Na tarde deste domingo, o botão da desistência criado por Boninho na vigésima segunda edição foi usado pela primeira vez. Tiago Abravanel desistiu do jogo e deixou todos os colegas chocados. O alarme tocou e o participante voltou para sua vida bem-sucedida. A saída do participante abre várias discussões a respeito de sua conduta no jogo e sobre o futuro da presença de camarotes nos próximos anos.
A verdade é que Tiago nunca quis jogar o "BBB 22". Fã assumido do reality, o neto de Silvio Santos achou que estar lá era assistir ao jogo de forma privilegiada, sem se envolver, comprometer ou combinar voto. Era ter um PPV 'in loco'. Mas não era. Um programa que foi criado para gerar desentendimentos, conflitos e guerra psicológica não é para amadores. Precisa ter muita força para suportar algo do tipo, com o ônus (ou bônus) de ser transmitido para o Brasil inteiro 24h. É uma exposição pesada.
Tiago Abravanel sempre foi uma pessoa muito querida e se aproveitou disso no jogo. Como se dava bem com todos, estava em uma posição confortável. Não precisava se comprometer criando rivalidades ou inimizades. Bastava ficar na casa como o sujeito amado por todos. Tanto que não quis se aliar a Naiara Azevedo, um grande amiga que tinha no 'mundo real'.
A cantora sentiu a rejeição. Percebeu que o amigo não quis ficar muito perto porque, ao contrário dele, não era uma pessoa bem quista ali. Ela incomodava e gerava pequenos atritos com sua personalidade mais exagerada. Ao negar uma aliança que seria natural, Tiago expôs de forma involuntária seu jogo: o da invisibilidade. Quem não é notado não gera incômodo e não é votado. Mas na última semana seu jogo começou a ruir. Ao sobrar na dinâmica da prova do líder ---- onde duplas precisariam ser formadas e um participante acabaria sozinho por conta do dedo do pé quebrado de Larissa, que precisou ser poupada ----, Tiago viu que a estratégia de ser amigo de todos não funcionaria por mais tempo. Nem Arthur quis ser sua dupla porque sabia que na hora da votação seria difícil entrar em um consenso. Para culminar, veio a questão da gordofobia na mente do participante, afinal, pessoas gordas costumam ser subestimadas em provas de resistência ou agilidade. O psicológico de Tiago ffoi piorando. E ainda vale lembrar que tudo começou quando Larissa, ainda na Casa de Vidro, deixou bem claro para Abravanel que seu jogo não agradava aqui fora. A participante ainda disse que algumas atitudes dele eram vistas como falsas. Aos poucos, as situações foram sendo somadas na mente dele.Ontem, dia 26, caiu a ficha de vez para o jogador. Ele ouviu um alerta de Arthur que corria risco na votação pela movimentação da casa. Para culminar, ouviu atrás da porta as meninas do quarto Lollipop combinando de ir nele para se protegerem. Pela primeira vez Tiago sentiu a 'água bater na bunda', como diz a expressão conhecida, e tentou se movimentar para escapar do paredão. A pessoa que se recusava a falar sobre voto tentou combinar uma estratégia com Jessi e Lina. Não conseguiu. Os três não entraram em consenso sobre voto. Bateu o conformismo no participante. Tanto que sua postura na festa o desnudou. Arthur chegou a montar uma estratégia para livrar o amigo do paredão com Lucas e Gustavo, que votariam no Tiago mas escolheram Larissa para o paredão. Tiago prometeu pensar na jogada. Mas na verdade a resposta apenas expôs a decisão da desistência já tomada. Ele não iria pensar, iria jogar a toalha.
E jogou. Tiago fez até um VT para sua despedida. Acarinhou uma estátua da sala, deixou um cordão para Arthur e o óculos que Paulo André adorava para o atleta. Fez sua saída ter uma marca. Apertou o botão da desistência e foi embora. A verdade é que Tiago não tinha ideia do que estava por vir quando aceitou participar. E o medo da rejeição falou mais alto. Aquela pessoa amada por todos na casa não estava mais tão bem quista. O pavor de ser eliminado no paredão com uma votação recorde do público o fez tomar a drástica decisão. E cada um sabe dos seus limites. Não cabe julgar. Muito menos arranjar culpados. Arthur não tem culpa pela não escolha na prova do líder e Jade não tem culpa na combinação de votar em Tiago. A única questão que a desistência também abre é sobre o futuro dos camarotes. O sucesso que o "BBB 20" e o "BBB 21" trouxeram já não é mais uma garantia. A expulsão de Maria e a saída de Tiago são a maior prova, além da presença na casa de jogadores que se recusam a jogar.
