integrante de júri, mas agora acompanhada de João Diamante. Leandro Hassum é o apresentador. O primeiro programa contou com as participações de Vitão, Mumuzinho, Mayana Neiva e suas respectivas mães.
A cada semana, três diferentes duplas de mães e filhos famosos vestem o avental e partem para a aventura na cozinha, competindo entre si em duas provas. Mas aqui, diferente dos almoços de domingo, quem coloca a mão na massa são os filhos.
As mães podem até ajudar, mas há consequências que podem custar caro. Ao longo da dinâmica, Hassum comanda a brincadeira, dá pitacos aos competidores e pergunta a opinião do júri. Ao final dos desafios, Paola e Diamante provam os pratos e definem os eliminados. A cada domingo, apenas uma dupla sai como grande campeã.
Duplas no palco. No cenário, geladeiras já abastecidas e um kit básico na bancada. As mães encaram um mini-game que define um ingrediente extra para cada uma das duplas. Feito isso, é hora da primeira prova: “O que tem na geladeira”. Os competidores têm um minuto para planejar seus pratos e o relógio começa a correr. Dentro do tempo de prova, eles precisam apresentar um prato delicioso que agrade as exigências dos jurados. As mães podem orientar, mas se resolverem partir para a ação, o cronômetro do competidor duplica de velocidade, comprometendo o tempo final. Paola e Diamante fazem a degustação, escolhem os melhores e definem a primeira dupla eliminada.
A segunda prova é a “Memória Afetiva”. A equipe do programa foi até os lares de brasileiros em busca de receitas de família, aquelas que são passadas de geração em geração. Famílias anônimas contam suas histórias e revelam os segredos desses pratos – e as duas duplas que seguem na disputa precisam preparar o almoço. Dessa vez, o mercado está aberto, mas eles têm pouco tempo para buscar novos itens para a sua cozinha. E a qualquer momento pode acontecer o 'Fogo na Cozinha", uma “pequena” dificuldade a mais, como, por exemplo, pilotar o fogão usando apenas uma das mãos ou ter de cozinhar ninando um bebê chorando.
Ao fim, é eleita a família campeã! Mas, na divisão do prêmio final, as três duplas ganham uma quantia em dinheiro para doar a um dos projetos parceiros do “Para Quem Doar”, plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todas as regiões do país que trabalham para combater e amenizar diferentes impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade.
O reality entretém. Paola está ótima como de costume e João também foi uma boa escolha. Já Hassum parece desconfortável por não saber muito bem o que fazer enquanto os participantes estão cozinhando. Sua única saída é tecer breves comentários fazendo piada com a falta de prática dos filhos na reprodução dos pratos. Mas isso nem é culpa do humorista. O formato transforma a figura do apresentador em algo desnecessário. E a duração foi outro incômodo: uma hora de vinte minutos. Acabou deixando a atração arrastada em alguns momentos. Uns quarenta minutos já eram suficientes.
"Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!" terá dez episódios e o programa combina com as tardes de domingo. Não é uma produção incrível, mas não compromete e cumpre sua função. Não deixa de ser uma boa opção para o telespectador que costuma ter como opções na concorrência os desgastados "Domingo Legal", no SBT, e "Hora do Faro", na Record.
Talvez seja legal! Até iniciei a ver, depois saí e deixei! abraços, linda semana,chica
ResponderExcluirParece ser um programa bem interessante.
ResponderExcluirAbraços e boa semana
A Paola é sempre simpática e competente. O assunto é do meu interesse e o nome do programa é divertido. Então vou ver se acompanho, rsrs.
ResponderExcluirBeijão
Pelo texto, percebe-se que "Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Sua!" não é um grande reality show culinário, mas ao menos consegue ser mais interessante que "Mestre Do Sabor".
ResponderExcluirGuilherme
Ainda não vi esse programa, mas a Eliana tinha um formato parecido.
ResponderExcluirbig beijos
não viu o programa nem leu o texto né, porque o Sérgio falou nele que já foi um quadro da Eliana kk...
ExcluirParece ser um bom entretenimento para as tardes dominicais. Gostei bastante da ideia!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Uma boa opção, sim! :)
ResponderExcluirÉ legal, Chica.
ResponderExcluirBjs, MARIA.
ResponderExcluirVc vai gostar, Marly!
ResponderExcluirVc me conhece bem, Guilherme.
ResponderExcluirSim, Lulu.
ResponderExcluirPois é, anonimo kkkkk
ResponderExcluirAbçd, Emerson.
ResponderExcluirSim, Fá!
ResponderExcluir