terça-feira, 12 de outubro de 2021

Helena Rizzo foi uma escolha certeira para o "Masterchef BR"

 A versão nacional do "Masterchef" estreou na Band em 2014 e desde então virou um dos principais programas da emissora. É verdade que a audiência caiu muito ao longo dos anos e a repercussão já não chega nem perto do que era, mas ainda é um formato consagrado e bem aceito pelo público. Um dos maiores êxitos do formato era o trio de jurados. Mas Paola Carosella, justamente a integrante mais querida, pediu para sair do reality em janeiro deste ano. Uma situação que tinha tudo para afundar a competição de vez. No entanto, a Band conseguiu se sair muito bem da difícil situação com a entrada de Helena Rizzo.

 A substituta de Paola tinha que ser certeira. Não havia possibilidade para qualquer erro. A chef argentina estava no formato desde o início e tinha um entrosamento perfeito com Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Era a que mais provocava medo e ao mesmo tempo admiração nos competidores. Como colocar outra pessoa do mesmo 'nível'? Afinal, além de competente e rígida nas análises, havia a necessidade de colocar alguém tão carismática quanto ela. Nem todo profissional se sai bem diante das câmeras, por melhor que seja. Trabalhar na televisão exige uma troca com a câmera que muitas vezes não se aprende. 

E Helena Rizzo se mostrou uma ótima escolha logo no primeiro programa da oitava temporada. Claro que havia o natural nervosismo, mas nada que tenha atrapalhado. Por incrível que pareça nem deu para sentir tanta falta de Paola. A chef conseguiu imprimir sua identidade com naturalidade e foi possível observar seu estilo durante sua inicial participação. Em nenhum momento tentou copiar o jeito da colega ou criou algum tipo de personagem. Já ao longo das semanas foi se soltando cada vez mais e atualmente parece estar no reality culinário desde a primeira temporada. 

Simpática e levemente tímida, a nova integrante do trio demonstra delicadeza com os competidores, ao mesmo tempo que expõe um certo mistério na hora que observa o desempenho de cada participante. Também se mostra solícita na hora de dar algumas dicas, enquanto não poupa críticas quando desgosta de algum prato. Todavia, raramente tira o sorriso do rosto. E não demorou para demonstrar um bom entrosamento com Fogaça e Jacquin. As brincadeiras entre eles não soam forçadas ou artificiais. 

Helena Rizzo Bins tem 42 anos, é gaúcha, de Porto Alegre, e não é marinheira de primeira viagem na televisão. Foi jurada do "The Taste Brasil", extinta disputa de cozinheiros profissionais, exibida no canal pago GNT entre 2017 e 2019. Ainda participou de uma disputa internacional em Los Angeles, em 2018: o "The Final Table". Até chegar ao patamar atual, teve um longa estrada. Fez apenas um semestre do curso de arquitetura, na PUC-RS, e depois virou modelo fotográfica. Trabalhava como garçonete no tempo livre e foi se encantando com o mundo da gastronomia. A profissionalização começou quando surgiu um estágio no restaurante Roanne, no Jardim Paulistano. Aos poucos, foi passando por vários restaurantes, incluindo muitos fora do Brasil. Até virar a respeitada chef que é hoje. 

O "Masterchef Br" segue com muitas qualidades, apesar do desgaste. E a entrada de Helena Rizzo renovou um pouco o fôlego do formato. Uma cara nova, ainda que Paola seja eternamente lembrada. A produção do programa conseguiu transformar uma complicada substituição em uma deliciosa surpresa. 

19 comentários:

  1. Acho melhor que a Paola, desculpa.

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal também deve estar a começar outra temporada.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Esse é dos programas de TV, em especial a Band, que gostei muito. Pena que começa tarde e termina mais tarde,ainda, pra quem madruga como eu, para o trabalho.
    Excelente postagem , Sérgio.
    💋 beijo.

    ResponderExcluir
  4. No início eu achei que ela quis copiar a Paola Carosela, mas não sei como ela se saiu no decorrer dos episódios.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas Sérgio!
    Eu adoro acompanhar programas de culinária!
    Torço junto e adorei saber mais sobre a Helena Rizzo!! :)))
    Tenha uma semana maravilhosa!!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. A televisão pode ser um bom passatempo, mas o tempo que tem que se passar na cozinha é suficiente, isso é para os mestres. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  7. Vi poucas vezes essa temporada, mas achei a Helena Rizzo muito mais simpática e educada do que a Paola Carosella.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. O horario nao é dos melhores mesmo, Maria.

    ResponderExcluir
  9. Que o master nunca acabe 🙌

    ResponderExcluir