sexta-feira, 9 de setembro de 2022

"Rock in Rio - A História" é um bom documentário sobre um dos maiores festivais de música do mundo

O Globoplay, Multishow, Conspiração e Rock in Rio se uniram para contar a história do festival. Já embalada pela energia e pelo clima do evento, a série Original Globoplay "Rock in Rio - A História" mostra a trajetória do festival na perspectiva de quem foi e teve a vida marcada por ele. O lançamento na plataforma foi na primeira terça-feira de agosto (2/8). Houve um evento de lançamento no Kinoplex Globoplay no Leblon, Rio de Janeiro, e fui um dos convidados. Foram exibidos três episódios de um total de cinco. E a atração terá exibição também no Multishow, entre os dias 12 e 16 de setembro, sempre às 23h.    

Em cinco episódios, artistas, organizadores e público relembram os bastidores, as paixões, os sucessos e os fracassos. Entre os depoimentos, grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Brian May (fundador do Queen), Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura), Charles Gavin (ex-baterista dos Titãs), Roberto Frejat, além de Fernanda Abreu e do grupo americano Black Eyed Peas. 

 

"Para o Globoplay, é uma honra trazer esse conteúdo e mostrar ao público todas as transformações vividas pelo festival ao longo de mais de três décadas, contadas por artistas, organizadores e pelo público.

A história do 'Rock in Rio' reflete a história da música de forma geral, principalmente para nós brasileiros. É uma trajetória que conecta a música e o público ao cenário cultural do país", afirmou Teresa Penna, diretora do Globoplay, Globo Filmes e Giga Gloob. 

"Este documentário, "Rock in Rio - A História", é um presente para o público e os fãs do festival. Os cinco episódios mostram a trajetória dos 37 anos do festival e como ele foi fundamental na consolidação de grandes nomes nacionais e internacionais, se tornando parte da história e da cultura do nosso país, mostrando o nosso trabalho em direção a um mundo melhor”, explicou Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio.   

 

Imagens inéditas e apresentações memoráveis remetem ao telespectador a euforia indescritível que é estar no Rock in Rio. A série conecta, ainda, as transformações no festival, na música e no público ao cenário sociocultural do país e mostra como o evento que consagrou o Rock Brasil acolheu e celebrou a diversidade no país. Há ainda boas inserções políticas que refletiram vários momentos importantes do país, como a animação de Cazuza com o fim da ditadura e tensão entre o então governador Leonel Brizola e Medina a respeito da demolição da cidade do rock. Aliás, os momentos exibidos contradizem a declaração de Roberta Medina, filha do empresário, que falou em uma entrevista relativamente recente que não era apropriado falar de política no festival. Foi uma observação bastante equivocada. Não por acaso, acabou ironizada por Emicida em sua apresentação neste ano.


O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. 


A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro. 


Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. 

"Rock in Rio - A História" é um bom documentário e há muitas imagens nostálgicas. Dá para maratonar tranquilamente porque os cinco episódios não são muito longos. A série tem direção de Patrícia Guimarães e produção executiva de Mariana Vianna, Andrucha Waddington e Renata Brandão. 

14 comentários:

  1. Nem sabia desse documentário.

    ResponderExcluir
  2. Importante documentário e vale ver! Lindo fds! abração, chica

    ResponderExcluir
  3. After reading throungh your context ,This has to be one of the best  blog I have  come across in a while.
    The delivery is almost similar to the Bank to bank transfer  
    we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: concordo. foi atropelada a mudança repentina de fase. Poderiam ter desenvolvido melhor a história... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um grande documentário!

    Tenha um feliz fim de semana, Sérgio!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parece um bom documentário, gostaria de ver. Hei-de procurar.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Assisti esse documentário na Globoplay e achei bem interessante conhecer um pouco mais sobre a história do festival.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei! Muito bem produzido!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir