A novela das nove escrita por Lícia Manzo está perto de seu fim e teve muitas qualidades. Uma delas é a acertada escalação do elenco, repleto de grandes nomes. Outro êxito da autora foi a escolha de Juan Paiva para viver o retraído Ravi, irmão de coração do protagonista Christian (Cauã Reymond). O personagem tem uma grande importância na história e tem sido um prazer acompanhar o desempenho de Juan Paiva em cena.
Ravi conheceu Christian no abrigo para menores onde o gêmeo rejeitado por Elenice (Ana Beatriz Nogueira) foi parar pouco tempo depois da separação de seu irmão. Os dois acabaram criando um forte vínculo. O protagonista saiu do local quando completou 18 anos e prometeu vir buscar o seu irmão de alma. A promessa foi cumprida quando Ravi também fez 18 anos. Os dois viraram cúmplices no plano de Christian, que usurpou o lugar de Renato assim que o milionário foi assassinado quando tentou resolver a dívida do irmão gêmeo com o tráfico de drogas. Christian 'enricou' e melhorou a vida financeira de Ravi, que ganhou um emprego de motorista particular.
O passado do personagem de Juan Paiva foi contado apenas em um capítulo da primeira semana de novela em um breve flashback. A mãe era usuária de drogas e abandonou o menino. Também ficou subentendido que Ravi nasceu com um problema cognitivo por causa do vício da mãe. Inicialmente, parecia até que o rapaz tinha um leve grau de autismo.
Mas nada foi muito aprofundado pois não contribui em nada para a história. Só que o ator se preocupa com cada detalhe em sua atuação. Fica perceptível que o motorista tem uma dificuldade de se expressar e sua paixão por insetos o faz dispersar com facilidade. Basta ver algum para mergulhar em um mundo lúdico. A sutileza está presente em toda a construção do perfil.Juan se destacou logo na estreia quando Ravi teve sua primeira decepção amorosa assim que viu Lara (Andreia Horta) beijando Christian, pouco depois de ter sido apresentada a ele. O choro do personagem comoveu o público, que não demorou para comprar as dores do rapaz. Ao longo dos capítulos, Ravi acabou se envolvendo com Joy (Lara Tremouroux), pichadora sem rumo na vida e que acabou engravidando. Ela queria abortar, mas Ravi a impediu e os dois viveram uma relação de casados, morando no mesmo apartamento (o que já era de Ravi) e com um filho para criar. A parceria de Juan e Lara rendeu boas cenas, mas o ápice do ator foi no momento da morte da personagem, que caiu de um viaduto após ter traído Ravi e fugido de casa. Emocionou com a dor do rapaz. Já a dupla formada com Cauã Reymond é um êxito desde o começo. Os dois fazem uma dobradinha que surpreendeu.
O ator ainda está iniciando na carreira. Foi criado e mora na favela do Vidigal, Rio de Janeiro, de onde não pretende sair. Aos 8 anos, começou no Nós do Morro e, aos 10, participou de seu primeiro filme, "5x Favela - Agora Por Nós Mesmos", produzido por Cacá Diegues e escrito e realizado por jovens moradores de favelas. Sua estreia na televisão foi em "Totalmente Demais", em 2015, quando emocionou na pele do esportista Wesley, que viu sua vida mudar quando ficou paraplégico. O ator foi um dos destaques da novela de sucesso de Rosane Svartman e Paulo Halm. Sua atuação rendeu uma escalação para o elenco de "Malhação - Viva a Diferença", em 2017, escrito por Cao Hamburger, onde interpretou o motoqueiro Anderson. Mais um desempenho elogiado. Tanto que esteve no spin-off do seriado adolescente, "As Five", em 2020, na pele do mesmo personagem. Agora brilhou na novela das nove.
"Um Lugar ao Sol" acertou com o destaque que Juan Paiva teve na densa trama de Lícia Manzo. Ravi é um papel cheio de camadas nas mãos de um profissional que ainda vai muito longe na carreira.
Sergio Santos. Sei que não tem nada a ver com o assunto. Mas o que vc achou da Globo botar duas novelas ao mesmo tempo. A Novela da Gloria Perez na televisão e do Joao Emanuel Carneiro no globo play?
ResponderExcluirTrunfos não faltam em "Um Lugar Ao Sol". Ravi (Juan Paiva) é um nesta coleção tão rica e diversificada de perfis grandiosos costumeiramente criados por Lícia Manzo.
ResponderExcluirGuilherme
juan paiva estava incrível mesmo. beijos, pedrita
ResponderExcluirComo sempre uma excelente análise.
ResponderExcluirAbraços
Concordo com os elogios sobre Juan Paiva. Arrasou no personagem.
ExcluirAchei uma ousadia interessante, anonimo.
ResponderExcluirPerfeito, Guilherme.
ResponderExcluirEstá sim, Pedrita.
ResponderExcluirBjs, Maria!
ResponderExcluirArrasou mesmo, anonimo.
ResponderExcluir