Nesta sexta-feira, dia 17, a Globo promoveu um evento no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, sobre o documentário da GloboNews, coprodução com o Globoplay e a rádio Globo, sobre os cem anos de rádio no Brasil. Fui um dos convidados e a produção merece ser prestigiada.
Há 100 anos, desde as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o rádio faz parte das nossas vidas informando, divertindo e emocionando. Com direção do jornalista e cineasta Kleyton Cintra, o longa “100 anos de Rádio no Brasil” mostra a trajetória desse importante meio de comunicação no país e traz depoimentos de artistas como Fernanda Montenegro, Dóris Monteiro, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que contam como ele foi fundamental para impulsionar as suas carreiras.
Fernanda Montenegro lembra a época das radionovelas e as suas primeiras experiências como atriz. Já Gil ressalta o efeito multiplicador do rádio. Bethânia e Doris falam das músicas que escutavam e como isso as incentivou a seguirem a carreira de cantoras.
“Durante a entrevista com esses artistas, eu percebia a gratidão deles ao falar do rádio, o amor que eles têm pelo rádio. A existência deles é graças ao rádio. Eu percebia os olhinhos de cada um brilhando ao contar suas histórias, suas experiências. O rádio merece essa grande homenagem. É o precursor de tudo isso. A televisão existe por causa do rádio. E ele se transformou. Hoje, temos o rádio no podcast, nos aplicativos, na televisão. Ele está em tudo”, destaca Kleyton Cintra.O documentário também relembra as transmissões esportivas no rádio e os grandes narradores do passado e do presente. Edson Mauro, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues explicam a relação histórica entre o rádio, o esporte e o jornalismo em geral. A produção ouviu ainda historiadores e pesquisadores sobre as curiosidades da chegada do rádio no país.
O documentário “100 anos de Rádio no Brasil” vai ao ar neste domingo, dia 18, às 23h, na GloboNews. Também ficará disponível no Globoplay.
Acabei de ver na Globonews. Muito bom.
ResponderExcluirQue legal e eu como sou adoradora do rádio, na certa vou querer ver!
ResponderExcluirAproveito pra desde já desejar FELIZ NATAL e que 2023 seja cheio de saúde, amor e muitas alegrias!
abração,chica
Uma efeméride importante, é certamente um extraordinário documentário.
ResponderExcluirQue a Magia e Luz do Natal 🎄 lhe traga um mundo infinito de Alegrias, Saúde, Paz e Amor.
Feliz Natal 🎄 e um Bom Ano Novo 🎉
Abraços
Maria
Que bacana esse evento Sérgio.
ResponderExcluirbig beijos
Ah, vou querer ver. Faço parte do time que valoriza o rádio e reconhece que ele foi praticamente o começo de tudo, que se relaciona à popularização da cultura.
ResponderExcluirBeijo
Bons tempos os da rádio! Por cá, tocava todo o dia, quando não tínhamos outro meio de entretenimento!
ResponderExcluirBeijos e Bom e Santo Natal!
Que maravilha ser um dos convidados de honra para participar de um evento tão incrível como este Sérgio! Parabéns!
ResponderExcluirRealmente 100 anos de rádio é um documentário que ficará para a história!!
Ahh e desde já lhe desejo um lindo e Feliz Natal querido amigo!
Foi maravilhoso ter a sua companhia neste ano de 2022, que para mim foi um dos mais difíceis da minha vida...Nem sei como sobrevivi e cheguei até aqui!!
Um grande e caloroso abraço!!
É sem dúvidas nobre, digna e justa a homenagem a este importante meio de comunicação que marcou significativamente a vida de várias pessoas, traduzida em um abrangente documentário sobre o seu centenário.
ResponderExcluirGuilherme
Fiquei com muita vontade de assistir. Tomara que apareça na 'Globoplay' em breve.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
É ótimo, Andressa.
ResponderExcluirVale a pena, Chica.
ResponderExcluirPra voce tb, Maria.
ResponderExcluirMt bom, Lulu.
ResponderExcluirE foi mesmo, Marly.
ResponderExcluirQue legal, Fá!
ResponderExcluirDri, espero que voce esteja melhor. Beijão!
ResponderExcluirFato, Guilherme.
ResponderExcluirJá está disponível, Emerson.
ResponderExcluir