Tiago Abravanel é uma pessoa incrível e não conquistou tanta gente ao longo de sua vida por acaso. Cantor talentoso, ator dedicado e um bom apresentador. Achou que teria emocional para um reality como o "BBB 22". Não teve e vida que segue. Uma vida bem-sucedida. Fica apenas a lição: para entrar no "BBB" precisa ser muito forte.
tiago achou que só o fato de existir já daria o prêmio. acostumado a ser adorado por fãs como naiara, não sabia lidar com críticas, votos e igualdade. arthur não quis dupla pq tiago nunca o defendeu. ser amigo de todo mundo é não ser amigo de ninguém, não defender ninguém. bruna, camarote, tb não queria jogar. beijos, pedrita
ResponderExcluirFoi culpa do Boninho. Como é que ele escala uma pessoa que é querida no meio artístico (não tem treta com ninguém aqui fora)pro programa?
ResponderExcluirO problema maior do camarote é que o Boninho não quer escalar subcelebridades como a fazenda faz. Aí fica o camarote com medo de cancelamento. Espero que ano que vem só tenha pipoca raiz. Sem camarote.
Pra mim não levanta questão nenhuma sobre Camarotes. O desistente do ano passado também era camarote. A maior planta da edição passada era camarote. Achar que os camarotes são os culpados pelo fracasso dessa edição não tem cabimento.
ResponderExcluirSó estão reclamando dos camarotes pq a edição desse ano não agradou. Se não fosse esse formato o BBB nem existiria mais. Foi a última cartada do Boninho pra salvar o programa que já vinha em decadência, com exceção do BBB18 que teve muita ajuda da novela das 21h apesar de tudo.
JÁ FOI TARDEEEEEE
ResponderExcluirBotão do bbb=sino de A Fazenda.
ResponderExcluirAos poucos o fakeality da Globo vai copiando A Fazenda cada vez mais. No reality da Record são famosos falidos ou fora da mídia que querem o prêmio de qualquer jeito ou pelo menos voltar à mídia, no bbb inventaram colocar famosos mas que são milionários e no auge da carreira, lógico que eles não tem vontade nenhuma de ficar confinados naquele cubículo do projac sem nada pra fazer o dia inteiro(ao contrário da Fazenda), kk, é muita burrice desse Boninho.
Cabe um sabe dos seus limites.
ResponderExcluirA verdade é que isso já vinha acontecendo desde o BBB20, mas não na mesma proporção que o atual, até porque nenhum famoso até hoje havia sido cancelado. Depois do que aconteceu no BBB21 com o Gabinete do Ódio (Karol, Lumena, Projota e e Nego Di), o povo viu de verdade o que é o cancelamento, e tudo isso refletiu no BBB22, inclusive externado com a própria Brunna dizendo "prefiro ser planta a ser cancelada lá fora".
ResponderExcluirDepois dessa tragédia, e ainda mais com essa nova cultura do cancelamento, levar celebridade pro BBB é dar um tiro na cara do entretenimento e do público. O prêmio do BBB já não é mais o um milhão e meio, é a grana das publi que você faz quando sai, até porque isso é muito mais provável de acontecer. Ou faz um BBB raiz só com anônimos ou proíbe os participantes de terem rede social. Só assim pra salvar esse programa.
O que o Abravanel teve de péssimo jogador ele tem de boa pessoa. Eu não consigo achar ele "ruim", como muitos disseram. Ele foi ruim no jogo , na vida é outra coisa. Tem gente que exagera.
ResponderExcluirUma boa pessoa que não aguentou o tranco que é o BBB. Errou muito Jogo, aqui fora merece ser feliz.
ResponderExcluirEu fiquei chocado. Nunca esperaria isso. Ele não quis jogar e não quis se sujar, fato!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Me parece uma pessoa muito doce. Deu até uma certa pena de toda essa situação.
ResponderExcluirPerfeito, Pedrita.
ResponderExcluirIsso concordo, anonimo.
ResponderExcluirEntendo, anonimo.
ResponderExcluirTb acho, anonimo.
ResponderExcluirSim, Ana.
ResponderExcluirTem esse lado tb, Aprendiz.
ResponderExcluirSim, tb acho ele uma pessoa ótima.
ResponderExcluirIsso, Isa.
ResponderExcluirSim, Emerson.
ResponderExcluirNao tive pena nao, Tainá... rs
ResponderExcluir