"Novo Mundo" é daquelas novelas que ficarão marcadas pelo contexto histórico. O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão aborda alguns dos mais estudados momentos do país nas escolas: a época do domínio de Portugal, das desventuras de Dom Pedro, da soberania da Corte Portuguesa, do Brasil Império, enfim... E, claro, para isso era necessária a presença de tipos que realmente existiram se misturando com personagens fictícios, tornando a escalação um desafio grande. Pois os autores se saíram muito bem na missão. E o maior acerto foi a escolha de Letícia Colin.
A escalação da intérprete para viver a princesa Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, depois conhecida como Maria Leopoldina de Áustria, foi certeira. A personagem, que foi casada com Dom Pedro I, é uma das mais lembradas e citadas por historiadores, pois teve um papel fundamental para o processo de Independência do Brasil. E sua vida daria mesmo um dramalhão clássico de novela. A escolha para viver um perfil tão rico exigia muita responsabilidade, onde um erro seria fatal para o núcleo principal de "Novo Mundo". Mas, o acerto ficou evidente logo no primeiro capítulo, firmando essa ótima impressão até hoje, em plena reta final.
É nítido o trabalho, tanto de prosódia quanto de postura corporal, que a atriz teve para compor a princesa austríaca. O seu sotaque francês é adorável e deixou a personagem cativante, pois serve para imprimir um toque de doçura que casou perfeitamente com o papel.
Vale ressaltar, inclusive, que sotaques em novelas sempre rendem 'polêmicas' e incômodos ---- alguns da própria novela renderam críticas iniciais, como o português de Caio Castro como Dom Pedro, por exemplo ----, mas não foi o caso dela, que conseguiu evitar a caricatura com louvor. O seu andar em cena também merece menção, pois reflete o porte de uma realeza. E soa natural.
Não é exagero afirmar que Letícia Colin vive seu melhor momento na televisão. Ganhou uma grande personagem e soube aproveitar a maior oportunidade que teve na Globo até agora. Revelada na série "Sandy e Júnior", em 2001, a atriz se destacou em "Malhação", na pele da atrapalhada Kailane, em 2002, e chegou a ser apresentadora do infantil "TV Globinho" (2003). Foi para a Band em 2005, onde participou de "Floribella", novela infantil de sucesso da emissora. Em 2007, se transferiu para a Record, integrando o elenco de três novelas e uma minissérie: "Luz do Sol", "Chamas da Vida" (onde brilhou como Vivi), "A História de Ester" e "Vidas em Jogo". Já em 2013 voltou para o canal que a lançou, participando da fracassada "Além do Horizonte", onde está até hoje.
Antes desse seu grande desempenho em "Novo Mundo", Letícia havia emocionado vivendo a Elisa em "Sete Vidas" (2015), novela linda de Lícia Manzo. Foi nessa produção, inclusive, que ela formou uma parceria bem-sucedida com Isabelle Drummond (Júlia), repetindo a dobradinha atualmente em "Novo Mundo" através da cumplicidade entre Leopoldina e Anna Millman. As duas sempre emocionam em cena e crescem juntas. Vale destacar ainda o bom desempenho da atriz na série "Nada Será Como Antes", exibida ano passado, quando viveu a forte Júlia. Fora os trabalhos no teatro e no cinema, que engrandecem seu currículo, embora ainda seja uma jovem profissional.
A intérprete vem sendo um dos maiores destaques da atual novela das seis e protagonizando cenas muito emocionantes ao longo da história, como o instante em que Leopoldina perdeu seu filho, o primogênito João Carlos. Difícil não ter chorado junto vendo a tristeza profunda da princesa, que também precisa lidar com as constantes traições de Dom Pedro. Sua vida é um drama digno de folhetim mexicano. E Letícia passa veracidade nas sequências, se entregando aos sentimentos da personagem, que é extremamente doce, íntegra e humana. Vale destacar, ainda, obviamente, toda a sequência em cima do processo de independência do Brasil, quando a personagem virou imperatriz, sendo a principal responsável pela libertação do país, entrando em acordo com os ministros e incentivando o marido a tomar a decisão certa, que acabou sendo um marco histórico.
"Novo Mundo" tem sido uma novela merecedora de muitos elogios e a escalação de Letícia Colin é uma das razões que refletem o êxito da produção. Se Dom Pedro é a figura mais citada nos livros de história, pode-se constatar facilmente que a sua esposa ganhou uma nova e merecida dimensão com o folhetim. Essa princesa com certeza ficará na memória dos noveleiros e Leopoldina ganhou uma intérprete irretocável. A personagem histórica tinha que ser da atriz.
AAAAAAAAAAAHHH!! ATÉ QUE ENFIM!!! ESPEREI ESSE TEXTO DESDE A ESTREIA! HAHAHAHAHAH
ResponderExcluirNoooooosaaaaa
ExcluirGrande coisa
Sabia que quando vc fizesse um texto dessa linda ficaria maravilhoso e ficou mesmo. Leopoldina é uma personagem incrível e a atriz merece todo o reconhecimento. Vc deixou o melhor pro final. Valeu a espera.
ResponderExcluirAmo a Letícia Colin e ela como Maria Leopoldina De Áustria ficou SHOOOOOOOOOOOOOOOOOWWWWWW
ExcluirEla merece muitos prêmios pela sua atuação. Espero que ganhe e não deem tudo pra Juliana Paes.
ResponderExcluirTomara q divida eles entre as duas
ExcluirÉ um bela atriz, gosto muito dela.
ResponderExcluirÉ nois✌✌✌
ExcluirParabéns pelo blog e super.. Beijos estou já sou seguidora.
ResponderExcluirEla tá maravilhosa mesmo! Sempre fui fã da Letícia e sabia que esse momento de consagração chegaria! É interessante como a novela realmente mudou a forma como a Princesa Leopoldina será lembrada de agora em diante, toda a equipe merece parabéns.
ResponderExcluirTambém
ExcluirEla está maravilhosa!!! Pensei que tivesse desistido de escrever sobre ela. Mas o que tu promete tu cumpre.
ResponderExcluirSempre torci por essa menina. Agora sei que a Globo não a deixará escapar mais.
ResponderExcluirUma rica apreciação crítica.
ResponderExcluirBom domingo.
Lembro dela quando começou em Malhação como a Kalaine, filha do Kadu Moliterno e irmã do Henri Casteli.
ResponderExcluirBig beijos
www.luluonthesky.com
Valeu esperar, anonimo? rsrsrs
ResponderExcluirFico mt feliz, Fernanda!
ResponderExcluirAs duas merecem, anonimo.
ResponderExcluirEu tb. Bem vinda ao blog. bjs
ResponderExcluirPerfeito, Malu. Concordo totalmente.
ResponderExcluirDesisti nada, Gisela. Promessa é dívida.
ResponderExcluirNão msm,. anonimo.
ResponderExcluirObrigado, Elisabete. bjs
ResponderExcluirTb lembro, Lulu.
ResponderExcluirOieeeeeeee Sérgio
ResponderExcluirAhhhhhh que post perfeito, com uma das minhas atrizes favoritas a linda, talentosa, incrível Leticia Colin e uma das personagens da vida real da qual sempre fui fã princesa Leo, a princesa que lutou pelo povo, pelos trabalhadores e pela liberdade, que sendo estrangeira amou o Brasil como sua pátria e que foi amada por todos.
Agora junta as duas em uma só!!!!!!
Esse post é um presentão, da arte de interpretar e da sua arte de escrever!
Gratidão!
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
Olá Sérgio tudo bem???
ResponderExcluirA princesa Leopoldina é perfeita!!! A Letícia merece tudo de melhor, pois se mostrou como uma grande atriz!!!
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/
Ela está, como você diz, em estado de graça S2
ResponderExcluirOlá Sérgio!!
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo texto. Gosto muito da Letícia Colin, principalmente depois da Vivi de Chamas da Vida (pra mim a melhor personagem da melhor novela da Record). Fiquei muito feliz com a volta dela à Globo e gostei muito da Elisa de Sete Vidas. Mas devo concordar que a Leopoldina é a melhor personagem dela até agora; é a minha favorita da novela desde o primeiro capítulo e grande parte disso se deve a atuação da Letícia, que imprimiu um carisma único a personagem.
No mais, é isso. Abraços!!
Olá Sergio! Linda, maravilhosa e muito talentosa! Não consigo acompanhar sempre a novela, mas sempre que posso vejo ou então assisto no Gshow. A Leopoldina pra mim é incrível eu me revolto muito com as coisas que o D. Pedro faz com ela e apesar das canalhices dele ela nunca perde a dignidade. Não sei se a verdadeira Leopoldina era assim (acredito que sim porque pelo que eu já li o povo a amava.), mas se era foi uma mulher admirável. Amo quando ela fala umas verdades na cara de certas pessoas. O sotaque dela é uma delicia e o bacana é que ela não perdeu o sotaque, mas ele foi mudando a medida que ela passava mais tempo no Brasil como uma pessoa que muda de uma região pra outra e começa a pegar o jeito de falar local, mas sem perder as raízes. E a amizade dela com a Ana é sensacional desde Sete Vidas♥ Mais uma parceria e elas podem pedir musica no Fantástico. Que os próximos trabalhos valorizem o talento dela (Não lembrava dela em Malhação e olha que foi a minha primeira temporada inteira de Malhação) porque a Letícia sim é uma ATRIZ e a Leopoldina é (foi) uma RAINHA!
ResponderExcluirÉ a personagem que mais apreciei ver. Vou sentir saudades da Princesa e depois Imperatriz. Tudo isso graças à belíssima interpretação da atriz Leticia Collins .Ela estudou a história de Leopoldina , a imperatriz que amou o Brasil . Pena ter .fim tão trágico. Acho qu e teria feito muito mais se tivesse uma vida mais longa.
ResponderExcluirHonrado em ler seu comentário, Luli. bjão!
ResponderExcluirSem duvida, Debora.
ResponderExcluirExato, Porlapazy.
ResponderExcluirMt obrigado, Germana. Sempre bom te ver aqui. bjssss
ResponderExcluirPerfeito, Leitora!!!!!
ResponderExcluirVerdade, Edna. bjsss
ResponderExcluir